Moura oferece qualidade em baterias tracionárias, com tecnologias em chumbo padrão, fast charge e lítio

O aumento da demanda por eficiência energética e sustentabilidade tem impulsionado transformações estratégicas na logística e na indústria brasileira.

De acordo com o Balanço Energético Nacional (BEN), 64,8% do consumo de energia no país está concentrado justamente nesses setores, o que evidencia o papel central de soluções como as baterias tracionárias na reformulação de modelos operacionais.

Neste cenário, a Moura desponta como um dos principais players do segmento, com um portfólio diversificado voltado a otimizar rotinas de gestão de frotas, reduzir interrupções operacionais não planejadas e controlar custos energéticos. A empresa oferece linhas completas para empilhadeiras, plataformas elevatórias, paleteiras, rebocadores, lavadoras de piso e até carrinhos de golfe.

Em uma nova iniciativa para reafirmar seu compromisso com a alta performance exigida por operações logísticas e industriais intensas, a Moura anunciou a ampliação de 3 para 4 anos (48 meses) da garantia da linha Moura Tração com tecnologia de chumbo. A iniciativa posiciona a Moura à frente do setor, atendendo empresas que dependem de máxima disponibilidade e eficiência energética, com soluções projetadas para resistir a jornadas prolongadas e múltiplos turnos.

Moura baterias tracionárias

Segundo Karina Fagundes, gerente comercial de baterias tracionárias do Grupo Moura, “nossas baterias tracionárias são determinantes para ampliar a eficiência dos equipamentos/veículos industriais que sustentam operações logísticas de varejo e em unidades fabris. Tanto na tecnologia de chumbo quanto na de lítio, elas atuam diretamente na redução de paradas, aumentam a disponibilidade em horas de operação e garantem alta performance com confiabilidade. Os modelos de chumbo da linha Moura Tração, por exemplo, possuem o histórico de vida útil de 2.000 ciclos, equivalente a 14.000 horas de entrega de energia, o que garante menor custo por hora operada e aumento significativo na produtividade das frotas”.

A gerente explica que os produtos são projetados para ciclos intensos e longos períodos de uso, ampliando a produtividade e reduzindo os custos por hora operada. “As baterias Moura são desenvolvidas para oferecer o máximo aproveitamento energético por ciclo. Nossos sistemas inteligentes reduzem desperdícios, otimizam o tempo de recarga e prolongam a vida útil”, diz Karina.

A empresa adota uma abordagem consultiva, apoiada em diagnóstico técnico detalhado das operações dos clientes. “Realizamos um plano energético personalizado, que reduz perdas, amplia a autonomia e com foco em contribuir com o ROI do cliente”, destaca a gerente comercial de baterias tracionárias. A atuação nacional é garantida por equipes especializadas e uma ampla estrutura de pós-venda, com manutenção preventiva, assistência técnica e suporte in loco.

Entre os diferenciais tecnológicos, estão os modelos com carga rápida (fast charge) e as baterias de lítio, ideais para operações em múltiplos turnos. “A tecnologia de lítio, por exemplo, possibilita operação contínua com maior densidade energética, quase zero manutenção e monitoramento via sistema BMS – Battery Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Bateria, o que as torna a escolha ideal para frotas com alta demanda e longos períodos de uso”, completa.

Sustentabilidade

O compromisso com a sustentabilidade também orienta as decisões estratégicas da companhia. Toda a produção é abastecida por sistemas autossuficientes de energia renovável, como a geração eólica. “Cada bateria sai da fábrica já carregada com energia limpa, o que contribui diretamente com a jornada ESG dos nossos clientes”, afirma a gerente.

A logística reversa é assegurada pelo Programa Ambiental Moura (PAM), que há mais de 40 anos garante o recolhimento e a reciclagem de 100% das baterias comercializadas no país exigido por lei. O PAM é totalmente integrado e verticalizado, com rastreabilidade completa e reaproveitamento eficiente do chumbo e plástico. A estrutura do programa é responsável por reciclar cerca de 40% de todas as baterias do Brasil, com foco em responsabilidade ambiental e conformidade legal”, explica Karina.

A inovação contínua é orientada pela crescente demanda do mercado por produtos com menor impacto ambiental. “A exigência por eficiência energética e rastreabilidade acelera o investimento em baterias ainda mais inteligentes, com monitoramento em tempo real e integração a sistemas de gestão”, ressalta.

Liderança

No setor de baterias e armazenamento de energia, a Moura é hoje líder de mercado na América do Sul. Fundada em 1957 por Edson e Conceição Moura, a empresa conta com sete plantas industriais, sendo seis no Brasil e uma na Argentina, e emprega cerca de 7.000 colaboradores. Seu portfólio possui mais de 3.000 modelos de produtos, com aplicações que vão desde veículos leves até equipamentos hospitalares, telecomunicações, locomotivas, sistemas fotovoltaicos, empilhadeiras e outros equipamentos/veículos industriais.

Em um momento em que o país busca soluções para uma economia mais sustentável e competitiva, a Moura se posiciona como aliada estratégica de empresas que desejam combinar performance, responsabilidade socioambiental e inovação tecnológica.

centralmoura@grupomoura.com
+55 81 9258-8333

Essa matéria faz parte da Revista Logweb Ed. 246 – Acesse aqui para ler o conteúdo completo e baixar o pdf.

Participe da próxima edição! Mande sua sugestão de pauta para jornalismo@logweb.com.br.

Para publicidade, envie sua mensagem clicando aqui.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Branded Content
TMS EGS
Quando TMS e ERP não se comunicam, a operação sofre: a EGS Sistemas garante a integração total que sua transportadora precisa
Alcance a automação completa do armazém com o carregador sem fio NexSys® AIR
INTRA-LOG Expo vai reunir os maiores fornecedores de tecnologia, equipamentos e soluções para intralogística
Delta Global lança sistema de videotelemetria com inteligência artificial
As Soluções Turnkey da EnerSys® Permitem a Verdadeira Otimização de Armazéns
Modula Next: O Futuro do Armazém Automático

As mais lidas

01

Planejamento logístico anual: como alinhar dados, tecnologia e estratégia para um ano mais eficiente
Planejamento logístico anual: como alinhar dados, tecnologia e estratégia para um ano mais eficiente

02

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

03

Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste
Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste