No dia 11 de junho, em sua casa, em Israel, Eliyahu M. Goldratt faleceu, em companhia de sua família e amigos.
Goldratt ficou conhecido mundialmente por usar o método científico para organizar os problemas das instituições. Escreveu grandes obras, como “A Meta”, “Não é Sorte” e “Necessária mas Não Suficiente”.
Ele passou toda a sua vida demonstrando que é possível fazer um mundo melhor. De que se deve ser honesto em identificar a realidade como ela é, ter coragem de assumir desafios, e, acima de tudo, usar o presente recebido, que é a nossa capacidade de pensamento. Goldratt aplicou estes princípios nos diversos campos de gerenciamento, na saúde, educação, governo, agricultura e crescimento pessoal. Seu legado é inestimável.
Um dos seus últimos momentos na vida profissional foi na participação de um debate sobre a o TOC – Teoria das Restrições, sobre os temas que abordaria na próxima Conferência em Nova Iorque. "Eu sorrio quando começo a contar meus dedos: um, pessoas são boas. Dois, todo conflito pode ser removido. Três, toda situação, não importa como pode parecer complexa, é simples. Quatro, toda situação pode ser substancialmente melhorada, mesmo o céu não é limite. Cinco, toda pessoa pode alcançar a vida plena. Seis, sempre há uma solução ganha-ganha. Devo continuar a contar?.”









