Monitoramento por RFID está na pauta de grandes fabricantes de pneus

08/08/2011

O método de identificação mais comum por radiofrequência é armazenar um número de série que identifique um objeto ou informação em um microchip, encapsulado em etiquetas eletrônicas, tags, RF tags ou transponders, que emitem sinais de radiofrequência para leitores que captam estas informações e as transmitem a um sistema informatizado independente.

Sua utilização no segmento de pneus possibilita o diagnóstico de anomalias mecânicas que podem interferir no rendimento dos produtos e um controle patrimonial mais preciso e seguro. Além disso, por meio de periféricos portáteis, é possível realizar a leitura de profundidade de sulcos, pressão de enchimento dos pneus, quilometragem, entre outros dados.

No Brasil, esse tipo de monitoramento é utilizado já há alguns anos, mas vem sendo aprimorado com o passar dos anos. A Goodyear (Fone: 0800.7257638), por exemplo, está trazendo uma novidade ao mercado nacional: o pneu que já sai de fábrica com o chip de RFID instalado. Até então a única opção disponível aos usuários era instalar o chip no pneu pronto.

Segundo Giano Agostini, diretor da empresa no Brasil, as principais vantagens que o avanço traz ao frotista são a redução do custo de instalação, o ganho de tempo na manutenção e a maior segurança em se ter o chip inserido no processo de fabricação. “Ele não vai precisar mandar fazer a instalação posteriormente, como acontecia quando o chip era vendido separadamente”, explica.

De acordo com a Goodyear, a novidade deverá chegar ao mercado no segundo semestre deste ano e inicialmente a produção será restringida ao pneu 295/80R22.5 G658, embora a empresa já planeje adotar a implantação do chip no processo de fabricação em outros modelos, ainda sem data prevista para isso.

O chip é responsável por armazenar informações sobre o estado do pneu, as quais são monitoradas pelo sistema de gerenciamento de frotas Tire IQ. Com o início da implantação do chip em fábrica, a Goodyear apresenta, também, o RSWeb, software desenvolvido em plataforma web que oferece como principal benefício o armazenamento dos dados dos pneus da frota, transmitidos eletronicamente a partir do Tire IQ ou por controle manual.

Trata-se de um sistema que pode ser acessado de qualquer computador com conexão à internet e é capaz de receber upgrades e novas funcionalidades, disponibilizadas a todos os usuários em tempo real. Suas funções são controlar e gerar relatórios de todas as atividades de movimentação e manutenção realizadas nos pneus e veículos da empresa, diretamente relacionadas com o desempenho da vida total deles.

Bridgestone Bandag

Outra companhia que aposta no chip de RFID para monitoramento da vida útil de pneus é a Bridgestone Bandag (Fone: 0800.0161718), mas com um foco diferente. Enquanto a Goodyear adota a instalação do chip no processo de fabricação, a concorrente segue apostando na instalação posterior e ressalta a vantagem: “nosso chip pode ser aplicado tanto nos pneus novos ainda em estoque quanto nos pneus já em uso, montados nos veículos, seja durante a primeira vida, como também após terem sido reformados, independente do modelo ou marca”, destaca Ricardo Drygalla, gerente de marketing da Bridgestone Bandag. “Ele é encapsulado em uma etiqueta de borracha (tag) que deve ser aplicada no pneu através de um processo de colagem química (temperatura ambiente), na parte interna ou externa da lateral”, acrescenta.

Ele conta que a solução vem sendo desenvolvida pela empresa há mais de uma década em parceria com diversos fornecedores. A versão atual tem como parceira a Advanced ID (Fone: 21 8863.0790) e traz vantagens como a versatilidade na aplicação, a facilidade no uso e a integração com sistemas informatizados já maduros. “O dispositivo faz total sentido na medida em que torna mais produtivo e preciso o processo de gerenciamento dos pneus, o que, em última análise, é o que de fato contribuirá para a redução de custo e proporcionará melhor relação de custo/benefício na utilização de pneus”, afirma.

Sobre as expectativas em torno do desempenho da solução no mercado brasileiro, Drygalla revela que estão relacionadas à capacitação de toda a rede de distribuição da companhia no país, para a comercialização e aplicação da tecnologia em todo e qualquer tipo de pneu existente nas empresas de transporte que desejarem aprimorar seus processos de gerenciamento e controle dos pneus, introduzindo novas possibilidades de uso da tecnologia nos anos seguintes.

Questionado acerca de quais são as novas possibilidades, o gerente de marketing confessa que a Bridgestone Bandag está trabalhando no desenvolvimento da próxima fase do processo RFID, mas não revela detalhes por se tratarem de informações tidas como estratégicas e de caráter confidencial.

Vantagens do monitoramento por RFID

  • Desenvolvimento da rotina de medir e quantificar os resultados dos produtos em uso, favorecendo a tomada de decisão em função da eficiência e economia proporcionada pelas diferentes alternativas;
  • Gerenciamento dos pneus da frota, evitando extravios e erro no processo de coleta de informação;
  • Maior otimização e produtividade do processo de inspeção dos pneus;
  • Melhor controle de estoque;
  • Integração com outros sistemas de informação existentes na frota, por meio de tecnologia sem fio;


Goodyear apresenta outras novidades

Além do pneu com chip de RFID, a Goodyear apresenta outras novidades: a tecnologia FuelMax, o novo pneu G617 Duralife e a nova medida para as linhas G658 e G667.

A FuelMax é um composto especial na banda de rodagem que proporciona redução na resistência ao rolamento do pneu, exigindo menos do motor, diminuindo o consumo de combustível e a emissão de gás carbônico. “É uma novidade alinhada com a nossa estratégia de sustentabilidade”, aponta o diretor de tecnologia da empresa na América Latina, Sérgio Camargo.

A tecnologia está disponível na linha de pneus GPS Duraplus e nos desenhos G657, onde foi incorporada, e G687, que é lançamento. Ela já pode ser encontrada em revendas oficiais e centros automotivos autorizados da Goodyear.

Outra novidade é o pneu G617 Duralife, para aplicação exclusiva em carretas. De acordo com a companhia, devido ao seu menor diâmetro externo, ele possibilita o aumento da capacidade volumétrica do reboque ou semirreboque em até 3,6%, em comparação com carretas regulares, desde que adequadas para pneus 275/70R22,5, diminuindo-se a altura do piso da carreta em relação ao solo. Ainda nos segmentos de caminhões e ônibus, a Goodyear revelou que os desenhos G658 e G667 passam a contar com a medida 315/80R22.5, que possibilita maior capacidade de carga por conta de sua construção reforçada.

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