O Center for Transportation & Logisticsde Massachusetts Institute of Technology e do grupo intralogístico Mecaluximplementarão um projeto colaborativo de cinco anos que acelerará a integração da inteligência artificial (IA) de autoaprendizagem na logística. Através do Intelligent Logistics Systems Lab de MIT, ambas as instituições irão investigar novas aplicações deste modelo de IA com elevado potencial para as empresas e a sociedade.
“O objetivo da nossa colaboração com a Mecalux é promover a inovação disruptiva para alcançar dois casos de uso de alto impacto nos quais a IA, transformará a tomada de decisões na indústria. Treinaremos modelos complexos de machine learningque aprendem por si próprios e promovem redução de custos, diminuem a pegada de carbono e melhoram a qualidade do serviço aos clientes”, explica o Dr. Matthias Winkenbach, diretor de Pesquisa de MIT Center for Transportation & Logistics e de Intelligent Logistics Systems Lab.
Durante o primeiro ano deste projeto de vanguarda, as equipes de Intelligent Logistics Systems Lab e da Mecalux desenvolverão duas linhas de pesquisa que buscam acelerar a inovação. A primeira linha terá como foco aumentar a produtividade de robôs autônomos em armazéns. Utilizando simulações avançadas, técnicas de otimização e machine learning,os pesquisadores desenvolverão uma “mente coletiva” para que múltiplos robôs operem como uma entidade única, tomando decisões coletivas. “Vamos desenvolver uma nova geração de robôs autônomos que aprendem com o comportamento humano para promover maior colaboração e eficiência nos armazéns”, afirma Winkenbach.
A segunda linha de pesquisa terá como objetivo treinar modelos com IA de autoaprendizagem. O Intelligent Logistics Systems Lab criará sistemas que aprenderão por conta própria com as mudanças na demanda e anteciparão novos hábitos de compra dos clientes. “Os atuais sistemas de distribuição não consideram toda a complexidade da rede logística e costumam simplificar as suposições. Este projeto ajudará as empresas com múltiplos armazéns, centros de distribuição e lojas a determinar automaticamente a forma mais eficiente de entregar cada pedido com base no estado em tempo real da rede de distribuição”, explica o diretor de Intelligent Logistics Systems Lab.
A colaboração em pesquisa entre o MIT CTL e a Mecalux permitirá que especialistas em logística, pessoal de armazém e transportadores desempenhem suas funções com a máxima precisão. “Depois de contribuir para a fundação do Intelligent Logistics Systems Lab de MIT, a Mecalux colocou sua experiência prática em armazenagem e seus especialistas em software e automação a serviço da ciência para que a pesquisa de MIT ajude a transformar a logística das empresas em prol da eficiência”, afirma Javier Carrillo, CEO da empresa de tecnologia de armazenamento Mecalux.