O ano de 2020 foi difícil para muitos setores da indústria, mas o mercado de embalagens de papelão ondulado teve um desempenho acima da média. O que faz com que a esperança para 2021 seja um resultado ainda melhor que o do ano anterior.
Com o comércio bastante aquecido, o mercado de papelão está em expansão. Sobre o assunto os questionamentos ficam em torno da previsão para 2021 e das razões de um crescimento tão acentuado.
MERCADO
Com o crescimento de 80% do comércio online e tendo, atualmente, as embalagens de papelão ondulado presente no transporte e armazenamento dos mais variados produtos, fica fácil entender a expansão desse mercado.
De comidas a peças mecânicas ou produtos farmacêuticos, a grande maioria dos produtos importados e exportados são acondicionados em embalagens de papelão. O que temos a partir disso é uma produção em massa, o mercado em crescimento e o alto volume de exportação de embalagens de papelão ondulado para todo o mundo, além, é claro, do consumo interno.
E é sobre o consumo interno que as coisas também merecem ser pontuadas. Os mercados menores, como alimentação, moda, entre outros, usam a embalagem como um diferencial para empresa e produto. Usam-na para agregar valor. Com isso, as vendas tendem a aumentar e o reconhecimento também. Funciona como um looping positivo.
A situação do mercado de embalagens de papelão em 2021
Com o grande aumento de vendas no mercado de papel ondulado em 2020, a estimativa é que 2021 seja melhor e bata recordes ainda no primeiro trimestre do ano. O setor, que é promissor, contribuiu também para o aumento da sustentabilidade no mercado.
Segundo dados da Empapel, de 67% das embalagens em papel produzidas no Brasil, 86,3% delas conseguem ser recuperadas. O que faz com que o Brasil se destaque como um dos países que mais reciclam papel no mundo, com cerca de 4,1 milhões de toneladas de papel reciclado voltando à cadeia produtiva.
Destaque no mercado de embalagens de papelão ondulado
Destaque na produção de embalagens em papelão ondulado, a Smurfit Kappa registrou, no ano de 2020, um fluxo de caixa 23% maior em relação a 2019. Isso fez com que a empresa aumentasse 9% suas vendas nas Américas e 70% de suas vendas de e-commerce no Brasil, pois, diferente de outros setores da indústria, a pandemia possibilitou que o setor de embalagens de papelão lidasse bem com a crise.
Isso se deu, em grande medida, justamente pelo crescimento no e-commerce no ano de 2020, que cresceu 75% em meio a crise do coronavírus. Já que foi esse o setor que salvou lojas e comércios da falência, em um ano de quarentena e distanciamento social.
O papel da sustentabilidade no crescimento da Smurfit Kappa
Os efeitos do crescimento do mercado de embalagens de papelão, em específico da Smurfit Kappa, se dá também pela transformação que a indústria vem sofrendo em relação a tornar seus processos cada vez mais sustentáveis.
É esta a grande preocupação de consumidores e indústrias para os próximos anos: tornar os processos e produtos finais cada vez mais sustentáveis. Dito isso, não há como negar que as embalagens em papelão ondulado prestam uma grande contribuição ao meio ambiente.
Desde a produção até o descarte, a Smurfit Kappa está comprometida com o fornecimento de produtos que contribuam com a redução de resíduos descartados no meio ambiente. O que a torna um importante agente da economia circular no mercado de embalagens.