Mercado de condomínios logísticos apresenta dados positivos nos Estado do Sul e também em Pernambuco

24/05/2017

O mercado de condomínios logísticos de alto padrão nacional fechou o primeiro trimestre do ano com números que ainda não refletem o otimismo demonstrado pelo setor. Segundo estudo da Colliers International Brasil, a absorção líquida do período foi de -76 mil m², dado bem inferior ao registrado no trimestre anterior, quando a absorção líquida foi de 219 mil m². Ao contrário do verificado nos demais estados brasileiros, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul encerraram o primeiro trimestre com absorções líquidas positivas.

Os Estados do Sul do país tiveram uma absorção líquida total de 35.642 m² (Paraná / 29.686 m², Santa Catarina / 3.083 m², e Rio Grande do Sul / 2.873 m²), já Pernambuco apresentou uma absorção de 2.157 m². “Foram regiões que se destacaram no Brasil”, comenta Eduardo Gabriel, gerente da área de logística da Colliers International Brasil.

Ainda segundo o gerente, o mercado está mais otimista com algumas medidas relacionadas à economia, como a queda dos juros. A expectativa é de redução do desemprego e aumento do consumo. “As decisões ainda não tiveram resultado prático, mas no decorrer do ano, com a diminuição da entrega de empreendimentos e o aumento da absorção, o mercado deve se estabilizar”, explica Eduardo Gabriel.

O inventário do Brasil é de 12.718 milhões de m², sendo que a taxa de vacância está em 26%, um ponto percentual acima do registrado no último trimestre do ano de 2016. Em relação ao preço médio pedido de locação, o valor segue em R$ 20,00 m² / mês.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Scania anuncia cobertura estendida de trem de força por até cinco anos na Fenatran e detalha investimentos na rede
Abralog alerta para impactos logísticos e econômicos com a aprovação do fim da escala 6×1 no Senado
Garagem010 estreia na Fenatran 2026 com ecossistema digital voltado ao mercado de pesados
Exportações em alta e gargalos operacionais aceleram transição para o Comex 3.0 no Brasil
Motz anuncia Marcos Garcia como novo Diretor de Produto e Inovação
Correios passam a aceitar descarte gratuito de lixo eletrônico em mais de 6 mil agências

As mais lidas

01

CENTRONAVE alerta para riscos no transporte marítimo em Manaus e defende adoção da sobretaxa de seca

02

Garagem010 estreia na Fenatran 2026 com ecossistema digital voltado ao mercado de pesados

03

Abralog alerta para impactos logísticos e econômicos com a aprovação do fim da escala 6×1 no Senado