A expectativa de executivos do setor é que o bom momento vivido pelo mercado logístico – que duplicou na última década o volume de carga transportada o Brasil – também sirva como estímulo ao crescimento do segmento de acessórios.
Priscilla Cardoso
O setor logístico duplicou na última década o volume de carga transportada no Brasil. Hoje, esse mercado movimenta cerca de R$ 350 milhões por ano. E segundo dados da Abralog – Associação Brasileira de Logística (Fone: 11 3884.5930), o segmento tem crescido de três a quatro vezes a elevação do Produto Interno Bruto, representando entre 10% e 11% do PIB.
Esse cenário positivo faz com que as empresas invistam mais em novas tecnologias e formas de otimizar a movimentação dos produtos, o que estimula o crescimento do mercado de acessórios para empilhadeiras no país.
Entre outros aspectos, o papel fundamental dos acessórios é oferecer mais segurança para os operadores desses equipamentos e, também, melhorar a produtividade dentro das companhias.
“Esse segmento está em franca ascensão. É cada vez mais comum uso destes acessórios junto aos clientes em equipamentos e, principalmente, em projetos específicos para atender as suas necessidades de movimentação. Os acessórios para empilhadeiras invariavelmente estão ligados a dois fatores fundamentais: segurança e produtividade. Eles têm como função principal oferecer segurança para o operador e todas as pessoas do entorno. E, também, proporcionar uma maior produtividade, conseguindo melhorar a quantidade de ciclos de movimentação pela utilização do acessório correto para cada caso”, diz o diretor da Movikraft de Equipamentos para Movimentação (Fone: 47 3425.0044), Gilberto Guilherme Boettcher.
“O segmento de logística no Brasil está recebendo maior atenção a cada ano e vem crescendo. O ritmo acelerado faz com que grande parte das empresas invista em novas tecnologias e formas de otimizar a movimentação dos produtos em seus estoques e CDs. Esse cenário ajuda o crescimento do mercado de acessórios para empilhadeiras”, também comenta o gerente geral da Cascade do Brasil (Fone: 13 2105.8800), Ramatis P. Fernandes.
Para os gerentes de Serviços e de Suporte da Crown Equipment Corporation (Fone: 11 4585.4040), Adriano Kawano e Marcelo Pinotti, o mercado evoluiu bastante e conta hoje com máquinas de boa qualidade. “Todos os fabricantes presentes no Brasil contam com uma vasta linha de implementos disponíveis no mercado. Os fabricantes de empilhadeiras evoluíram bastante e hoje têm máquinas de boa qualidade”, afirmam eles.
EXPECTATIVAS E TENDÊNCIAS
Mesmo com o baixo crescimento econômico brasileiro no último ano (o PIB nacional cresceu 0,9% em 2012), a expectativa é que os setores de logística e intralogística continuem em expansão, e consequentemente o mercado de acessórios para empilhadeiras.
O diretor comercial da Saur Equipamentos (Fone: 55 3376.9300), Enio André Heinen, acredita que as tendências para o setor são de mais produtividade e segurança e redução dos custos. “Estes são os principais requisitos exigidos no mercado no que se refere à utilização de equipamentos para empilhadeiras. Os diferentes segmentos estão cada vez mais buscando eficiência em suas operações, por isso é importante que os clientes conheçam a gama de soluções existentes para cada aplicação, tendo assim, a possibilidade de buscarem o equipamento mais adequado ao tipo de carga a ser movimentada”, explica ele.
Boettcher, da Movikraft, também acredita nos investimentos ligados à segurança. Para ele, as empresas estão entendendo que o aspecto segurança é importante no momento de adquirir um acessório adequado para cada tipo de movimentação. “Isso faz com que haja uma procura maior por acessórios específicos e que ofereçam a segurança necessária para a movimentação e/ou transporte. Creio que o segmento pode esperar bons momentos a partir dessa premissa”, diz ele.
Já para o gerente da Aesa Empilhadeiras (Fone: 11 3488.1466), Eduardo Makimoto, haverá um uso cada vez mais contínuo de acessórios do tipo clamps. E cargas específicas, como bobinas, tambores, linha branca e caçamba, não serão mais paletizadas.
“Podemos destacar um crescimento na procura por acessórios do tipo clamps, para aplicações específicas. Tais complementos eram antigamente descartados devido ao alto custo, porém, hoje existe uma conscientização quanto à segurança e agilidade proporcionados na operação com acessório específico para cada tipo de carga. Além disso, eles proporcionam uma maior versatilidade às empilhadeiras”, afirma ele.
“A tendência é dar à empilhadeira condições e acessórios que otimizem a produção nas empresas, aumentando e agilizando o manuseio dos produtos, com a diminuição do ciclo de trabalho, oferecendo novas tecnologias, mas sempre com segurança a todos os profissionais envolvidos no processo”, finaliza Fernandes, da Cascade.
Quem fornece o quê
AESA: Todos os tipos de acessórios presentes no mercado.
CASCADE DO BRASIL: Garfos; posicionador duplo de garfos; garra para bobina de papel; garra para fardos; rotator, selecionador de camadas (layer picker); push pull; iForks.
CROWN EMPILHADEIRAS: Bandejas; dispenser de fita adesiva; cestos para máquinas; extintor de incêndio; ventiladores; suporte específico para pistolas de código de barras; cinto de segurança; lanternas; sinalizadoras; flash light; alarme de deslocamento.
MOVIKRAFT: Alongador para garfos de empilhadeiras; transportador de tambores acoplado em garfo de empilhadeira; travessão de carga para transportar vergalhões acoplado em garfo de empilhadeira; porta big-bag acoplado em garfo de empilhadeira; pino de carga para bobinas de aço; pino de carga para rolos de arame; lança-guindaste acoplado em garfo de empilhadeira
SAUR EQUIPAMENTOS: Aparelho giratório; basculador frontal e lateral; caçamba hidráulica e mecânica; deslocador lateral; empilhador frontal; empilhador frontal pantográfico; garfos telescópicos; empilhador lateral 45 graus; empilhador trilateral; fixador de cargas; fixador de tubos; garfos fixadores; fixador de tijolos; garra para tijolos; garra suspensa para telhas e tijolos; garra para caixas; garra para eletrodomésticos; garra para rodas; garra para bobinas; garra giratória para pneus; garra para tubos; garra para tambores; garra com garfos giratórios; inversor de cargas; empurrador de cargas; lança guindaste; posicionador de garfos; posicionador duplo de garfos; posicionador múltiplo de garfos; suporte de garfos sobreposto; push-pull; tarugo para rolos, bobinas ou tapetes; deslocador vertical; garfos; prolongador de garfos; limitador de garfos; top spreader; spreader.









