A Marquise Ambiental recebeu um novo lote de caminhões Scania movidos a biometano, como parte do programa de renovação de frota com foco em sustentabilidade e descarbonização. A entrega dos veículos ocorreu em Goiânia (GO), na sede da Planalto, fabricante nacional de implementos, e faz parte de um investimento de R$ 25 milhões para a aquisição de 18 unidades.

O modelo escolhido para esta etapa foi o Scania G 280 XT, vocacionado para operações urbanas de coleta de resíduos sólidos. Com essa entrega, a empresa reforça sua estratégia de ampliar o uso de combustíveis renováveis, em consonância com a Lei do Combustível do Futuro (Lei 14.993/2024), que incentiva a substituição de combustíveis fósseis por fontes alternativas como o biometano.
Segundo Paulo Studart, diretor de operações da Marquise Ambiental, o objetivo é construir uma logística de baixo carbono, com ciclos completos de valorização de resíduos: “Investimos na ampliação do uso de veículos movidos a biometano e em novos projetos para atuar em localidades onde, no futuro, poderemos desenvolver um ciclo completo – coletar os resíduos, gerar o biogás, produzir o biometano e abastecer nossas operações com combustível renovável.”
A frota movida a biometano já opera nas cidades de Fortaleza (CE) e Osasco (SP), contribuindo diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa. A nova aquisição reforça a parceria entre a Marquise Ambiental e a Scania, pioneira na oferta de caminhões pesados a gás natural e biometano no Brasil.
Características do modelo G 280 XT
O Scania G 280 XT é equipado com motor Euro 6 de 9 litros, que opera com gás natural ou biometano em qualquer proporção. O modelo conta com oito cilindros e capacidade de armazenamento de até 230 m³ de gás, conferindo autonomia adequada para operações urbanas.
Entre os diferenciais, o caminhão possui cabine G com quatro assentos e foi configurado com o pacote off-road XT, ideal para aplicações severas. Ele entrega torque de 1.350Nm e tem PBTC de até 40 toneladas. A transmissão é feita pela caixa Opticruise G25CM, a mesma utilizada na linha Scania Super, que proporciona trocas rápidas e maior eficiência.
Segundo Fernando Madrid, gerente de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil, essa entrega reafirma o avanço da descarbonização no transporte: “Esta parceria entre a Scania e a Marquise Ambiental é muito importante para nossa jornada de descarbonização do transporte de coleta de resíduos. Começamos as vendas em 2019 e já superamos 1.500 unidades negociadas. Criamos e desbravamos um mercado que não existia.”
A Marquise Ambiental mantém negociações com a Scania para novas aquisições, com o objetivo de expandir a frota limpa em outras cidades brasileiras. A empresa reforça sua atuação como uma das referências nacionais em logística ambientalmente responsável.