Maior solicitação no inverno não altera a logística da Knorr

11/08/2009

Aproveitando a intensidade do inverno brasileiro, a Knorr (Fone: 0800 7070077), principal marca de alimentos da Unilever, presente em cerca de 63% dos lares brasileiros com mais de 80 produtos, está ampliando o portfólio da Linha Knorr Vitalie, lançando o caldo de camarão com cheiro verde e entrando no segmento de sopão, por meio de produtos com 0% de gordura.

Mesmo com o lançamento destes produtos, que, segundo a Knorr, eram antigas solicitações dos consumidores, e mesmo neste momento em que a demanda por este tipo de alimento é maior por causa do clima frio do inverno, o gerente nacional de transportes da Unilever, Leonardo Rubinato Fernandes, garante que não haverá nenhuma alteração nas operações logísticas para atender a esta demanda, já que estes produtos representam uma nova variante de uma linha já consolidada.

No entanto, ele explica que a Unilever investe constantemente em melhorias nas suas operações logísticas. Um exemplo recente foi o investimento de R$ 85 milhões na ampliação de sua fábrica de detergente em pó, localizada no município de Igarassu, PE, em novembro do ano passado. "Com essa ampliação, Igarassu tornou-se a terceira maior fábrica de detergentes em pó da Unilever nas Américas", comemora, ilustrando a constante preocupação da empresa com a eficiência logística.

De acordo com ele, a base logística da Knorr acontece basicamente no Centro de Distribuição Integrado de Pouso Alegre, MG. É de lá que as cargas seguem para Louveira, SP, onde são compostas com outros produtos da Unilever e distribuídas aos clientes. "Possuímos uma estrutura logística capaz de atender todo o Brasil. Estamos presentes com nossos produtos em todos os estados do país, representados por 12 CDs em locais estratégicos, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco. Além disso, contamos com uma frota terceirizada, que totaliza 130 transportadoras com gestão da Unilever", explica.

Dessa forma, Fernandes diz que é natural a empresa esperar que seus parceiros também foquem em desenvolvimento constante. Uma prova disso é o PDF – Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, que reconhece o desempenho das transportadoras que se destacaram ao longo do ano. Para o PDF, é levado em conta o cumprimento de requisitos esperados em qualidade e nível de serviço estabelecidos pela companhia. "Ao atingirem os requisitos estabelecidos pela Unilever, as empresas de transporte garantem melhores práticas de trabalho para seus funcionários, agindo de forma responsável com o meio ambiente e contribuindo para soluções em logística e qualidade do transporte de nossos produtos. Outro ponto crucial para o relacionamento é dar clareza e prover medições idênticas entre todas as transportadoras, pois isso traz transparência e segurança para os parceiros", afirma.

Na visão do gerente nacional de transportes da Unilever, a logística é uma área de total importância para a empresa, principalmente porque hoje o mercado de consumo no Brasil é muito competitivo. Por isso, quanto mais qualidade e competitividade dos produtos e das operações, maiores serão os benefícios aos clientes. Ele destaca que a Unilever tem como missão levar vitalidade ao dia-a-dia dos consumidores, funcionários e parceiros e, dentro de um conceito amplo de sustentabilidade, busca se aproximar cada vez mais de seus parceiros, dentre eles os fornecedores logísticos.

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