LogWeb promove visita técnica à Leroy Merlin

01/06/2008

Agora também promovendo visitas técnicas, a LogWeb Editora realizou, no dia 8 de maio último, a primeira delas ao Centro de Distribuição da Leroy Merlin em São Bernardo do Campo, SP, cujas operações logísticas são realizadas pela ID Logistics (Fone: 11 3809.3406).

Chegando ao CD, a equipe – formada por representantes das empresas SAS Brasil, BASF, Correios, TargetUP, BT do Brasil, Still Empilhadeiras, Retrak Empilhadeiras, Dematic Equipamentos, Brasiliense Cargo, IMC/TPMI Total Performance, Sestini Mercantil e Viação Cruzeiro do Sul – assistiu à palestra “Decisão estratégica aliada à tecnologia, gerando ganhos em produtividade e qualidade no ramo de materiais de construção”, ministrada pelo gerente de operações Serge Marie.

Ele contou que a Leroy Merlin, do Grupo Adeo, abriu sua primeira loja no Brasil em 1998, em Interlagos, São Paulo, SP. Atualmente são 15 lojas no país, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Paraná, com 14 seções comerciais, entre elas materiais básicos, madeiras, ferragens, pintura, decoração e tapetes.

Já os serviços prestados pela ID envolvem transporte inbound, warehousing, distribuição e consultoria operacional.

Quanto ao case Leroy Merlin, Serge destacou os dados relevantes: grande diversidade de produtos; 15 lojas atendidas no país, mais três aberturas até agosto; 34.000 m2 de superfície coberta, sendo 14.500 m2 de área de blocado; funcionamento 24 horas/7 dias por semana; 31 docas de recepção e expedição; 18.967 posições de armazenagem/picking; 1.426 posições de blocado; 11.323 itens cadastrados; média de 42 caminhões por dia (XD e STD); média de 650 pedidos preparados por dia; média de 24 caminhões expedidos por dia (carretas).

Falando em tecnologia, a ID manteve o sistema WMS Gemco, que já era utilizado pela Leroy Merlin, depois propôs a implantação do WMS Infolog, da ILA Logistics Solutions, adequando suas características ao segmento de materiais de construção. “Com o Infolog, é possível desenvolver novos projetos, como radiofreqüência e Voice Picking, entrega em domicílio centralizada, cross docking e célula de pilotagem de transporte, já preparados para o futuro”, contou Serge.

Ele explicou que o Infolog otimiza a armazenagem, encontrando o melhor local para estocagem da carga, aglutina vários pedidos em um único palete, faz a conversão de m2 em caixas no caso da separação de pedidos de pisos, por exemplo, e permite fazer um inventário rotativo, entre outras vantagens. Segundo Serge, “o Infolog superou as expectativas”.

Para o gerenciamento das interfaces, a solução proposta foi a utilização da plataforma EAI – Enterprise Application Integration, que realiza as funções de extração, transformação, compressão, codificação, transferência e sintonização dos dados a serem trocados.

Depoimentos de quem participou

“Achei o evento de altíssimo nível e qualidade. As informações foram muito pertinentes e atualizaram os meus conhecimentos sobre operações logísticas, área essa que não tenho muito contato, apesar de prestar serviços para varejistas. Outro fato importante foi a visão proporcionada pela interação de diversas soluções (tecnológicas e de expertise), com a participação de empresas especialistas em seu segmento (Leroy no Home Center e ID Logistics na operação logística), colocando as particularidades e os impactos que deveriam ser levados em conta no momento da estruturação da operação e da realização do projeto. Sabemos que o varejo como um todo, de qualquer segmento, possui sérias dificuldades nas operações logísticas, seja utilizando-se de equipe própria ou de operador terceirizado. No entanto, essas questões foram minimizadas no caso da Leroy, ao contar com uma equipe altamente capacitada (como a equipe da ID Logistics) e soluções tecnológicas de ponta. Somados esse fatores, o negócio saiu ganhando em diversos aspectos.”
Ronaldo de Oliveira Jarnyk, da área de prevenção de perdas da TargetUP –serviços para o varejo

“A visita técnica foi muito proveitosa do ponto de vista estratégico, onde o braço forte de T.I. da empresa participa ativamente e continuamente do processo de transformar as identificadas oportunidades de melhorias em soluções práticas de valor agregado para otimização da operação.”
Valter F. da Costa, supervisor de logística do CD Cruzeiro da Sestini Mercantil

“A visita foi muito interessante e pude aprender muitos conceitos aplicados à operação de logística. O Serge é conhecedor do assunto e foi muito feliz em suas explanações. Realmente, a ID Logistics faz um trabalho exemplar no CD da Leroy Merlin. Creio que esta operação serve de parâmetro para muitas que surgirão. Parabéns pelo trabalho e pelo evento.”
Rosangela Gobbis Soeiro, da gerência comercial de São Paulo dos Correios

“Foi uma ótima oportunidade para verificar as particularidades da gestão logística aplicada no negócio de materiais de construção. Também vislumbramos que podemos apoiar esse segmento de negócio no uso das melhores tecnologias disponíveis, fornecendo equipamentos e soluções que visam ao aumento contínuo da produtividade.”
Bruno Barsanti, da área de vendas da Dematic Equipamentos

“A visita foi extremamente proveitosa!! Permitiu aos participantes entender a importância de uma boa gestão de projetos, bem como da aplicação das melhores práticas em logística.”
Américo de Paula e Silva Junior, gerente de contas da SAS Brasil
“O evento foi muito produtivo, pois pudemos compreender as melhorias implementadas na gestão do estoque da Leroy. E reforçamos nossa rede de network com profissionais de diversos segmentos.”
Érica Laureano, executiva de contas da BT do Brasil

“Primeiramente gostaria de parabenizar a LogWeb pela acolhida no dia da visita. Vejo esta iniciativa como um projeto bastante inteligente e estratégico, dando oportunidade para quem recebe seus visitantes mostrar sua experiência, sabedoria e domínio naquilo que se propõe a fazer. Por outro lado, quem visita tem a chance de ver como funciona uma empresa que ganhou mercado e está preparada para crescer.”
Nelson Magni Júnior, gerente comercial da Retrak

“Vejo um resultado muito produtivo deste tipo de iniciativa, considerando que podemos compartilhar experiências com pessoas dos mais diversos segmentos e aprender sempre um pouco mais sobre a matéria logística, comparando as diversidades e, por muitas vezes, verificando que a complexidade e as dificuldades se tornam muito similares. Outro aspecto importante deste tipo de encontro é uma reflexão sobre ‘o que’ e ‘como’ o mercado está atuando, formatos de gestão e comparar com o modelo que está sendo praticado por cada empresa participante. Para a BASF, temos como saldo positivo que muito do exposto já é prática em nossas operações.”
Ana Claudia Martin Menegat, gerente de logística/Supply Chain – Tintas Imobiliárias da BASF

Os ganhos proporcionados com as mudanças foram: incorporação de 100% dos dados logísticos; incorporação de 100% do cadastro Gemco; incorporação de 100% do estoque Gemco no WMS Infolog; inventário EAN vs. posição sem grandes dificuldades; apenas 32 horas sem pedidos; apenas 24 horas sem recepção; normalização dos pedidos antecipada em quatro dias; redução do período de suporte informático em uma semana, sem necessidade de intervenção das equipes de suporte ID Logistics; e Infolog Solutions na França.

Rodrigo Bacelar, gerente de desenvolvimento comercial da ID, acrescentou que as soluções propostas pela empresa ao cliente visam a otimização das operações logísticas. “Se o cliente não acredita na ID, desfazemos a parceria, porque propomos melhorias nos sistemas para diminuir as avarias”, disse.

Depois da palestra, a equipe conheceu o CD da Leroy Merlin, que conta com área especial para cortar tecidos, local para estocagem de PAR – Produto de Alto Risco, com total segurança, gestão de estoque e preparação de pedidos.

Logo após, ocorreu a saída para o almoço no restaurante Sã

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