Logweb mostra um pouco do que aconteceu na Intermodal South America

17/05/2014

A seguir, o leitor vai encontrar um pouco do que foi apresentado durante a Intermodal South America, realizada no início de abril último em São Paulo, SP.

TCP premia clientes e parceiros que se destacaram nas operações em 2013

O TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá (Fone: 41 3420.3300) entregou o prêmio Desempenho TCP 2013 para os seus clientes e parceiros que apresentaram os melhores resultados operacionais no Terminal no ano passado. A premiação, em sua primeira edição, foi realizada durante a Intermodal South America e os premiados atuam nas áreas de exportação e importação do TCP. Segundo Juarez Moraes e Silva, diretor superintendente do TCP, a premiação é um reconhecimento pela participação dos parceiros e fornecedores no amplo projeto de ampliação e modernização do TCP, iniciado em 2011 com investimentos de cerca de R$ 365 milhões na aquisição de novos equipamentos, na ampliação dos serviços e na construção do novo cais de atracação do Terminal, obra concluída em outubro de 2013. “Todas contribuíram com os novos projetos que tornaram o TCP um terminal referência no Brasil”, afirmou. No quesito “Desempenho Importação 2013”, a Volvo do Brasil foi premiada por sua operação de importação de partes e peças automotivas. Em 2013, a companhia foi o importador que obteve o maior crescimento percentual, de 36%, na movimentação de contêineres no TCP, atingindo 7.195 contêineres. Em 2012 foram 5.290. Segundo o TCP, o resultado reflete o crescimento nas vendas da Volvo no ano, quando a montadora alcançou a terceira posição em vendas de caminhões no Brasil. A ADM do Brasil foi ganhadora do prêmio “Desempenho Exportação 2013”, com resultados expressivos na exportação de commodities. O Desempenho NVOCC (Non Vessel Operator Common Carrier) 2013 foi para a Allink Transportes Internacionais, pela desconsolidação dos contêineres LCL no Armazém da TCP. A Allink representa aproximadamente 35% de todo segmento LCL (Less Container Load) em Paranaguá. A companhia conta com 66 serviços diretos na importação e é, segundo o TCP, uma referência por sua agilidade e expertise operacional em trâmites documentais na importação e exportação. “A empresa adotou a filosofia de trabalho implantada pelo TCP Log, entregando os processos dentro dos SLA e fazendo parte efetiva no sucesso da gestão operacional do Armazém Alfandegado TCP”, afirmou Silva, durante a entrega do prêmio. A Asia Shipping foi a vencedora da categoria “Desempenho Freight Forwarder 2013”, enquanto a MSC – Mediterranean Shipping Company foi a escolhida para receber o prêmio “Desempenho Armador 2013”. Com 71.365 boxes movimentados no TCP em 2013, a MSC teve um crescimento de 21% no volume em relação ao ano anterior, se tornando o armador com o maior crescimento do ano. Já o armador Grimaldi recebeu o prêmio “Desempenho Carga de Projetos 2013”. “O TCP se destaca neste segmento e teve no armador Grimaldi um importante parceiro na operação de navios multipropósito, trabalhando com cargas rodantes e contêinerizadas”, ressaltou Silva. O prêmio “Desempenho Solução Logística Integrada 2013” foi para a Tetra Pak, por um projeto de gestão da cadeia logística porto-armazém, que envolve desde a gestão dos contêineres na chegada ao porto de Paranaguá até o transporte e armazenagem, buscando melhorias dos processos e informações atualizadas em tempo real. Com a marca de produtividade de 132 MPH, em junho de 2013, o navio Mol Genesis ajudou o TCP a atingir a posição de Terminal mais produtivo do Brasil, com 86 MPH. Esse feito garantiu à MOL – Mitsui O.S.K. Lines o prêmio “Destaque Armador 2013 – Recorde Operacional em Navio média/ano”. A Cotriguaçu Cooperativa foi o maior exportador utilizando o modal ferroviário do Terminal e isso garantiu o quesito “Desempenho Movimentador Ferroviário 2013”. Para 2014, a expectativa é que a movimentação média do grupo ultrapasse 1.000 contêineres refrigerados por mês, 80% via ferrovia. A Indústria de Compensados Sudati e a Indústria de Guararapes estão entre os primeiros clientes do TCP a usar a base intermodal do Terminal em Ponta Grossa com expressivos resultados, responsáveis por lhes garantir o prêmio de “Desempenho Movimentação TCP LOG”. A Brado, “Destaque Solução Intermodal” no prêmio, oferece aos clientes a opção de entrega e retirada de contêineres via ferrovia direto no pátio do Terminal. Com movimentação de até 5.000 contêineres por mês, a Brado é a principal responsável pela retenção e desenvolvimento de novos de clientes, “garantindo uma solução eficiente e diferenciada que permite a redução de custos na cadeia logística de importadores e exportadores”, afirmou Silva, durante a entrega do prêmio ao representante da companhia. A Hamburg Süd atracou em 2013 o navio com a maior metragem a operar na América Latina, o Cap San Nicolas, um full contêiner que transporta grande volume de carga, com 333,2 metros de comprimento e 48 metros de largura. A operação abrangeu 1.400 contêineres e a produtividade de 93,7 MPH. Por esta operação a empresa recebeu o “Prêmio Especial Maior Navio (área) movimentado em Paranaguá em 2013”. A operação com este navio também deu à Paranaguá Pilots, APPA – Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e Capitania dos Portos do Paraná a mesma premiação. A Paranaguá Pilots efetuou o trabalho de praticagem nas manobras de atracação e desatracação do navio Cap San Nicolas. A APPA atuou no recebimento do navio no Porto de Paranaguá e a Capitania dos Portos do Paraná coordenou o processo de autorização do navio.

Libra investe no aumento de seus terminais em Santos e Rio de Janeiro
O Grupo Libra (Fone: 13 3797.3200) apresentou os investimentos que estão sendo feitos em suas divisões da Libra Terminais na cidade do Rio de Janeiro, RJ, e na cidade de Santos, SP. No litoral paulista, a empresa trabalha em um projeto para o acréscimo de cais e o reforço dos berços existentes, que irão aumentar em, aproximadamente, 50% a extensão atual, possibilitando a atracação de embarcações maiores (com capacidade de 18 mil TEUs). O projeto total tem valor de R$ 710 milhões, entre obras e equipamentos, com prazo de conclusão de três anos, com entregas parciais sendo feitas ao longo desse período. Já em seu terminal no Rio de Janeiro, o foco será no aumento da capacidade de movimentação de contêineres, que passará dos 315 mil TEUs para 550 mil TEUs/ano, um aumento de 75% na capacidade. Entre os destaques do investimento estão a ampliação da retroárea em 40.000 m² e do píer em 170 m, a aquisição de dois portêineres de 50 m de altura, com alcance de 65 m, e de 12 novos RTGs elétricos, além da ampliação de armazéns e melhorias no acesso e no fluxo interno do terminal. “Esses investimentos preparam o Porto do Rio para os supernavios que virão ao país. A economia fluminense cresce em diversos setores: petrolífero, farmacêutico, eletrônico e automobilístico. E temos que estar preparados para esse desenvolvimento”, disse o presidente executivo do Grupo Libra, Marcelo Araújo. Previsto para ser concluído em 2017, o investimento no terminal da Libra no Rio chegará a aproximadamente R$ 500 milhões, já considerando os aportes realizados desde 2013.

SINDASP cobra mais fiscalização no recolhimento dos honorários dos despachantes aduaneiros
O SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Fone: 11 3549.9832) criou um Grupo de Trabalho em defesa do recolhimento dos Honorários dos Despachantes Aduaneiros. Composto por diretores, advogados e assessores do Sindicato, o Grupo foi criado com o objetivo de orientar os profissionais do segmento sobre a importância do correto recolhimento dos honorários, combatendo, assim, a concorrência desleal no setor. O Grupo também atuará junto à Receita Federal, cobrando a regularização da situação dos profissionais que atualmente não fazem o devido recolhimento. “O correto recolhimento dos honorários é fundamental à valorização, manutenção e continuidade das atividades da categoria. O que mais queremos é fiscalização. Queremos ser fiscalizados. Porque existem muitos empresários agindo de forma ilegal no setor, o que prejudica o mercado. Esses infratores precisam ser identificados e denunciados”, disse o diretor do SINDASP, Valdir Santos.

Novo modelo logístico é desenvolvido em parceria entre a Santos Brasil e a Basf
A Santos Brasil (Fone: 13 2102.9000) aproveitou a 20ª edição da Intermodal South America para anunciar sua parceria com a Basf, indústria química multinacional. O novo modelo logístico desenvolvido pelas empresas prevê que toda a gestão de transporte e de cargas da Basf será desenvolvida pela Santos Brasil, incluindo o recebimento das importações e o desembaraço aduaneiro no Tecon Santos, o embarque na ferrovia rumo a Guaratinguetá, SP, até a armazenagem e distribuição dos produtos para as 11 unidades do complexo industrial local da companhia e outras quatro regiões. Para atender a demanda das fábricas da Basf, a Santos Brasil desenvolveu um sistema integrado de gestão, com troca eletrônica de informações entre as duas empresas, permitindo o controle do fluxo de movimentação e armazenagem de mercadorias. Além disso, o contrato prevê o compartilhamento do terminal ferroviário da Basf em Guaratinguetá com indústrias importadoras e exportadoras da região. “Esse sistema integrado permite o controle eletrônico do pátio, evitando movimentações desnecessárias. Para o cliente, proprietário da carga, é fundamental para aprimorar seus sistemas de controle de estoque e de gerenciamento de custos”, explicou o diretor comercial da Santos Brasil, Mauro Salgado. O contrato da Santos Brasil com a Basf tem duração de cinco anos. E, segundo Salgado, apesar da operadora portuária estar atuando no terminal ferroviário da companhia química, entrar para esse segmento ainda não está nos planos da empresa.“Operação de ferrovias não é o mercado em que atuamos. O nosso mercado ainda é o de operações portuárias. E não temos, no momento, alguma mudança em nosso radar”, afirmou o executivo.

Veloce Logística tem expectativa de chegar a um crescimento de 231% em cinco anos
O presidente da Veloce Logística (Fone: 11 3905.7000), Paulo Guedes, apresentou as perspectivas de crescimento da empresa para 2014. A companhia, que foi fundada em 2009, deve fechar este ano com uma receita de R$ 300 milhões, o que representaria um crescimento de 231% nestes cinco anos desde sua criação. Na comparação com 2013, esse crescimento seria de 11%, passando de um faturamento de R$ 269 milhões no ano passado para R$ 300 milhões este ano. “Apesar de estar a apenas cinco anos no mercado, a Veloce já aparece na 15° posição entre os 55 principais operadores de transportes de cargas do Brasil. E mesmo transportando cada vez mais, a empresa conseguiu reduzir suas emissões de poluentes em 9% nos últimos anos, segundo a medição do Programa Brasileiro GHG Protocol”, disse Guedes. O principal cliente da operadora logística é a General Motors em Guarulhos, SP. Desde 2013, a Veloce presta serviços de agendamento de entregas, gestão de pátio, recebimento de materiais, estocagem, separação de pedidos, embalagem, expedição para clientes, gestão de estoque e administração do site. A operação ocorre em um centro de armazenagem de 33 mil metros quadrados e um pátio de seis mil metros quadrados, envolvendo 400 funcionários. “A General Motors representa, hoje, 65% de todo nosso faturamento. E para desenvolvermos essa operação foi preciso praticamente dobrar o nosso quadro de funcionários no ano passado. O investimento só nesta infraestrutura foi de R$ 4,3 milhões, sendo que, no total, investimos R$ 5 milhões em equipamentos e infraestrutura em 2013”, explicou Guedes. O executivo também falou sobre as expectativas com relação ao mercado de logística para este ano. Segundo ele, apesar da leve recuperação da economia europeia e de um crescimento levemente acelerado dos EUA, os países emergentes crescerão menos. “As perspectivas de baixo crescimento da economia brasileira irão obrigar as empresas a buscarem rentabilidade e preservação de suas participações no mercado. O aumento de produtividade, como consequência, será a principal forma de diminuir custos. Menos dependência do mercado interno, limitação para os novos investimentos e forte negociação com fornecedores também farão parte da lista de providências”, opinou Guedes.

Log-In lança rota expressa entre Manaus e Santos
A Log-In Logística Intermodal (Fone: 0800 725.6446) está remodelando o seu serviço Costa Norte, que irá conectar os portos de Santos, SP; São Francisco do Sul, SC; Salvador, BA; Suape, PE; Fortaleza, CE; Vila do Conde, PA; e Manaus, AM, com frequência quinzenal. O novo serviço, o Costa Norte Express, aumentará a capacidade de transporte de cargas entre os portos do Sul, Sudeste e Norte do Brasil. Segundo a companhia, o principal benefício da novidade está na rota Manaus-Santos que será completa em 10 dias. A rota expressa buscará atender a indústria eletroeletrônica de Manaus que envia seus produtos para as regiões Sul e Sudeste. O serviço será atendido por dois navios de 1.700 TEUs.

Grupo Mirassol cria nova divisão para locação de equipamentos
O Grupo Mirassol (Fone: 11 2141.1211) apresentou sua mais nova divisão: a Mirassol Locações, que oferecerá veículos como empilhadeiras, caminhões, carros e carretas, entre outros equipamentos para pequenas ou grandes movimentações. Segundo o CEO do Grupo Mirassol, Celso Salgueiro, os serviços de locação já funcionavam como suporte das operações da empresa, mas agora serão oferecidos de forma separada. “Apesar de criarmos uma divisão voltada para locação, nosso objetivo não é apenas esse. Queremos utilizar esse serviço em projetos maiores, como uma complementação, que envolva armazenamento, por exemplo. Queremos levar soluções mais completas para os clientes que já temos. E, através dos serviços oferecidos, proporcionar uma melhor relação custo-benefício, visto que criaremos projetos integrados, promovendo valores ao longo da cadeia”, explicou ele.

Mais destaques da Intermodal 2014

Embraport também opera linha de cabotagem
A Embraport (Fone: 0800 779.1000) iniciou suas operações em julho de 2013, com 653 metros de cais e 207.000 m2 de pátio. Hoje o terminal portuário privado que está instalado na margem esquerda do Porto de Santos, SP, opera o Serviço Atlântico Sul (SAS) em duas escalas semanais, ligando Fortaleza, CE, a Bueno Aires, na Argentina. A empresa também opera uma linha de cabotagem com uma escala semanal, uma linha com duas escalas semanais para o Extremo Oriente e uma escala semanal do serviço Brazex, rota operada pela CMA-CGM na linha entre a Costa Leste da América do Sul e o Caribe, Norte da América do Sul e América Central.

ETP Log oferece soluções logísticas customizadas
A ETP Log (Fone: 11 2489.3025) possui infraestrutura completa – com uma área total de 10.000 m² – para oferecer soluções logísticas customizadas, englobando o transporte de cargas secas em geral, transporte de contêineres, distribuição em centros urbanos e operações em cross-docking. Seus serviços incluem armazenagem, locação de máquinas e veículos, movimentação in house, operações dedicadas, transporte de produtos químicos, transporte in bound e out bound e transportes especiais.

TITO Global inaugura unidade no Rio de Janeiro
Especializada em logística internacional, gestão aduaneira e comércio exterior, a TITO Global Trade Services (Fone: 11 2102.9300) inaugurou uma unidade no Rio de Janeiro, RJ, que oferecerá serviços de desembaraço aduaneiro e agenciamento de frete. Segundo Fábio Bermúdez, diretor de negócios da empresa, a intenção é ampliar a participação no mercado carioca, atendendo aos atuais clientes do setor automotivo e desenvolvendo, também, negócios no segmento de oil & gás.

Brasil Terminal Portuário prevê movimentação de 711.000 TEUs em 2014
A Brasil Terminal Portuário – BTP (Fone: 13 3295.5000) deve fechar o ano de 2014 com cerca de 711.000 TEUs movimentados. Apenas do dia 1º de janeiro até 11 de fevereiro últimos já foram movimentados 35.965 TEUs. A capacidade atual de movimentação da BTP é de 1,2 milhões de TEUs, chegando a 2,5 milhões em plena capacidade. O terminal tem capacidade projetada de movimentação de 1,4 milhão de graneis líquidos. O recorde da BTP em movimentação é de 147 MPH (movimentos por hora). O volume médio movimentado em 2013 foi de 71.492 unidades ou 110.493 TEUs. Cerca de R$ 2 bilhões foram aportados na construção do terminal e R$ 257 milhões investidos na remediação de um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo e maior em área portuária. O foco de cargas do terminal é a movimentação (embarque e desembarque) de contêineres e granéis líquidos. Para isso, são usados oito portêineres e 26 transtêineres, adquiridos junto à empresa chinesa ZPMC. Além disso, há 7 empilhadeiras para contêineres vazios (7 alturas); 40 terminal tractors; 8 STS; e 26 RTG, com investimento total de US$ 85,4 milhões. O terminal tem capacidade estática de 34.600 TEUs; 1.108 m de cais acostável; 490.000 m² de área projetada, sendo 160.000 construídas sobre águas; e 1.582 tomadas reefer. A preparação e a profundidade dos berços estabelecidos no projeto da BTP são de -17 m, sendo que já foram atingidos -15 m de profundidade.

MTO investe em terminais multimodais
No início de 2014, a MTO (Fone: 21 3559 5300) iniciou operações no Terminal Multimodal do Arará, localizado próximo ao Porto do Rio de Janeiro, onde atua com a movimentação de cargas siderúrgicas e contêineres. Ainda neste ano, será iniciada a construção dos terminais multimodais em Queimados, RJ, e Mogi das Cruzes, SP, que serão ligados por trens expressos, em roteiros diários feitos nos dois sentidos, utilizando 350 quilômetros de ferrovia da MRS Logística. Em Mogi das Cruzes, o terminal da MTO será instalado no Parque Industrial do Taboão e ocupará uma área de 400 mil metros quadrados. Assim, será criada uma importante integração com o Porto de Santos e o Estado do Rio de Janeiro, onde a empresa implantará o Terminal Multimodal de Queimados. O empreendimento fluminense estará construído em uma área de 200 mil metros quadrados, que será conectado ao Estado de Minas Gerais e aos portos de Sepetiba e do Rio de Janeiro. Até 2020, a companhia prevê aportes de 400 milhões em infraestrutura logística integrada, e os empreendimentos serão interligados pela Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal, controlada e operada pela MRS Logística, parceira estratégica que oferecerá a estrutura para a operação. O começo das atividades, voltadas principalmente para cargas com alto valor agregado, está previsto para o primeiro semestre de 2015.

Allink faz três lançamentos durante a Intermodal
Foram três o lançamentos realizados pela Allink (Fone: 13 3213.1900) durante a Intermodal. O primeiro foi o Bagagem, um serviço para realizar o transporte de mudança de/para o exterior, que oferece, segundo informou Loris Schucjmann, responsável pelo produto e gestor da filial do Rio de Janeiro, cobertura global com agentes exclusivos no exterior, custos de frete competitivos, controle de demurrage, evitando custos adicionais, e estrutura dedicada no Brasil para atender a esse novo produto. Outro lançamento foi o Booking Online, serviço online para a solicitação de reserva na exportação. Com esta ferramenta, o cliente pode fazer a reserva 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados, obtendo, em poucos minutos, o número de sua reserva. E, por fim, a empresa acaba de lançar seu novo serviço de carga marítima – LCL de Antuérpia para o Rio de Janeiro, com saídas semanais e diretas.

Luxafit participou pela primeira vez da Intermodal

Especializada no transporte rodoviário de cargas para importação e exportação nos segmentos aéreo e marítimo, a Luxafit (Fone: 19 3225.6614) participou pela primeira vez da Intermodal. Segundo Carla Moraes, gerente geral, a empresa possui como grande diferencial, o transporte refrigerado de medicamentos “que desencadeia diversos benefícios aos produtos perecíveis, como entregas urgentes em um período com menos de 24 horas”.

Trava de porta de contêiner é a novidade da Prosegur
A Prosegur (Fone: 0800 709.0220) acaba de lançar o Protheus, uma trava de porta de contêiner equipada com alta tecnologia para monitoramento e rastreamento – GPS, sensores de movimento, abertura e fechamento de portas, alertas de saída de cobertura, movimentação, bateria fraca e geocercas. “Na prática, com o Protheus, o cliente Prosegur poderá monitorar sua carga desde o momento em que é colocada no veículo de transporte, seja caminhão, navio ou avião, até a chegada ao destino. As empresas passam a ter controle total, em tempo real, do conteúdo que estão transportando, reduzindo os riscos e os custos de operação”, afirmou o diretor de vigilância ativa da empresa, José Luis Rodrigues.

Aliança reestrutura serviço de cabotagem e projeta crescimento de 20% em 2014
A Aliança Navegação e Logística  (Fone: 11 5185.5600) já conta com 10 navios em operação na cabotagem, sendo oito próprios e dois afretados. Após investir R$ 450 milhões em 2013 na renovação da frota, a empresa visa agora atender à crescente demanda do mercado brasileiro e do Mercosul. Para isso, atende em 16 portos, de Buenos Aires até Manaus, com o serviço de cabotagem dividido em quatro slings (anéis) e um total de 116 escalas mensais. As mudanças refletem um crescimento de 22,2% na capacidade operacional da Aliança. De acordo com Gustavo Costa, gerente de cabotagem, as novas configurações possibilitam uma maior cobertura dos mercados, com escalas diretas nos principais portos, ampliando o atendimento às regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, disponibilizando maior capacidade e agilidade operacional. “O fluxo logístico do Mercosul será beneficiado por um anel dedicado, escalando os complexos portuários de Buenos Aires, Zarate, Montevidéu, Rio Grande, Imbituba, Itapoá, Paranaguá e Santos”, explica o executivo. Ainda segundo Costa, os clientes que movimentam cargas oriundas da Ásia também serão favorecidos com um anel dedicado ao porto de Vitória. Para este ano, a Aliança espera aumentar a movimentação de cargas de arroz a partir do porto de Rio Grande, eletroeletrônicos e duas rodas em Manaus, alumínio e níquel em São Luís, no Maranhão, e alimentos, higiene e limpeza no Porto de Santos. “Com isso, projetamos crescer acima de 20% em 2014”, finaliza.

Tecon Salvador bate recorde de cabotagem em março último
O Tecon Salvador (Fone: 71 2106.1522), terminal de contêineres da capital baiana operado pelo Grupo Wilson Sons, registrou em março seu maior crescimento mensal no volume movimentado via cabotagem. Ao todo, foram movimentados 3.112 contêineres nesta modalidade, volume 30% superior ao registrado no mês de março de 2013. O aumento na movimentação foi motivado, principalmente, pela descarga de eletrônicos, que cresceu 286%, e pelo embarque no segmento de químicos e petroquímicos, registrando alta de 51% em relação a março do ano passado. Como resultado mais recente desse empenho, o terminal fará parte da nova rota do serviço Costa Norte Express, da Log-In, que vai ligar os portos de Manaus e Santos.

Movimentação por cabotagem cresce no País
Quando se fala em cabotagem, um ponto é comum: o segmento está evoluindo e continuará crescendo nos próximos anos. O diretor de consultoria do Instituto Ilos (Fone: 21 3445.3000), João Guilherme Araujo, informa que a expectativa é de um aumento na movimentação de contêineres pela cabotagem na ordem de 8% ao ano, até o horizonte de 2021. Entre as vantagens que o Brasil apresenta para essa iniciativa, estão a ampla costa navegável e a concentração do PIB no litoral. O especialista salienta que existe uma demanda reprimida, em clara expansão, mas há muitos pontos que ainda precisam ser resolvidos como, por exemplo, o aprimoramento da estrutura portuária. O dirigente informa que pesquisa realizada com empresas que buscam a cabotagem aponta que essas exigem confiabilidade, segurança e frequência de embarcações. Conforme o levantamento, entre as dificuldades que precisam ser superadas estão o elevado tempo de trânsito das cargas e a falta de interação entre os modais (ferroviário e rodoviário). Ainda de acordo com o trabalho, 36% das empresas que embarcam cargas pela cabotagem manifestaram a intenção de aumentar o transporte por esse meio em 2014. Entre os segmentos que demonstraram o maior interesse, estão os de higiene, limpeza, cosméticos, farmacêutico, automotivo, químico, petroquímico, alimentos e bebidas, entre outros.  
 

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