Logística 4.0 eleva a qualidade das entregas no e-commerce ao conectar cadeias de distribuição

23/03/2023

Elevar a qualidade de entregas e oferecer uma boa experiência de compras tem sido um dos principais desafios das empresas de logística no Brasil, em decorrência da alta demanda gerada pelo varejo online. Atualmente, 44% dos consumidores brasileiros realizam suas compras via e-commerce, de acordo com uma pesquisa da Opinion Box e da Dito CRM. Esse mesmo comércio eletrônico, no Brasil, faturou R$ 262 bilhões em 2022, segundo a Nielsen|Ebit.

Para suprir essa demanda e proporcionar melhores serviços de entregas e coletas, elevando a satisfação dos consumidores, os players vêm adotando a logística 4.0 na sua rotina de entregas. O sistema consiste na utilização das mais avançadas tecnologias de comunicação, interligando clientes, marcas, armazéns, indústrias, transportadoras e todas as equipes que formam o ecossistema logístico. No Brasil, uma das principais tecnologias de mercado é o SaaS (sigla para Software as a Service) criado e desenvolvido pela Uello. A plataforma atende as demandas da cadeia logística de forma flexível e personalizada, de acordo com o que cada parceiro precisa.

Conectar toda a cadeia logística gera automação de processos e o controle de dados, possibilitando as empresas terem acesso – em segundos – a todas as informações dos produtos disponíveis nos armazéns e centros de distribuição, além das frotas disponíveis para realização de entregas ou coletas. Neste cenário, a otimização dos processos de entregas reduz prazos, custos e erros.

“Para os players, a logística 4.0 tem sido um fator-chave, porque eles conseguem entregar melhor e em menos tempo, além de personalizar a experiência de compras de acordo com o perfil dos clientes. Muitas vezes, a quantidade de pedidos não permite tanta atenção e cuidado, mas é exatamente isso que conquista e mantém o consumidor sempre voltando à loja”, explica Fernando Sartori, CEO da Uello.

Esse sistema tecnológico tornou-se fundamental nas principais datas varejistas, como o Dia do Consumidor, Dia das Mães, Black Friday e Natal, em que o grande movimento pode atrasar entregas e exigir mais das equipes de distribuição, trocas e devoluções. Uma jornada de compra que termina com uma entrega pontual e respeitosa vai fazer um cliente satisfeito.

“A alta demanda de mercado exige essa interligação entre os canais logísticos. As marcas e empresas devem aproveitar essa disponibilidade para obter melhores resultados de mercado, fidelizando clientes com uma entrega eficaz e sem percalços, mesmo quando a demanda estiver elevada. Cativar o usuário, que tem a atenção tão disputada nas datas comemorativas, é uma vitória que necessariamente passa por aprimorar os processos internos – sem falar na redução de custos e processos. Todo mundo sai ganhando”, ressalta Sartori.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg