Log-In implementa operação remota no Terminal de Vila Velha (ES) e investe R$ 42 milhões em modernização

O Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), administrado pela Log-In Logística Integrada, concluiu a implantação do sistema de operação remota de portêineres, tornando-se o primeiro terminal da América Latina a operar equipamentos de grande porte à distância. O projeto, que recebeu R$ 42 milhões em investimentos, representa uma das etapas mais relevantes do plano de modernização do TVV, previsto para alcançar R$ 500 milhões até 2048.

Com o novo sistema, os três portêineres do terminal foram modernizados e equipados com Sistemas de Operação Remota (RCOS), câmeras de alta definição e visão 3D. As tecnologias permitem que os operadores realizem as manobras a partir de uma estação dedicada, localizada em área segura do terminal. O modelo, inédito na América Latina, segue padrões de portos de referência mundial, como o de Roterdã, na Holanda, e oferece maior precisão, eficiência e segurança nas operações, reduzindo a exposição dos trabalhadores em áreas de risco.

Log-In implementa operação remota no Terminal de Vila Velha e investe R$ 42 milhões em modernização

Os portêineres modernizados movimentam a maior parte das cargas de contêiner que chegam e saem do Espírito Santo. Agora, contam com sistema de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) integrado ao sistema operacional do terminal (TOS), o que automatiza o registro e a conferência das cargas. A comunicação entre a estação de controle e os equipamentos ocorre por meio de laços de fibra óptica, garantindo estabilidade, respostas imediatas e confiabilidade na execução dos comandos remotos.

De acordo com Gustavo Paixão, diretor de Terminais da Log-In Logística Integrada, a implantação do novo sistema é fruto de um planejamento de longo prazo. “A operação remota dos portêineres é um passo estruturante dentro da modernização do terminal. É um movimento planejado, que amplia a capacidade operacional e reforça a posição do Espírito Santo como hub logístico relevante no país”, afirma.

Modernização do Terminal de Vila Velha e ganhos de produtividade

A operação remota dos portêineres faz parte do plano de investimentos previsto no contrato de concessão renovado em 2020, que soma R$ 500 milhões até 2048. A iniciativa sucede a etapa de modernização concluída em 2024, que já havia gerado ganhos expressivos de produtividade. Entre setembro e outubro do ano passado, o TVV registrou aumento de 39% na produtividade operacional, redução de 18% no tempo médio de permanência das embarcações e crescimento de 15% no volume médio de contêineres movimentados por escala.

Na etapa anterior, foram investidos R$ 48 milhões na atualização das Ship-to-Shore Cranes (STS), que receberam tecnologias como o Crane Management System (RCMS), Twin de Vazio, OCR e sistemas de pesagem integrados. Também foi implantado o SIMOCRANE TPS (Truck Positioning System), responsável por otimizar o fluxo de caminhões e reduzir a interação manual no pátio.

Esses avanços, somados à aquisição de guindastes Mobile Harbor Cranes (MHC), reforçaram a confiabilidade e a sustentabilidade das operações portuárias. Os equipamentos estão preparados para operar com energia proveniente de fontes renováveis, reduzindo emissões e alinhando o terminal às práticas de eficiência ambiental.

Segundo Paixão, a modernização acompanha o aumento da demanda por operações integradas e a ampliação das rotas internacionais atendidas pelo terminal. “Com a ampliação da capacidade e a automação progressiva dos processos, o terminal consolida sua posição como um dos principais terminais de contêiner do Sudeste brasileiro e reforça sua vocação como polo estratégico para o comércio exterior e para a movimentação de cargas de alto valor agregado”, afirma o executivo.

Evento marca início da operação remota no TVV

A conclusão da implantação foi marcada por um evento no Terminal de Vila Velha, com a presença de autoridades e representantes do setor portuário. A ocasião simboliza o início da operação remota plena e a integração definitiva dos novos sistemas à rotina operacional do terminal, consolidando um novo patamar tecnológico para a Log-In Logística Integrada e para o setor portuário brasileiro.

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