O mercado de logística no Brasil, mesmo diante do atual cenário econômico desfavorável, tende a manter o ritmo de crescimento nos próximos anos. De acordo com estudo do BNDES, o setor pode alcançar a taxa de investimento de 22,2% do PIB nacional até 2018. A Localfrio vem trabalhando intensamente para acompanhar esta expansão.
A empresa, que já atua em duas áreas alfandegadas, nos Portos de Santos e Suape, já iniciou as obras para atuar no regime de Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (CLIA) no Terminal REDEX, no Porto de Itajaí. Recentemente, também recebeu autorização da Receita Federal para atuar no mesmo regime na área do Terminal II do Guarujá.
“A Localfrio tem mais de 60 anos de história, marcada pelo pioneirismo e qualidade. Essa conquista fortalece ainda mais nossa marca e posicionamento no Porto de Santos, onde atuamos há quase 30 anos, sempre investindo para aprimorar nossos serviços e aperfeiçoar cada vez mais a estrutura oferecida em nossos terminais”, enfatiza o CEO da Localfrio, Helio Vasone Jr.
Os investimentos da Localfrio nos dois terminais irão somar mais de R$ 40 milhões, sendo que aproximadamente 80% deste valor será injetado no Terminal II, situado no Porto de Santos. A aplicação deste capital revela não só a consolidação da empresa no principal porto da América Latina, mas ratifica o posicionamento da organização em buscar alternativas de crescimento, apesar do período de retração econômica vivido pelo país.
“Estamos na contramão da economia. Sabemos que a logística é uma etapa fundamental em qualquer negócio, portanto, nossos investimentos se fazem necessários para trazer alternativas aos nossos clientes e consolidar ainda mais a posição que conquistamos no mercado”, afirma Helio Vasone Jr.
Os indicadores do primeiro semestre de 2015 são um termômetro positivo do setor logístico, que registrou um aumento de movimentação em todas as cargas em relação ao mesmo período do ano passado. A região Sudeste movimentou 51,4% das cargas, seguida das regiões Nordeste e Sul, que foram responsáveis pela movimentação de 24,6% e 14,5% das cargas, respectivamente.
Só a carga de exportação foi responsável por cerca de 70% do total apurado no período, sendo que os embarques de açúcar, produto da qual a Localfrio é especializada em estufagem, foi o que impulsionou em grande escala todo o setor.
CLIA no Guarujá
As obras no Terminal II do Guarujá já estão avançadas, com previsão de entrega ainda este ano, e posterior pedido de alfandegamento.
O terminal, localizado na margem esquerda do Porto de Santos, conta com área total de 78.176 m² e 4.524 TEU’s de capacidade estática, sendo 3.150 m² de armazém exclusivo para cargas químicas. É especializado em estufagem de contêineres de grãos a granel, açúcar, algodão e café, além de possuir know-how e licenças específicas para produtos químicos em geral e projetos especiais com equipamentos de grande porte e break bulk. Conta, também, com capacidade para receber mais de 50 veículos por dia para carga e descarga de produtos.
Durante o período de obras, a Unidade continuará operando como armazém geral e apoio ao Terminal I Alfandegado do Guarujá, que tem área total de 75.278 m² e opera com estrutura completa para movimentação e armazenagem de qualquer tipo de carga para importação e exportação, incluindo cargas químicas e frigorificadas. Conquistado o alfandegamento, o foco do Terminal II será manter os grandes clientes e buscar novos clientes de importação e de exportação, principalmente dos mercados de break-bulk e grãos.
CLIA em Itajaí
O complexo Itajaí/Navegantes representa, atualmente, o 2º maior complexo portuário do Brasil em relação a carga de importação. A localização geográfica é privilegiada para os mercados Agro e Forest. Além disto, em função do dólar, tem se notado um aumento considerável no volume de exportação.
A Localfrio Terminal REDEX em Itajaí, que conta com área total de 77.600 m² e 5.538 TEU’s de capacidade estática, destacou-se nos anos de 2014 e 2015 pela inovação na operação de unitização de grãos, por meio de um moderno sistema de estufagem, que aumenta a eficiência, reduzindo o desperdício e risco de contaminação, além de agilizar o processo e reduzir custos para os clientes.
Durante mais de 10 anos a Localfrio dedicou-se ao desenvolvimento da região de Itajaí, focando os esforços para atender o mercado de Armazém Geral e Exportação de forma eficiente e com alto padrão de qualidade. Agora, a empresa entra em uma nova era, aproveitando a experiência adquirida em outras operações do Grupo para trabalhar também com as cargas de importação.
As obras no terminal se iniciaram no mês de abril, com investimento estimado em R$ 3 milhões, e previsão de conclusão ainda este mês. Após a conquista, a Localfrio espera aumentar a receita em 45% no primeiro ano de operação.
“Nosso foco será manter nossos principais clientes de exportação, além de aumentar o volume de carga de importação, buscando novos clientes, de preferência que operem em 2 ou nos 3 portos em que estamos presentes”, destaca Helio Vasone Jr. “Trabalharemos ainda com a integração dos serviços, já que atuamos também no mercado de transporte rodoviário na região”.