Laboratório SETCESP de Inovação

23/08/2018

Anírio Neto – Diretor Técnico de Tecnologia da Informação do SETCESP e coordenador do Laboratório SETCESP de Inovação. Tem MBA em Tecnologia da Informação e em Administração.

É com muita alegria que tenho participado de diversos eventos representando o SETCESP e o Laboratório de Inovação. Todos que assistem à apresentação do Lab, logo mostram um espanto. Muitos dizem “que surpresa, um sindicato patronal incentivando a inovação?” ou “que visão de futuro, um setor se organizando para inovar” ou “como posso colaborar com esta iniciativa?”. São sempre expressões de surpresa e interesse pelo o que estamos fazendo.
E o motivo para a empolgação dos eventos externos é: empresas e pessoas buscam saber como inovar seus negócios para sobreviverem às transformações que todos nós estamos vivenciando.
No Workshop da COMJOVEM SP, evento do SETCESP ocorrido em Junho/2018, também vimos esta preocupação. Em uma dinâmica de grupo, vários participantes votaram no tema “Tecnologia e Inovação” (onde as mesas estavam mais cheias), mostrando a preocupação do setor com esta necessidade. Foi fantástico sentir que os jovens empresários sabem que precisam melhorar seus negócios e atuar de maneira diferente, que a onda de mudanças está chegando com força e por todos os lados, por isso é melhor estarem preparados.
Novamente, na COMJOVEM surgiram algumas perguntas que sempre me fazem: Estou consciente da necessidade de inovação, já sofremos pressão de clientes para isso, mas como devo agir? Onde posso encontrar tais inovações? Quanto devo pagar para isso? Onde devo inovar? Esta necessidade de inovar também é para empresas pequenas? Quais os caminhos que devo seguir? E tantas outras mais …
Lembro sempre que a ideia de criarmos o Laboratório SETCESP de Inovação nasceu durante a viagem ao Vale do Silício em 2016. Lá vimos o grupo de empresários do TRC estarrecido com tantas mudanças já acontecendo, com tantas facilidades e até ameaças aos negócios. Ao regressar, trabalhamos muito junto ao presidente Tayguara para criarmos algo que auxiliasse nossas empresas a acompanhar tantas inovações. Assim nasceu o Lab com a meta de “Ser o Departamento de Inovação do Transportador”. Este slogan é justamente para mostrar que o Lab sabe quais são as principais dores do transportador quando o assunto é inovação. Essa palavra está sempre acompanhada de outra: investimento. Trabalhamos sobre a questão do investimento também e responderei as principais questões colocadas acima.
O Vale do Silício já consagrou um modelo de negócio chamado startup. São empresas que estão iniciando suas atividades e possuem uma característica em comum: são inovadoras no que se propõem a fazer. Por isso, o Lab entende que apoiar as startups é a forma mais inteligente de inovar. Assim, abraçamos essas empresas e as trouxemos para o Lab. Lá realizamos análises, mentorias, críticas ao produto, ao modelo de negócio, apresentamos características do setor, sugerimos melhorias, propomos outra visão, etc. O resultado deste trabalho gera produtos preparados para atender ao nosso mercado, bem como empreendedores conhecedores das demandas, culturas e características do TRC.
Um ponto importante é a questão do valor do produto. Também trabalhamos isso no Lab. Abrimos a planilha de custos de cada produto e entendemos como ela foi formada. Quando encontramos distorções, mostramos e exigimos do empreendedor melhorias no valor a ser ofertado para os transportadores. O resultado disso é que os produtos já saem negociados, já estão preparados para atender a todos os tamanhos de empresas e alguns com duas ou três opções de cobrança, justamente para se adaptarem aos transportadores de diversos tamanhos e necessidades.
A diversidade de produtos também é outra característica presente no Lab. São dezenas de soluções trabalhadas para atender os mais variados departamentos das empresas. E a cada dia recebemos mais soluções.
Ainda, temos a questão do investimento. No Lab, para qualquer solução ou produto você NÃO TEM INVESTIMENTOS iniciais. O primeiro passo é o transportador utilizar o produto, testar, entender como e quais problemas soluciona, ter certeza de que recebeu o resultado prometido. Se depois de um período de uso (por exemplo, 2 meses) o transportador entender que a solução lhe serve e realmente deseja adquiri-la, aí sim, entra o processo comercial, e ainda, sobre os valores já negociados pelo Lab. Caso o transportador opte (por qualquer motivo) não continuar com a solução, o processo é simplesmente finalizado sem gerar qualquer custo.
Assim, convido a todos executivos do TRC para entenderem mais sobre o Lab, pois não há necessidade de qualquer tipo de cadastro ou vínculo com o SETCESP para conhecer e usar as soluções. Tenho certeza que todos sairão surpresos de uma imersão na Inovação voltada para o transporte e logística.
Conheça melhor os serviços do SETCESP em www.setcesp.org.br.

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