O Grupo Julio Simões acaba de anunciar que assumiu o controle acionário do Grupo Grande ABC, considerado um dos líderes do país na logística da indústria automobilística. Dessa forma, a Julio Simões, que já era a maior empresa de transporte rodoviário de cargas do Brasil (segundo Balanço Anual da Gazeta Mercantil), passa também a liderar na cadeia de suprimentos do setor automotivo.
Inicialmente, a Julio Simões passa a controlar 60% do capital do Grupo Grande ABC, que é formado pela Transportadora Grande ABC, com sede em São Bernardo do Campo, além da Selpa, de Vinhedo, e SG Logística, ambas em sociedade com a operadora logística alemã Schnellecke. A Selpa faz a gestão do Centro de Distribuição da Volkswagen, um dos maiores da América Latina. Também pertencem ao grupo o EADI Recife e o EADI Taubaté (Entrepostos Aduaneiros do Interior, ou portos secos; áreas alfandegadas para o desembaraço de cargas importadas).
Os outros 40% do capital do Grupo Grande ABC continuam sob controle do seu fundador e presidente, Antonio Caetano Pinto, pelo menos até o final deste ano, quando poderá optar por manter essa participação ou vendê-la em parte ou na totalidade para a Julio Simões.
Fernando Simões, vice-presidente do Grupo Julio Simões, assegurou que a independência dos negócios do Grupo Grande ABC será preservada, mantendo sua gestão operacional.









