Jamef conquista primeira colocação no estreante segmento de e-commerce, em crescimento no país

19/10/2013

A Braspress ficou com o segundo lugar e a TNT Mercúrio fechou o pódio. Trata-se de um setor em expansão no Brasil e cuja logística já passou, e ainda passa, em alguns casos, por adequações para atender, principalmente, às grandes datas, como Natal e Dia das Mães.

Colaboração: Danilo Cândido de Oliveira

O setor de comércio eletrônico estreou no Prêmio Top do Transporte nesta 7ª edição com números ainda modestos em relação aos demais. Em crescimento absoluto, o setor mostrou que seus números ainda estão se desenvolvendo no Brasil, o que fez o e-commerce mencionar apenas quatro transportadoras com 17 votos válidos no total. Na menor concorrência, a Jamef Transportes (Fone: 31 2102.8888) foi eleita a melhor transportadora do ramo, seguida de Braspress Transportes Urgentes (Fone: 11 2223.3500) e da TNT Mercúrio Cargas e Encomendas Expressas (Fone: 11 3573.7700). Coincidentemente, as empresas são as mesmas que subiram ao pódio no prêmio Preferência Nacional, mas em ordem diferente.

Outras características do segmento foram a diferença espaçada de pontuação entre as colocações e o fato de nenhuma empresa ter sido classificada com média final de mercado superior a 4 pontos. A Jamef, por exemplo, conquistou a primeira colocação com 3.82 pontos e teve destaque no custo-benefício e no nível de serviço, ambos com média de 4 pontos. Já a Braspress foi vice com média final de 3.50, sendo os 3.83 de tecnologia da informação sua melhor nota. Por fim, a TNT Mercúrio fechou o pódio com média final de 3.36, enquanto que a quarta colocada não alcançou 3 pontos de média final.

Conquistar um lugar no pódio é um reconhecimento em que as companhias destacam o resultado positivo do empenho nos transportes. Para a TNT Mercúrio, a premiação está atrelada a uma série de fatores. “Conquistamos o prêmio após os esforços de fusão da Mercúrio e da Expresso Araçatuba, tanto em sistemas como juridicamente. Com isso, os níveis de serviço subiram, retomamos a confiança de antigos clientes e conquistamos novos. O relacionamento também é muito importante”, afirma Cristiano Koga, diretor corporativo da TNT Mercúrio. Ele também revela que estar entre as melhores no Top do Transporte é um diferencial pelo peso que o evento proporciona ao trabalho das transportadoras. “É um prêmio bastante abrangente, direcionado ao setor de transporte rodoviário de carga. Hoje temos prêmios para empresas de pequeno, médio e grande porte, temos também vários setores, como carga fracionada, por exemplo, mas nenhum como este. O Top é o mais importante do mercado. Há prêmios muito específicos, mas este abrange toda a cadeia”, complementa Koga.

Ser reconhecida pelos clientes é o reflexo do bom trabalho da transportadora. Para todo o setor, entregar o frete no horário com preço coerente acaba sendo o que dita a escolha do embarcador por uma determinada empresa de transporte. No comércio eletrônico, por exemplo, as características são bem particulares. Como as lojas pela internet vendem para todo o país, a empresa contratada tem de ser onipresente no país para atender o alcance proposto pelo embarcador. “Destacamos-nos devido à capilaridade do nosso serviço. A venda pela internet no Brasil é auxiliada por um serviço de entrega da TNT Mercúrio em mais de 6 mil lugares. Somos um player nacional e isso é o diferencial no comércio eletrônico”, analisa o executivo. E é exatamente esse crescimento e versatilidade do e-commerce que fez a companhia apostar no setor. “O principal motivo é o crescimento da compra por internet no Brasil. No passado, as pessoas ficavam muito receosas em fazê-lo, mas hoje o mercado cresce a dois dígitos por ano. A TNT Mercúrio enxergou isso e apostou neste setor para expandir”, destaca Koga.

Uma das principais diferenças do comércio eletrônico diante de todos os outros setores do Top do Transporte é que o segmento não possui uma linha de produtos específica. Como o mercado brasileiro compra de tudo pela internet, as transportadoras que atendem o ramo precisam se preparar para transportar cargas com itens de farmácia, eletroeletrônicos e automobilísticos, por exemplo, ao mesmo tempo. As estratégias para atender a demanda de transporte de e-commerce são variadas entre as transportadoras, como separar carga em caminhões distintos, utilizar caixas de segurança ou veículos de outros setores. Koga também afirma que é preciso trabalhar muito a questão do colaborador com especializações técnicas. “Investimentos em treinamento dos colaboradores, tanto motoristas como profissionais de armazéns, e manuseio das mercadorias. Fora isso, trabalhamos também a segurança com prevenção de riscos e acidentes, além da direção defensiva”, detalha o diretor corporativo da TNT Mercúrio.

Além da especialização técnica para manuseio da carga, outra medida em vigor para o setor, esta para todos os segmentos, é a Lei dos Motoristas. De acordo com a TNT Mercúrio, toda a cadeia do transporte foi onerada em cerca de 15% com a nova legislação, além dos prazos de entrega precisarem ter sido revistos. “São dois impactos. Primeiro, o custo aumentou 14,98% com a Lei dos Motoristas. Para adequar, de acordo com a nova lei, o preço subiu, mas até já operávamos com motoristas próprios dentro de alguns padrões. Número dois: o impacto na média e longa distância também aumentou e tivemos que renegociar prazos”, ressalta Koga.

INVESTIMENTOS
Com sede em São Paulo, SP, a TNT Mercúrio enaltece a sua variedade de 126 filiais espalhadas pelo Brasil para poder atender o frete nacional do comércio eletrônico. Fora o transporte rodoviário de carga, a empresa também trabalha com o frete aéreo e opera fora do Brasil, mais precisamente na América do Sul.

A Braspress também está presente em todo território, inclusive com filiais em todas as regiões brasileiras. Há espaços com terminais automatizados de carga, como o inaugurado em 2009 no Rio de Janeiro, RJ. Recentemente, a empresa também inaugurou um novo centro logístico em Novo Hamburgo, RS.

Com ramificações de atendimento no Peru, Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai, a TNT Mercúrio não pensa em investimentos em estrutura no momento, mas olha com carinho especial para o Nordeste do Brasil, reforçando suas atividades por lá. “Temos investido bastante no Nordeste, que consideramos a ‘China brasileira’, com crescimento de dois dígitos ao ano. Em estrutura, investimos em Salvador, BA; Recife, PE; Natal, RN; Maceió, AL; e Sobral, CE. Queremos expandir o negócio nessas regiões, apostando no crescimento do consumo, mas só estamos reforçando estruturas na região Nordeste, investindo em tecnologia e automação e não criando novos pontos”, acrescenta Koga. Este “reforço” previsto por Koga está orçado em R$ 18,5 milhões, porém agrega, também, os demais planos da empresa, como renovação de frota, atualização de tecnologia e contratação de mais mão de obra qualificada, por exemplo.

As frotas de veículos das transportadoras são bem diversificadas, compostas por vans, carretas, VUCs, tocos e ¾. A Braspress possui cerca de 1200 veículos próprios, com apenas 18 meses de idade média, e já utiliza o biodiesel como combustível.

Já na terceira colocada são cerca de 2600 veículos próprios e mais 3000 agregados. A preocupação com os veículos também é importante para as empresas. “Temos um setor de manutenção de frota própria, tudo feito ‘in house’. Esse comprometimento serve para a melhor confiabilidade e padrão de manutenção do nosso serviço. Nele fazemos avaliação de pneus, motor e itens de segurança, tudo com equipamento adequado”, revela o executivo da TNT Mercúrio. Apesar dos veículos agregados não passarem pela área de manutenção da empresa, a preocupação e importância deles é semelhante à da frota própria. Eles servem como “olhos” da TNT Mercúrio em mercados mais distantes e que também podem optar por uma compra pela internet. “Trabalhamos com aproximadamente mil empresas agregadas. É um recurso fundamental, pois são empresas que conhecem muito bem as regiões onde atuam, como o Norte, por exemplo. Considero-as parceiros estratégicos e extensão da TNT Mercúrio”, categoriza Koga.

EXPANSÃO
O crescimento do e-commerce no Brasil é sólido. Atualmente, é um dos setores econômicos que mais se destacam e puxam o PIB para cima. Não apenas as empresas de transporte, mas os embarcadores do setor acreditam que a demanda pela internet será sempre alta, mas deve desacelerar em alguns anos.

Na TNT Mercúrio, a ideia é pegar carona no desenvolvimento do ramo e continuar apostando. “O mercado de comércio eletrônico vai continuar crescendo. O crescimento está acima do PIB e nós, por consequência, também vamos crescer nesse segmento. Apostamos em setores que estão em expansão, com um bom planejamento da demanda. Em algum momento o comércio eletrônico vai se estabilizar, mas não será agora. É provável que haja ingresso de novos clientes e você precise de novos funcionários, equipamentos, tudo muito bem planejado”, avalia o diretor corporativo da terceira colocada.

Em 2012, já trabalhando com o comércio eletrônico, a TNT Mercúrio apresentou faturamento de R$ 715 milhões, o que representa uma alta de 15,4% na comparação com 2011. Atualmente, a empresa está em linha com o crescimento projetado. Já para 2014, a intenção é de garantir, ao menos, 10% de crescimento.
 

Tabela

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