Fruto de uma joint venture entre o Grupo Gafor (Fone: 11 2107.3100) e o Grupo Fedrigoni, a Arconvert Brasil (Fone: 11 2164.0700), especializada na produção de filmes e papéis autoadesivos, criada no segundo semestre de 2008, inaugurou em novembro último, na cidade de Jundiaí, SP, a sua primeira planta fora do continente europeu, onde conta com unidades no norte da Itália e na Espanha.
Há um ano e meio, ao observar o crescimento do mercado de autoadesivos na América do Sul, principalmente no Brasil – com média de 12% ao ano, até 2008 – e ao considerar alguns aspectos que dificultavam, e até mesmo encareciam as operações, as empresas decidiram investir mais de R$ 50 milhões (dos quais 60% ficaram a cargo dos italianos e 40% da empresa brasileira) na criação da Arconvert Brasil e na construção da fábrica, responsável pelo atendimento ao mercado interno brasileiro e a todo o Mercosul.
Três cidades brasileiras estavam no páreo para receber a primeira fábrica da Arconvert fora da Europa: além da cidade do interior paulista, Porto Alegre, RS, e Manaus, AM, foram analisadas. Contudo, a opção por Jundiaí se deu por conta das já conhecidas facilidades logísticas, que fazem da região uma das mais atrativas do país para a construção de fábricas e Centros de Distribuição. “Jundiaí conta com uma malha rodoviária de primeira linha”, comenta o diretor geral da Arconvert Brasil, Roberto Restivo.
Ele revela, ainda, que a Grande São Paulo e o interior do Estado são responsáveis por cerca de 60% do consumo de autoadesivos no país e ressalta que Jundiaí oferece acesso rápido aos principais fornecedores de matéria-prima da companhia, além de contar com um clima de baixa umidade, que é um aspecto importante para a produção deste tipo de produto.
Já Sérgio Tosolini, diretor geral da Arconvert na Itália, diz que o Brasil dispõe de grande capacidade produtiva, alta tecnologia e mão de obra capacitada, fatores que pesaram na escolha do local que hoje abriga a fábrica. “Quando optamos pelo Brasil, o potencial de crescimento apresentado pelo país foi essencial”, afirma, sem deixar de citar que a sinergia da Arconvert com o Grupo Gafor também foi preponderante para a realização do projeto.
A parceria entre as companhias nasceu em 2004, quando o Grupo Gafor, conhecido no Brasil pela atuação nas áreas de logística e distribuição, começou a representar, importar, vender e distribuir os filmes e papéis autoadesivos da Arconvert Itália no Brasil e na Argentina. “No começo fazíamos a venda e a distribuição dos produtos. Como a parceria foi de sucesso e o namoro deu certo, houve o casamento”, ilustra Sérgio Maggi Jr., presidente da Gafor.
Desta forma, levando em conta que grande parte da matéria-prima utilizada na produção da Arconvert na Europa já saía do Brasil, Maggi Jr. explica que não fazia sentido enviá-la para a Itália, manufaturar e trazer de volta para vender aqui, o que aumentava os custos. Anteriormente, os produtos prontos, para serem vendidos, vinham da Itália para o Brasil de navio, o que representava uma grande dificuldade logística, já que a indústria gráfica, que é quem os compra, trabalha com giro de estoque muito rápido. Outros fatores que contribuíram para a criação da Arconvert Brasil foram o câmbio, já que os produtos eram comprados em euro e vendidos em real, e a questão tributária, por conta das taxas de importação.
Com a fábrica instalada no Brasil, a expectativa da empresa, segundo Restivo, é reduzir em torno de 12% os gastos gerados pelo entraves citados. Assim, pretende encerrar 2010 com a planta produzindo 50% de sua capacidade instalada e, em 2011, alcançar os 100%, atingindo 18% de market share no Brasil, produzindo 90.000.000 de m² de autoadesivos ao ano.
Hoje, a estrutura da planta em Jundiaí, que gerou 50 empregos diretos, tem pouco mais de 9.000 m² de área construída em um terreno de 35.000 m². De acordo com a diretoria da empresa, a meta de ocupar toda a capacidade instalada em dois anos é até certo ponto conservadora. Por conta disso, se o mercado retomar o ritmo de expansão de até 12% ao ano, como vinha mantendo até 2008, já há planos de duplicar as instalações no local.
A Arconvert Itália detém 28% do mercado italiano de autoadesivos e destina à exportação 55% de sua produção, constituída por sete linhas de produtos. A indústria brasileira terá capacidade de fabricar toda a linha italiana, com a mais moderna tecnologia europeia, mas num primeiro momento serão produzidas as cinco linhas de maior demanda: papel couchê, papel térmico, transtérmico, filmes de polipropileno e vinil, que terão como destino rótulos e etiquetas de embalagens de produtos farmacêuticos, químicos, cosméticos, de higiene, bebidas e alimentos, entre outras indústrias.
Para 2010, ano em que 30% da produção deverá ser exportada para o Mercosul, com ênfase no mercado argentino, onde a Gafor dispõe de grande experiência, a previsão de faturamento da Arconvert Brasil é de R$ 100 milhões.









