A montadora Iveco (Fone: 0800 704.8326) realizou, no último dia 18 de novembro, o lançamento do Tector Economy, modelo cujo maior foco está na economia de combustível. A maior novidade do Tector 150E21 Economy 4X2 é o uso de propulsores mais eficientes que oferecem a maior potência e o maior torque da categoria, segundo a empresa, aliados a uma economia de combustível de até 15% superior ao líder de vendas do segmento.
O novo modelo tem 206 cavalos de potência máxima (a 2.500 rpm) e torque de 720 Nm, na faixa que vai de 1.350 a 2.100 rotações. Para atingir esses valores, o motor – FPT N45 – aumentou a cilindrada para 4,5 litros, ante os 3,9 litros do seu antecessor – o motor NEF 4 da FTP Industrial.
Segundo Alexandre Xavier, diretor de engenharia da FPT Industrial na América Latina, “apesar do aumento no deslocamento e no desempenho, que geralmente acarretam um impacto negativo nos custos do combustível, nossos engenheiros conseguiram desenvolver um motor que, além de atender à última legislação do PROCONVE P-7, também traz uma redução no consumo de combustível de até 7%, comparada com o motor predecessor”.
Em testes em área urbana, com o veículo 100% carregado, de acordo com a montadora, o novo caminhão economizou 10% mais combustível que o líder do segmento. Sem carga no caminhão, a economia chegou a 15%.
A transmissão mecânica Eaton, de seis marchas e com novo acionamento a cabo, aumenta o conforto e a precisão da troca de marchas. Esse processo também fica mais ágil, facilitando o desempenho do veículo, principalmente em trechos urbanos.
Molas parabólicas da suspensão dianteira do veículo têm capacidade de absorção de impacto e vibrações elevada. Na suspensão traseira, as molas parabólicas de duplo estágio se adaptam aos tipos de terreno, distribuindo os impactos, ajudando na estabilidade do caminhão.
O eixo traseiro usado no Tector 150E21 Economy é o Meritor MS 23-235. O eixo dianteiro Iveco é forjado, com capacidade técnica para 5.000 kg. O cubo de roda é banhado a óleo, diminuindo as paradas para manutenção e ampliando a disponibilidade do veículo para o transportador.
Com PBT (Peso Total Bruto) de 15.400 kg, o modelo foi projetado, desenvolvido e é fabricado no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas, MG. Cerca de 1 milhão de quilômetros percorridos fizeram parte dos testes em estradas, serras, vias urbanas com e sem pavimentação, além de campos de testes específicos para avaliar a durabilidade e a resistência estrutural do veículo.
O Centro de Distribuição de Peças da companhia está localizado estrategicamente em Sorocaba, SP, buscando garantir agilidade e rapidez na reposição de peças a toda rede de concessionários nacional. Com 135.000 m2, o CD opera 20 horas por dia e possui 177.000 tipos de peças estocadas, totalizando mais de 19 milhões de unidades de peças disponíveis.









