Economia foi a palavra mais usada pelos profissionais da Iveco (Fone: 0800 702.3443) durante o lançamento do extrapesado Stralis NR Eurotronic, com transmissão automatizada, na Ilha de Comandaduba, na Bahia, em abril último, na presença de 117 jornalistas de todo o Brasil.
“Nossos clientes nos pediram um caminhão automatizado. Mais do que isso, comentaram sobre características de utilização e as experiências que possuíam com este tipo de transmissão. De posse de todas essas informações, trabalhamos no desenvolvimento do Stralis NR Eurotronic em parceria com a ZF. Esse trabalho de engenharia conjunta resultou no melhor câmbio automatizado para o mercado nacional”, enfatizou, na ocasião, Renato Mastrobuono, diretor de desenvolvimento do produto América Latina da Iveco, ressaltando que esta é a única transmissão do mercado com 16 marchas, que é de série na versão mais potente (460 cv) do Iveco Stralis NR nas configurações 4×2, 6×2 e 6×4.
O acionamento da transmissão se dá por meio de teclas no painel (com a tradicional nomenclatura “D”, “N”, “R”), e sem pedal de embreagem. Basta apertar a tecla D e acelerar. O câmbio automatizado é inteligente e escolhe a marcha certa para a hora certa. A tecla “D” coloca em operação as 16 velocidades à frente. Com a tecla “N” aciona-se o ponto morto. E com a tecla “R” entram as duas marchas à ré. Quando o motorista precisa manobrar em espaços reduzidos, engatar ou desengatar um implemento ou dar ré para entrar numa doca, aperta a tecla “D” ou “R” por dois segundos e, assim, aciona o modo slow, que troca marchas em ritmo mais lento, evitando acelerações bruscas ou trancos.
Mastrobunono destacou, ainda, que o novo extrapesado nasceu do desafio de atender a duas necessidades aparentemente conflitantes ditadas por seus clientes: eles pediam um caminhão mais potente, mas, ao mesmo tempo, insistiam em um veículo econômico. “Nossa engenharia resolveu o problema com uma abordagem diferente e inteligente. Tanto o motor Iveco-FPT Cursor 13 quanto a caixa ZF Astronic são sofisticados componentes comandados por centrais eletrônicas. O que fez nossa engenharia? Colocou estas duas centrais para ‘conversar’, ‘pensar juntas’ e ‘decidir’ como usar o melhor do motor e da caixa, de forma combinada. Esse ‘diálogo eletrônico’ é mediado pelo VCM, ou módulo de controle do veículo, que abre a prioridade para performance ou economia, dependendo da circunstância de uso e de aplicação do caminhão. Esta forma inédita de trabalhar potencializou as qualidades do motor e da caixa, e obtivemos grandes resultados. O consumo de combustível melhorou de forma substancial, em até sete por cento, dependendo do tipo de aplicação, em relação à versão de transmissão manual do modelo.”
O diretor de desenvolvimento também destacou que com o Iveco Stralis NR Eurotronic a empresa está entregando o mais potente freio motor do mercado, com 985 CV de frenagem, combinada com o uso do Intarder opcional. “Juntando as capacidades de processamento de informação das centrais eletrônicas do motor e transmissão, foi possível maximizar o conforto no dirigir. O caminhão ‘sente’ quando está carregado ou vazio, ‘percebe’ se está na subida, no plano ou na descida. Assim, o Stralis 460 NR Eurotronic vai buscar a melhor economia, sem perder em desempenho ou performance.”
Na ocasião, Cristiane Nunes, gerente de marketing de produto da América Latina, também apontou outras novidades do novo caminhão, como o Down Hill Control, um sistema que maximiza a economia de combustível da seguinte forma: quando o veículo estiver em descida e o motorista não mais acionar o pedal de acelerador e não tiver intenção de frenagem, a central eletrônica corta a alimentação de combustível e, junto a isso, o sistema entra em funcionamento, trocando de marchas gradativamente até a 16ª, permitindo a melhor aceleração em descida, mantendo em segurança o veículo. Caso o motorista necessite de frenagem ele pode optar por acionar a CEB – Combined Engine Brake.
“Outra novidade interessante é a alavanca com sistema unificado, atrás do volante. Ela permite realizar manualmente as trocas de marcha, os níveis de frenagens do Intarder e piloto automático. Com isso, oferece melhor ergonomia, mais agilidade e segurança na direção e total controle para o motorista, já que o mesmo não precisa tirar nenhuma das mãos do volante”, ressaltou Cristiane.
Ela informou, ainda, que um dos diferenciais do Stralis 460 NR Eurotronic é que o caminhão tem dois modos de condução: Economy e Standard. No modo Economy, o motorista consegue extrair o máximo em economia de combustível através da tecla Eco, mantendo o motor sempre na faixa economica de funcionamento. O modo Standard é acionado automaticamente sempre que se desativa a tecla Eco e serve para priorizar o desempenho maior do veiculo. O condutor consegue mais força para o caminhão encarar uma subida mais ingreme. “Outro atributo importante é a função Kick Down. Sempre que o motorista pisar fundo no pedal do acelerador, ela permite uma maior aceleração do veículo, mantendo o motor em rotação mais alta e reduzindo as marchas quando necessário.”
Alcides Cavalcanti, diretor comercial, também forneceu alguns detalhes do novo veículo: “as três versões do Stralis 460 NR Eurotronic são equipadas de série com ABS, tanques de alumínio com a maior capacidade do mercado (820 litros no 4×2 e 900 litros no 6×2 e 6×4) e cabine leito teto alto com ar condicionado, vidros, espelhos e travas elétricas, e CD player.
Transmissão
Falando especificamente da transmissão usada no novo modelo, Thomas Schmidt, vice-presidente da Divisão de Transmissões da ZF, destacou que ela faz as trocas automaticamente, comandada por uma central eletrônica, e representa uma revolução tecnológica para o transporte no Brasil. “O sistema é totalmente automático, sem pedal de embreagem, e as trocas são controladas eletronicamente por uma central e feitas por acionamento eletropneumático. Isso faz com que as trocas sejam realizadas sempre no momento ideal, reduzindo o consumo de combustível, as emissões e impedindo que uma marcha errada seja engatada, o que também significa menores custos operacionais e de manutenção. Muito importante, o caminhão Iveco Stralis Eurotronic equipado com a transmissão ZF AS-Tronic também permite que o motorista, a qualquer momento, escolha e passe a efetuar as mudanças de marcha manualmente. E a transmissão pode ainda vir equipada com o ZF-Intarder, sistema de freio auxiliar hidrodinâmico completamente livre de desgaste que atua em conjunto com o freio motor do veículo. Ele representa até 570 CV adicionais de força de frenagem, o que permite a redução de até 90% no desgaste das pastilhas e lonas de freio, reduzindo ainda o risco de superaquecimento.”









