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Logística Reversa 11 de julho de 2024

Investindo em tecnologia para logística reversa, empresa brasileira promove sustentabilidade no setor de telecomunicações

A logística reversa, o processo de coletar e reaproveitar produtos e materiais descartados, devolvendo-os ao ciclo produtivo em vez de jogá-los fora, é essencial para a sustentabilidade na indústria de telecomunicações. Um exemplo do setor são os modems e decodificadores de TV que, cedidos em comodato, são recolhidos após o cancelamento dos serviços.

Nas telecomunicações, esse processo envolve a retirada dos equipamentos e o recondicionamento para reutilização ou reciclagem. “A medida não só reduz resíduos, mas também consome menos recursos naturais comparado à produção de novos equipamentos”, explica Carlos Tanaka, CEO da PostalGow, empresa líder em soluções logísticas especializadas no segmento de telecomunicações.

Segundo um levantamento da UNITAR, em 2022 foram geradas 62 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos globalmente. Este volume está projetado para aumentar em 33%, chegando a 82 milhões de toneladas até 2030.

Carlos Tanaka, CEO da PostalGow

Parcerias estratégicas e otimização da logística reversa

Para resolver esse desafio, a empresa criou o DevolvaFácil, iniciado por meio de uma parceria com os Correios para oferecer vouchers gratuitos como uma solução para o consumidor. “Contudo, ser parceiro dos Correios não era suficiente. Desenvolvemos bases em cada capital dos 27 estados para otimizar os custos unitários e deslocamento”, relata.

Em 2023, a PostalGow começou a negociar com a Kangu, que possui 2.800 comércios afiliados, oferecendo aos clientes a opção de postar o equipamento em um comércio do seu bairro, trazendo mais agilidade e facilidade para a logística reversa.

Atualmente, a companhia conta com mais de 6.300 agências dos Correios em território nacional e mais 2.800 pontos Kangu parceiros. “Por trás de todo o processo, podemos rastrear os pacotes, transportá-los para a matriz em Barueri, embalar e devolver os equipamentos recuperados dentro dos padrões homologados pelos CDs dos contratantes”, afirma Tanaka.

Segundo o CEO, a solução facilita a emissão e gestão de vouchers para a devolução de equipamentos. “O cliente, ao fazer o cancelamento do contrato de assinatura, emite um voucher para que seja feita a devolução do equipamento eletrônico. Com isso, a PostalGow garante um processo eficiente e sustentável, contribuindo para a reutilização eficiente de recursos e a redução de resíduos e emissões de CO2 associadas à produção e transporte de novos equipamentos”, declara.

A PostalGow está expandindo sua solução para outros mercados, abrindo novas oportunidades além do setor de telecomunicações. “Qualquer empresa que possua um call center e entre em contato com clientes para a devolução de produtos pelo correio pode usar essa solução. Nossa plataforma, com apenas alguns cliques, gera o voucher dos Correios ou da Kangu, integra-se sistemicamente com o ERP do cliente, e realiza o rastreamento”, revela. 

A empresa também é responsável pelo manuseio e inspeção das devoluções, garantindo ao nosso cliente que o produto devolvido foi recebido em conformidade.

Com a abordagem ‘end-to-end’, a empresa cobre todas as fases da cadeia logística, desde o armazenamento e transporte até a recuperação e reciclagem de equipamentos, utilizando tecnologia avançada para garantir máxima eficiência e eficácia em cada etapa. “Estima-se que mais de 4 mil toneladas de aparelhos e acessórios são reaproveitadas anualmente, contribuindo significativamente para a redução do consumo de matérias-primas e emissões de CO2”, finaliza.

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