A concessionária Nova 381, responsável pela administração da BR-381 em Minas Gerais, iniciou neste sábado (27) a operação do sistema de pedágio eletrônico (free flow). A tecnologia será adotada em dois pontos da rodovia, localizados em Caeté e João Monlevade, após investimentos que somam R$ 319,7 milhões nos primeiros seis meses da concessão.
De acordo com a empresa, essa é a primeira concessão federal no Brasil a implementar o pedágio eletrônico em 100% de suas operações. Além disso, em tempo recorde, a concessionária antecipou a entrega da cobertura 4G em todo o trecho concedido, que conecta Belo Horizonte a Governador Valadares e possui mais de 300 km.

Segundo o diretor-presidente da Nova 381, Marcelo Boaventura, “a implementação do pedágio eletrônico é um marco para a BR-381. Os investimentos já realizados demonstram nosso compromisso em entregar uma rodovia modernizada e segura para os usuários, antes mesmo do início da cobrança”. Ele ressaltou ainda que o contrato prevê um total de R$ 9,5 bilhões em investimentos ao longo dos 30 anos de concessão, conforme estabelecido junto à ANTT.
Investimentos em infraestrutura e segurança
Nos primeiros meses de operação, a concessionária destinou recursos a obras emergenciais e de conservação. Foram recuperados 320 km de pavimento com a aplicação de 140,4 mil toneladas de asfalto, além da instalação de 831 placas de concreto para reforço estrutural.
A sinalização também foi renovada, com a pintura de 453,5 mil m² de vias, a instalação de placas educativas e regulatórias, e a aplicação de tachas reflexivas em pontos críticos. A segurança recebeu reforço adicional com a implantação de 6 km de defensas metálicas.
Os serviços de roçada, poda e capina abrangeram 13,4 mil m² — o equivalente a quase 1.900 campos de futebol. Já a limpeza da rodovia retirou 1.680 toneladas de lixo e entulho, incluindo 800 toneladas descartadas irregularmente em pontos críticos. A concessionária também substituiu 274 guarda-corpos ao longo do trajeto.
Mais fluidez no tráfego e conectividade digital
Entre as melhorias para os usuários está a liberação do Viaduto da Prainha, no km 307,6, em Antônio Dias, que contribuiu para maior fluidez do tráfego. Também foram realizadas 25 obras de arte especiais e implantados mais de 20,9 mil metros de cercas de delimitação.
No quesito atendimento, foram instaladas sete Bases de Atendimento ao Usuário (SAUs) e um Centro de Controle Operacional (CCO), onde o monitoramento em tempo real da rodovia permitirá resgate, socorro mecânico, combate a incêndios e inspeções de tráfego 24 horas por dia.
Concessão de 30 anos e papel estratégico da BR-381
Com duração de 30 anos, a concessão prevê investimentos de R$ 9,5 bilhões em obras e serviços. Entre os projetos previstos estão a duplicação de 106,44 km, a construção de 83 km de faixas adicionais e a instalação de um Ponto de Parada e Descanso (PPD), com início programado para 2026.
A BR-381 é considerada estratégica para a logística nacional, já que concentra o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, minerais e industriais. A expectativa é de que o contrato de concessão impulsione a economia mineira e gere aproximadamente 80 mil empregos diretos e indiretos.









