A empresa referência em gestão de frotas, Infleet, está lançando uma tecnologia, incorporada às suas soluções de telemetria e videotelemetria, que automatiza o controle de multas. O produto, inédito no mercado brasileiro, permite ao gestor economizar até 40% em gastos com infrações. Além disso, possibilita planejar e adotar medidas de requalificação dos profissionais.
A gestão automatizada das multas viabiliza conexão entre a plataforma da Infleet e os sistemas dos departamentos de trânsito estaduais (Detrans). A cada 7 dias, a tecnologia consulta tais sistemas para averiguar a existência de multas.

Junto com as funcionalidades da telemetria e câmera veicular, soluções fornecidas pela Infleet ao gestor de frota, identificam-se condutores, locais e as infrações propriamente ditas. Ainda, os prazos para se comunicar ao respectivo Detran o condutor identificado e os de vencimento das multas. O cumprimento desses prazos costuma resultar em redução dos valores devidos.
É como explica o CEO da Infleet, Victor Cavalcanti: “Os Detrans dão prazos para os frotistas indicarem o condutor infrator, e se isso não é feito, a multa chega a dobrar de valor. Além disso, pagando-se a multa antes do vencimento tem-se desconto de 40%. O gestor da frota tem, todos os dias, a todo instante, veículos em operação em sua frota. A automatização do controle de multas dá ao gestor acompanhamento minucioso”.
A agilidade e a facilidade de identificação de motoristas infratores permitem ainda ações mais rápidas e assertivas no combate a vícios na condução dos veículos. Isso leva à redução de acidentes, proporcionando maior segurança no trânsito. O gestor passa a ter informações e dados mais precisos e consistentes para planejar e executar iniciativas de requalificação profissional, acrescenta o CEO da Infleet.
Cavalcanti ressalta que a câmera veicular oferecida pela Infleet já contém funcionalidades que eliminam comportamentos que põem em risco a condução do veículo. A solução consiste em câmeras instaladas na frota, dotadas de inteligência artificial, que detectam gestões que denotam distração ou sonolência, por exemplo, ou mesmo manobras e comportamentos impróprios, e alerta o motorista.
“Com isso, já reduzimos em mais de 80% os comportamentos de distrações na direção e em 60% o número de sinistros. Agora, em caso de ocorrências de infrações, o controle automatizado de multas que estamos agregando à câmera veicular vai possibilitar acompanhamento periódico das sanções, e uma gestão mais eficaz nesse quesito”, avalia.