Indústria logística precisa reduzir em 45% as emissões de carbono até 2030 

Visando identificar o avanço da indústria de logística global na jornada rumo à descarbonização, o Boston Consulting Group (BCG) analisou as 100 maiores empresas do segmento. O estudo “Tapping into the Power of the BCG Decarbonization Index for Logistics Service Providers” mostra que, apesar do aumento da conscientização, a implementação de práticas sustentáveis ainda é um desafio para a maioria das companhias.

O levantamento aponta que a cadeia de logística, como um todo, emite globalmente 22% dos gases de efeito estufa, sendo o transporte de mercadorias responsável por mais de 40% desse total. Contudo, entre 2022 e 2023, a descarbonização do setor subiu apenas de 5 para 6 (em uma escala de 100), segundo o BCG Logistics Decarbonization Index – índice inédito que comprime os dados do setor em um único sistema de pontuação.

Entretanto, a pesquisa revela que 43% dos entrevistados não fizeram praticamente nada em termos de descarbonização e somente 8% demonstram um compromisso real com a redução dos gases de efeito estufa, com metas ambiciosas, estratégias bem definidas e ações implementadas que geram resultados concretos.

Este cenário é impulsionado por três fatores principais: a crescente pressão do mercado por serviços logísticos verdes, com organizações sustentáveis apresentando retornos até 10% superiores para os acionistas; regulamentações governamentais mais rigorosas; e a crescente inovação e colaboração entre empresas.

Para acelerar o progresso rumo a um futuro com emissão zero, a consultoria recomenda que as empresas de logística adotem os “5 Ds”:

– Determinar. Mensurar e monitorar a pegada de carbono para identificar as principais fontes de emissão.

– Discernir. Analisar as pressões do mercado e as oportunidades emergentes na área de sustentabilidade.

– Desenvolver. Criar um business case sólido para a descarbonização, considerando os custos, benefícios e retorno sobre o investimento.

– Diferenciar. Produzir ofertas de serviços verdes que atendam às demandas dos clientes e se destaquem no mercado.

– Desenhar. Elaborar um plano de transição detalhado com metas, prazos e recursos definidos.

O estudo completo está disponível, em inglês, no site do BCG.

Sobre o Boston Consulting Group
O Boston Consulting Group atua em parceria com lideranças empresariais e sociais para ajudá-las a enfrentar seus desafios mais importantes e capturar as melhores oportunidades. Fundado em 1963, é pioneiro em estratégia de negócios e oferece soluções por meio de consultoria estratégica de ponta, aliada à tecnologia e design, assim como corporate e digital ventures.

Compartilhe:
Savoy site
Veja também em Supply Chain
Oracle ajuda clientes a aumentar a eficiência da cadeia de suprimentos global
Supply Chain no agronegócio: combinação de tecnologia e habilidades humanas é fundamental para o futuro do setor
XXI Prêmio Abralog celebra excelência e inovação na logística brasileira
Evoluções em sustentabilidade impactam e alteram entrega de serviços de Supply Chain no Brasil
Armazém da Emergent Cold LatAm em Guarulhos, SP, recebe certificação EDGE Advanced
22º Prêmio NTC Fornecedores do Transporte celebra os principais destaques do segmento

As mais lidas

Nada encontrado