*Por Ana Carolina Jarrouge
Não é novidade para nenhum executivo ou empresário que o ativo mais importante atualmente dentro de uma organização são as pessoas, que podem fazer uma diferença enorme entre ter resultado positivo ou negativo na condução dos negócios. E ainda, há que se considerar o alto custo de aquisição e manutenção deste ativo, razão pela qual se requer dos gestores uma boa dose de paciência e planejamento em técnicas de gestão de pessoas.
No momento, temos diversas ferramentas disponíveis que podem auxiliar as empresas nas dificuldades encontradas no dia a dia com relação ao desempenho dos seus colaboradores, afinal, somos seres humanos e todos passamos por problemas, dificuldades e momentos que impactam na nossa performance.
Nesta seara existem dois serviços que podem auxiliar as empresas e as áreas de recursos humanos, no sentido de recuperar, apoiar, potencializar e identificar possíveis problemas que possam estar afetando o dia a dia das pessoas no trabalho.
O serviço de psicologia é um deles, que pode ajudar as empresas desde o momento da contratação, para fazer análise comportamental e de perfil para cada função específica, até para manutenção corriqueira durante o contrato de trabalho.
Podemos citar aqui algumas situações em que o serviço se faz importante: para o colaborador que passou pela perda de um familiar muito próximo (como um filho ou um dos pais) e isso acabou afetando o trabalho; processos de separação e divórcio de casais; brigas familiares; doenças graves; problemas financeiros inesperados; enfim, são diversas situações que qualquer pessoa pode passar e que interferem no trabalho. Claro que cada um reage de um jeito, mas em muitos casos é necessária a intervenção de um profissional qualificado, como um psicólogo, para ajudar o colaborador, fazendo-o sentir-se apoiado e seguro para que consiga desempenhar suas funções a contento.
Alguns até poderiam simplesmente dizer que a solução seria o desligamento e pronto. Mas será que esta análise fria realmente condiz com o que a sociedade e o mundo atual esperam das empresas e dos líderes? Creio que não. É preciso entender que estamos lidando com pessoas, e que há meios efetivos para recuperá-las de eventuais quedas de desempenho.
O segundo serviço que atua nesse sentido é o de coach. Este é voltado para potencializar o desempenho de uma pessoa ou de uma equipe. Estamos falando de uma orientação profissional direcionada e personalizada, que ajuda cada pessoa a desenvolver autoconhecimento, identificar seus pontos fortes e fracos e traçar metas claras para alcançar objetivos, dentro do que a organização pretende. Entretanto, exige alto grau de comprometimento do colaborador, que precisa estar plenamente envolvido com o processo para obter resultados positivos. A pessoa deve se entregar ao processo e assumir o compromisso com a empresa de que seguirá o planejamento proposto.
Estas duas ferramentas são importantes para área de recursos humanos e para o empresário que acredita que qualquer ser humano pode melhorar a cada dia e que merece sempre uma chance. Este certamente vai longe com seu negócio, formará uma equipe de alta performance e colherá os frutos de uma boa gestão de pessoas através dos sólidos resultados que elas certamente produzirão.
*Ana Carolina Jarrouge é Presidente executiva do SETCESP
Para mais informações, acesse setcesp.org.br/coach