Está entrando em operação mais uma empresa de logística – a IBEX (Fone: 11 3717.0710). Porém, com dois diferenciais.
O primeiro é que a empresa está voltada para o atendimento dos pequenos e médios empreendedores de e-commerce, oferecendo armazenagem, logística e transporte, além de todo o operacional para colocar o pedido nas mãos do cliente no prazo de até 24 horas após o fechamento do negócio no site do cliente da IBEX (Internet Brasil Express). E os produtos podem ser os mais variados, desde os de moda e calçados, até os da linha branca.
O segundo diferencial é que a empresa conta com um estúdio fotográfico próprio, onde os clientes poderão agendar a produção fotográfica dos produtos que estarão sendo divulgados em seus respectivos sites de vendas. Este estúdio tem capacidade para a produção de 48 fotos/hora e pode ser utilizado o fotógrafo do cliente ou o que é mantido pela parceria com a IBEX. “A ideia é ser um parceiro e facilitador dos nossos clientes, agilizando seus processos e garantindo a eles segurança e prazo de entrega, com bom atendimento ao cliente final, unindo tecnologia e inteligência de serviços”, destaca Washington Moura – o Tom –, presidente da empresa.
Estrutura
A IBEX – que, juntamente com a ILOG Brasil, faz parte do holding Golden Slumbers – começa suas atividades em um moderno condomínio logístico localizado em Barueri, SP, contando, inicialmente, com 2.000 m² de área total, três docas, 2.000 posições/paletes e 12.000 prateleiras – ver box. “Estamos prontos para atender de imediato cerca de 82.000 bins posições para armazenagem de roupas e outros 280 bins posições de acessórios, por exemplo”, informa Rafael Martau, diretor comercial da IBEX.
Ele também aponta mais algumas das características nas instalações, como o fato de a mesma contar com postos avançados dos Correios, da JadLog e da Gollog. E que a unidade pode trabalhar com o mínimo de cinco notas/dia, chegando até a 300 ou 400 notas/dia. “Ao absorver a bandeira ILOG Brasil e a sua estrutura, a IBEX já entra em operação com 300 colaboradores, 2.300 cidades atendidas e frota própria de 15 veículos leves, 60 semirreboques e 20 cavalos.”
As perspectivas são tão boas que Martau revela que a empresa já alugou o armazém ao lado, com mais 2.000 m², onde será feito – em um terço das instalações – o cross-
-docking para a Wal-Mart, enquanto o restante será utilizado, também, para a ampliação do atual espaço.
Quanto às estruturas portapaletes, elas também são consideradas um diferencial da empresa: podem se converter em mezanino e vice-versa. Além disto, toda a operação nas instalações é feita 100% sem papel, através do uso de WMS e de código de barras.
ILOG e Golden Slumbers
A ILOG Brasil atua há cinco anos nos segmentos de transporte de cargas e de logística, movimentando mais de R$ 1 bilhão
em mercadorias por ano, e projeta faturar R$ 100 milhões em 2016. “Vamos potencializar recursos e conhecimentos adquiridos nesses anos com a ILOG Brasil, que atende, em transporte e e-commerce de grandes volumes, alguns dos maiores varejistas do país, com a flexibilidade e customização desenhada para uma nova área, que dedicará esforço e inteligência de mercado no atendimento dos pequenos e médios empreendedores”, completa Moura.
E por falar em 2016, o presidente também revela que a meta da empresa é a compra de uma empresa especializada em courrier, e também a atuação com marketplace – uma nova modalidade de comércio online onde, dentro de um único site, várias empresas podem vender seus produtos sem arcar com custos de um e-commerce – ele também é chamado de shopping online ou e-shopping. “Assim, oferecemos mais competitividade à pequena e média empresa de e-commerce, geralmente refém dos custos.”
Por sua vez, a Golden Slumbers é uma empresa com capital 100% nacional e privado, dedicada a diferentes segmentos, como o de saneamento ambiental, serviços especializados de limpeza e operação logística. Emprega cerca de 4.000 colaboradores diretos e tem presença nacional, ancorada nas marcas Sanepav Saneamento, Beta Clean e ILOG Brasil, que agora passa a integrar a bandeira IBEX.
Números da estrutura de armazenagem
- Capacidade em paletes: 2.000 posições/paletes
- Capacidade em prateleiras: 12.000
- Capacidade em equivalente a 82.000 bins posições para armazenagem de roupas
- Capacidade em equivalente a 280 bins posições de armazenagem de acessórios
- Capacidade de armazenagem do armazém – dois módulos: 1.632.960 peças (moda)
- Capacidade de expedição do armazém – dois módulos: 18.000 peças/dia
- Capacidade de expedição do armazém: 396.000 peças/mês
- 24 mesas de check
- Área com controle de temperatura, para cosméticos, por exemplo, de 50 m²
- Área de carga e descarga de material – docas: 200 m²
- Estúdio fotográfico de 25 m²
- Monitoramento por câmaras