A Hitachi apresentou uma versão mais simplificada do trem de teste LO maglev que está sendo desenvolvido para a JR Central, uma das companhias do grupo Japan Railways sendo a principal operadora ferroviária na Chūbu na região central do Japão.
O novo trem de teste terá dois vagões finais e um carro intermediário, e a operadora começar a testar o novo trem na linha de teste de Yamanashi em maio.
Os comboios podem chegar a 500 km/h e poderão ter até 12 vagões, com um comprimento total de 300 metros. Os carros com 28 metros de comprimento acomodam 24 passageiros. Os veículos de liga de alumínio terão 2,9 metros de largura.
A JR Central planeja gastar 3 bilhões de ienes (US $ 27,5 milhões) este ano em testes adicionais, desenvolvendo um sistema de manutenção compatível com a operação comercial, melhorando a tecnologia com objetivo de reduzir os custos de construção, operação e manutenção.
A linha maglev de Chuo Shinkansen está programada para iniciar as operações entre Tóquio Shinagawa e Nagoya até o ano de 2027.
Fonte: Via Trolebus