O consumidor está no supermercado e deseja saber informações variadas dos produtos que está prestes a adquirir. Como? Agora, isso é possível graças ao Inbar, aplicativo desenvolvido pela Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil – http://www.gs1br.org/ -, que faz a leitura de diferentes tipos de códigos de barras pela câmera do smartphone ou tablet. A ferramenta é gratuita e está disponível para download nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.
O aplicativo mobile fornece dados sobre produtos e itens logísticos, a partir da interpretação dos códigos de barras, para os associados GS1, colaboradores e consumidores em geral. O consumidor pode saber sobre a origem de alimentos, por exemplo, como foi produzido, data de validade, processo de embalagem, como recorrer ao fabricante e qualquer outra informação que o produtor incluir. O aplicativo Inbar consegue capturar e interpretar dados dos padrões de códigos EAN-13, GS1 DataBar, GS1 DataMatrix, GS1-128, GS1 QRCode e QRCode.
O objetivo do Inbar é facilitar acesso às informações confiáveis e detalhadas dos produtos e também das empresas aos consumidores. "Utilizar o próprio código de barras EAN-13, sem a necessidade de gerar um QRCode, estimula que mais empresas busquem fornecer, em seus sites, informações e promoções de produtos", destaca o presidente da Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira, ao explicar que nem todas as companhias ainda publicam dados detalhados sobre seus produtos nesta ferramenta. Desta forma, o consumidor encontrará os produtos detalhados apenas das empresas que se dispuserem a fazer uso da tecnologia. Outra vantagem do Inbar é que ele verifica a data de validade dos produtos nos códigos GS1 DataBar.









