O Grupo Volvo anunciou a criação de uma área de negócios para o fortalecimento de soluções em transporte autônomo. Chamada Volvo Autonomous Solutions, ela acelerará o desenvolvimento, comercialização e vendas neste segmento. Além de atender a uma demanda crescente, a nova área permitirá também oferecer novas soluções em setores como mineração, portos e transporte entre centros de logística, complementando os atuais produtos e serviços que a Volvo já tem para estas áreas.
“Com o desenvolvimento global marcado por uma crescente demanda em transportes, estradas cada vez mais congestionadas e grandes mudanças ambientais, a indústria precisa proporcionar soluções cada vez mais seguras, eficientes e com impacto ambiental cada vez menor”, declara Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.
As soluções baseadas em tecnologias de direção autônoma e conectividade são bastante adequadas para aplicações onde existe uma necessidade de movimentar grandes volumes de bens e materiais em rotas pré-definidas, seguindo fluxos repetitivos. Nestas situações, os veículos e máquinas autônomas podem gerar valor para clientes ao contribuir para mais flexibilidade, precisão de entrega e produtividade.
“Com a ampla gama de ofertas do Grupo Volvo e nossa vasta experiência em diferentes aplicações, temos uma oportunidade ímpar para oferecer soluções que atendam necessidades específicas dos clientes. O próximo passo é reunirmos o conhecimento e os recursos em uma nova área de negócios com a responsabilidade de levar soluções em transporte autônomo para níveis ainda mais altos,” diz Lundstedt.
Inovando
O Grupo Volvo já demonstrou uma série de tecnologias diferentes em transporte autônomo. No projeto Electric Site, a manipulação de material em uma mina a céu aberto foi automatizada e eletrificada. O resultado foi um ambiente de trabalho mais seguro e uma redução de quase 40% no custo de operadores, além de um decréscimo de 98% em emissões de dióxido de carbono.
Na mina de Brønnøy Kalk, na Noruega, caminhões Volvo FH autônomos estão transportando calcário em um percurso de cinco quilômetros. Outra iniciativa pioneira é um veículo autônomo, conectado e elétrico – o VERA, que fará parte de uma solução integrada para transportar bens de um centro de logística para um terminal portuário em Gotemburgo, Suécia. No Brasil, sete caminhões Volvo VM Autônomos operam na colheita de cana de açúcar, reduzindo perdas por pisoteio de mudas graças a sua grande precisão de direção.
As soluções autônomas Volvo comporão uma nova área de negócios a partir de 1º de janeiro de 2020, cujos resultados serão reportados como parte do segmento de caminhões.