Grupo Elfa fatura R$ 100 milhões com ferramenta de Inteligência Artificial Generativa para cotação

O Grupo Elfa, uma das maiores redes de serviços logísticos para o setor de saúde, registrou faturamento superior a R$ 100 milhões em oito meses após implementar uma solução inovadora baseada em Inteligência Artificial Generativa (IA) para automatizar o processamento de cotações.

A ferramenta, chamada CotAI, foi desenvolvida internamente com o apoio de parceiros tecnológicos como a AWS, a A3 Data e a FCamara. Ela foi criada para analisar, estruturar e processar pedidos de cotação recebidos via e-mails em diversos formatos, incluindo PDFs, planilhas, imagens e texto, otimizando uma etapa que antes representava gargalo operacional.

Grupo Elfa fatura R$ 100 milhões com ferramenta de Inteligência Artificial Generativa para cotação

IA Generativa aumenta eficiência e reduz tempo gasto nas cotações

A equipe de vendas do Grupo Elfa recebe mensalmente pedidos que somam mais de 800 mil itens. Antes do CotAI, até 50% desses itens não chegavam a ser precificados devido à dificuldade na leitura e inserção manual dos dados no sistema de CRM.

Segundo Rafael Tobara, diretor executivo de Tecnologia, Digital, Inovação e Customer Experience do Grupo Elfa, “Quando percebemos o gap nessa modalidade específica de vendas, buscamos parceiros para desenvolver uma solução robusta que coloca a Inteligência Artificial realmente a serviço da operação, com impacto direto em nosso resultado financeiro.”

O CotAI reduziu em cerca de 40% o tempo gasto pelos vendedores para processar cotações, permitindo maior volume de orçamentos enviados e melhor taxa de conversão.

Parcerias estratégicas e tecnologia AWS na transformação digital

O desenvolvimento dos algoritmos ficou a cargo da A3 Data e FCamara, que utilizaram a plataforma Amazon Web Services (AWS) para estruturar a solução. Cleber Morais, diretor-geral da AWS no Brasil, reforça que “soluções como o CotAI mostram como a IA pode transformar a experiência do cliente e gerar valor real para as operações.”

A ferramenta realiza a extração e interpretação de dados complexos por meio de técnicas avançadas de Processamento de Linguagem Natural (PLN), identificando informações em diferentes formatos e integrando-as ao sistema comercial da empresa com mais de 95% de precisão.

Resultados e perspectivas futuras para a automação logística

Além do aumento no faturamento, o projeto contribuiu para a redução de custos operacionais e maior produtividade do time comercial. Tobara destaca que, apesar do alto nível de automação, “o olhar humano do vendedor, que conhece seu cliente, continua sendo indispensável. Nosso objetivo é potencializar o trabalho do time comercial.”

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Inovação
ID Logistics Brasil lança campus de inovação e plataforma virtual global de soluções logísticas
ID Logistics Brasil lança campus de inovação e plataforma virtual global de soluções logísticas
Ypê adota tecnologia de ponta e transforma sua operação logística com CD automatizado
Ypê adota tecnologia de ponta e transforma sua operação logística com CD automatizado
Pesquisa da SimpliRoute aponta que apenas 30% das empresas usam IA na logística no Brasil
Apenas 30% das empresas usam IA na logística no Brasil, aponta pesquisa da SimpliRoute
Seal Summit 2025
Seal Summit 2025 reunirá, em 20/05, líderes de Carrefour, Mercedes-Benz, Vivo e LinkedIn para debater inovação no supply chain
VLI InovaVLI Open
VLI abre inscrições para o InovaVLI Open e convida startups a transformar a logística integrada no Brasil
Mondelez ColaLOG
Mondelez Brasil lança programa ColaLOG com foco em eficiência na cadeia de suprimentos

As mais lidas

01

Planejamento logístico anual: como alinhar dados, tecnologia e estratégia para um ano mais eficiente
Planejamento logístico anual: como alinhar dados, tecnologia e estratégia para um ano mais eficiente

02

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

03

Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste
Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste