Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Logística e Meio Ambiente 16 de agosto de 2023

Grupo brasileiro recebe certificado internacional de descarbonização na logística do agro

O mercado brasileiro de créditos de carbono segue em crescimento e pode gerar receitas de US$ 120 bilhões até 2030 e suprir 48,7% da demanda global por créditos de carbono.

Em meio a este cenário, o Grupo Agronelli, sediado em Uberaba, MG, através da solução goFlux Carbon Free dá um passo importante em direção à sustentabilidade no agronegócio ao receber o Certificado Internacional de Descarbonização da Logística.

Através da solução goFlux carbonFree, a empresa conseguiu neutralizar as emissões de CO2 decorrentes da movimentação de mais de mil toneladas de gesso agrícola, nesta primeira etapa do processo, tornando sua operação de transporte rodoviário altamente eficiente e amigável ao meio ambiente.

Segundo José Eduardo, gerente de logística da Agronelli, receber o certificado em parceria com o seu cliente, a Usina Cerradão, de Frutal, MG, foi mais um importante passo na jornada de sustentabilidade do grupo. “Há mais de 40 anos realizamos iniciativas ambientais com projetos sociais implantados e que contribuem na preservação da natureza”, diz.

“Estar aliado a parceiros que valorizam o meio ambiente é um sucesso”, reforça Marco Túlio Paolinelli, presidente do Grupo Agronelli e fundador do Instituto Agronelli, destacando a importância da parceria da empresa com a Usina Cerradão e a logtech paulista goFlux, que coordenou a operação.

Segundo a head de novos negócios e inovação da goFlux, Patricia Gagliardi, a Agronelli é uma empresa extremamente preocupada com a produção sustentável e com o posicionamento consolidado no mercado e nas práticas ESG. “É notável o compromisso da empresa, com a mudança de modalidade de transporte e a entrega do produto descarbonizado aos clientes. Isto traz diferencial competitivo para todo o ecossistema”, destaca.

Solução na prática

A GoFlux carbonFree é uma solução lançada há pouco mais de um ano pela logtech goFlux e especificamente projetada para o setor de transporte de cargas rodoviário, com o objetivo de unir a logística à preservação do meio ambiente. Através de projetos de geração de créditos de carbono, provenientes da produção de energia renovável e créditos de florestas, a solução combate as mudanças climáticas, permitindo que as empresas e embarcadores contratem fretes com operações livres de impacto de emissões de CO2. “Este primeiro certificado entregue ao nosso cliente e parceiro, Grupo Agronelli, comprova a importância e a eficiência da plataforma. O desafio agora é desmistificar o setor escalonando a redução da pegada de carbono no transporte de cargas para um número cada vez maior de empresas”, finaliza  Patricia.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal