GRU Airport Cargo fortalece parcerias nacionais e internacionais na Intermodal 2025

O Aeroporto Internacional de São Paulo, sob gestão da GRU Airport Cargo, concluiu sua participação na Intermodal South America 2025 com resultados positivos e perspectivas promissoras para o setor de logística e de transporte de cargas. Durante os dias 22 a 24 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo, o maior aeroporto da América do Sul apresentou melhorias logísticas, estreitou parcerias estratégicas e reforçou o posicionamento como um dos principais hubs logísticos de referência internacional.

Durante o evento, a GRU Airport Cargo apresentou ao público especializado os avanços operacionais e estruturais do Terminal de Cargas (TECA), que em 2024 atingiu um marco histórico: 337,9 mil toneladas movimentadas, o maior volume desde o início da concessão. Desse total, 155,7 mil toneladas foram de importação e 182,2 mil de exportação. O número representa 55% de toda a carga transportada via aérea no país.

Para acompanhar a crescente demanda, a Concessionária investiu em melhorias operacionais ao longo do ano passado. Entre as novidades, estão o reforço no efetivo, duas novas áreas para armazenagem e entrega de cargas secas de importação, um espaço adicional para triagem de cargas em trânsito e novas estruturas para permanência de mercadorias dentro do complexo logístico.

Outro ponto alto da participação da GRU Airport Cargo na Intermodal foi o fortalecimento do relacionamento com parceiros comerciais e operadores logísticos do Brasil e do exterior. Um dos destaques foi o contato institucional com o Aeroporto Internacional de Miami (MIA) — um dos principais hubs de carga da América do Norte.

Para Paulo Souza, diretor de Operações de Cargas da GRU Airport Cargo, a aproximação abre caminho para um intercâmbio mais fluido entre os dois países e novas oportunidades entre os terminais. “Esse diálogo com Miami é estratégico para reforçar as rotas de carga entre América do Sul e América do Norte. Estamos avançando na construção de soluções conjuntas que melhorem a eficiência e a competitividade do transporte aéreo”, diz.

Após a feira, representantes do MIA estenderam a visita ao Brasil para conhecer de perto a operação do Terminal de Cargas de Guarulhos. Durante a visita, os executivos acompanharam a estrutura do complexo logístico, os investimentos recentes em infraestrutura e as soluções adotadas para garantir agilidade no processamento e distribuição das cargas.

“É muito importante para nós, do Aeroporto Internacional de Miami, nos conectarmos com nossos parceiros de negócios aqui no GRU. A operação é impressionante, muito organizada. O Brasil é nosso principal parceiro comercial — estar aqui e vê-los em sua casa é essencial para fortalecer esse relacionamento”, disse John Heffernan, da Divisão de Marketing e Desenvolvimento de Serviços Aéreos do MIA.

A Intermodal 2025, o maior evento para o setor de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, reuniu mais de 550 expositores e milhares de profissionais do setor. “Para nós, o evento foi mais do que uma vitrine. A Intermodal é um espaço consolidado para reafirmar o nosso protagonismo e apontar os próximos voos rumo à inovação e à expansão do complexo logístico de Guarulhos”, completa Souza.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Intermodal
CCR Aeroportos participa da Intermodal e apresenta novo terminal de cargas 100% refrigerado para o setor farmacêutico
Tópico confirma presença na 29ª edição da Intermodal South América
Scan Global Logistics apresenta sua marca ao mercado brasileiro pela primeira vez na Intermodal South America
Grupo Protege apresenta o Carga Segura na Intermodal South America 2025
DP World destaca soluções logísticas integradas e expansão no Brasil durante Intermodal 2025
APM Terminals marca presença na Intermodal 2025

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg