Com previsão de abertura de mais de 300 lojas até 2016, grupo se estrutura para acelerar expansão do modelo de proximidade
Em linha com a estratégia de expansão dos modelos de lojas de proximidade, o GPA inaugura na marginal Tietê, em São Paulo, o seu primeiro Centro de Distribuição (CD) exclusivo para abastecimento do Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar. A empresa já opera mais de 210 lojas nesse formato, com área média de 300 m² e cerca de cinco check-outs.
O novo Centro de Distribuição foi planejado com capacidade para a expansão prevista pela empresa para esse modelo nos próximos anos. “O GPA vem investindo na expansão de todos os modelos de negócio. Um dos destaques é o formato de lojas de proximidade. Fizemos um estudo detalhado das necessidades desse modelo e criamos rotinas e processos específicos para atender essa demanda, o que inclui a melhoria e investimentos logísticos para suportar nossa estratégia de crescimento”, afirma Peter Estermann, VP de Logística do GPA.
Com investimento de 38 milhões, o novo CD tem 56 mil m² – sendo 46 mil m² de área útil – e está estrategicamente localizado na Marginal Tietê. Somente em 2014, a empresa já abriu 56 lojas de proximidade e deve encerrar o ano com 103 novas unidades inauguradas nesse ano, totalizando mais de 250 pontos de venda.
“Os planos de eficiência operacional e o aumento de competitividade dos formatos Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar se baseiam em um modelo de expansão rápido e sustentável. O novo CD chega para possibilitar uma operação 100% ajustada ao formato, com ganhos de eficiência em toda a cadeia de suprimentos que vai desde o recebimento de mercadoria do fornecedor, passando pela armazenagem, picking/expedição, até o fluxo de processos internos na loja”, ressalta Renato Giarola, diretor executivo de operações para o modelo de proximidade.
Para definição da estrutura, localização, processos de armazenagem e distribuição dos produtos, a área logística avaliou o plano de expansão desse formato, associado ao modelo de entrega que melhor pudesse atender às necessidades das lojas, com forte presença em áreas centrais urbanas, e sujeitas às restrições de entregas. Além disso, são unidades com áreas reduzidas de docas e depósitos. Segundo Marcelo Arantes, diretor de logística do GPA, “a criação de um CD exclusivo, desenhado especialmente para atender às demandas desse modelo, traz um novo padrão logístico para esse negócio, focado na centralização, e deve resultar em ganhos significativos no processo de abastecimento e eficiência dessas unidades”.
Entre as melhorias, destacam-se:
– Ruptura: A operação exclusiva inclui a definição de expedição e rotas especialmente desenhadas para esse modelo, com volumes e horários que respeitam a lei de zoneamento, ao mesmo tempo em que permite maior frequência e customização do processo. Com entregas diárias, a expectativa é que essa operação gere ganhos superiores a 30% nos níveis de ruptura verificados nas lojas, que devem ficar ao redor de 1,5%;
– Descarga: para melhor adequação ao modelo de proximidade, caracterizados por alta eficiência operacional, estoque e áreas de descarga limitadas, as cargas destinadas às lojas já serão previamente fracionadas no processo de expedição, com os volumes perfeitamente adequados às necessidades de reposição e capacidade dos caminhões, promovendo melhor aproveitamento e reduzindo o numero de viagens. Hoje esse processo é feito com1000 itens, com a nova Central de Distribuição, esse volume aumentará para 3.000 produtos.
– Eficiência: entre as tecnologias utilizadas, vale destacar o ‘Picking by voice’, sistema de controle de estoque por voz que torna os processos ainda mais precisos, gera aumento de produtividade e eficiência. Com o CD exclusivo, haverá um aumento de 25% de produtividade, além de gerar uma redução no custo de armazenagem.
“O modelo de proximidade tem características bastante específicas e que exigem um time dedicado que possa promover uma experiência ainda melhor para os nossos clientes, ao mesmo tempo em que alavanca ganhos operacionais e sustente o plano de crescimento da Companhia. Para isso, estamos promovendo melhorias na estrutura de back office,”, destaca Giarola.
O CD iniciou sua operação neste mês atendendo a dez lojas. A previsão é que até o final de novembro já esteja atendendo a todas as lojas do modelo em todo o Estado.
Expansão
O modelo de proximidade é destaque no plano de expansão do GPA a previsão é que mais de 300 unidades sejam abertas até o final de 2016 com as marcas Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar. Atualmente, já são mais de 210 lojas localizadas em São Paulo, Grande São Paulo, Grande ABC, baixada santista, além de Campinas e Sorocaba.
Estudo GFK
Lojas de um a quatro check-outs apresentaram forte crescimento nos últimos anos, segundo o 4º Estudo Mercado de Vizinhança, elaborado pela GfK Brasil. Em 2013, o nicho que compreende lojas com um a quatro check-outs registrou aumento de 3,1% no volume comercializado. Fatores como proximidade e conveniência são associados ao desempenho satisfatório dos mercados de vizinhança, segundo o estudo. Segundo o levantamento, a receita nominal do pequeno varejo cresceu 20% no ano passado.









