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Goodyear e TNO apresentam tecnologia avançada para aumentar a proteção nos sistemas de segurança veicular em condições climáticas adversas

A Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, em parceria com a empresa holandesa TNO, anunciou um avanço significativo nos sistemas de segurança veicular, durante a CES 2025, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas, nos EUA, agora em janeiro. A integração da tecnologia de inteligência em pneus com o sistema de Frenagem Automática de Emergência (AEB, na sigla em inglês) demonstrou seu potencial para minimizar acidentes, especialmente em condições climáticas adversas.

Aproveitando o sucesso da integração da inteligência em pneus aos sistemas de freios ABS, apresentada na CES 2024 pela Goodyear e pela TNO, o projeto anunciado este ano destaca a importância do monitoramento de dados dos pneus no avanço dos sistemas de segurança automotiva.

Tecnologia apresentada na CES 2025 antecipa conceitos de segurança veicular |
Divulgação

O sistema de frenagem automática de emergência (AEB), projetado para prevenir ou reduzir colisões ao parar automaticamente um veículo quando detecta risco de colisão, é um componente-chave na indústria automotiva. Enquanto os sistemas atuais são ajustados para superfícies de alta fricção, como asfalto seco, o sistema Goodyear SightLine pode ajudar o AEB a funcionar de forma eficaz em uma gama mais ampla de ambientes de condução, incluindo superfícies de baixa fricção, como estradas molhadas ou com gelo. Por meio do contato com a estrada, a inteligência dos pneus podem fornecer ao AEB informações mais detalhadas sobre as condições reais dos pneus e da estrada, permitindo decisões mais inteligentes e precisas.

“A segurança é um pilar fundamental do compromisso da Goodyear com a inovação”, disse Chris Helsel, Vice-presidente Sênior e Diretor de Tecnologia da Goodyear. “Ao fornecer informações críticas sobre as condições dos pneus e da estrada aos sistemas AEB, estamos ajudando os fabricantes de equipamentos originais e seus clientes a avançar significativamente em segurança. Essa tecnologia não apenas atende à Norma Federal de Segurança de Veículos Motorizados imposta pela National Highway Traffic Safety Administration – NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos) para 2029, mas também desempenhará um papel crucial na condução automatizada, oferecendo uma solução de segurança abrangente em todos os momentos”.

Testes recentes em estradas molhadas indicam que um sistema AEB aprimorado, que incorpora a tecnologia Goodyear SightLine, tem o potencial de mitigar impactos em velocidades de até 80 km/h ao ativar a frenagem mais cedo. De maneira geral, a integração do AEB com os dados das condições dos pneus e da estrada fornecidos pelo SightLine ajuda a garantir um maior desempenho em diversos cenários.

“A TNO está dedicada a melhorar a segurança, eficiência e sustentabilidade dos veículos”, disse Martijn Stamm, Diretor de Marketing da Unidade de Mobilidade e Ambiente Construído da TNO. “Nossa colaboração com a Goodyear tem como objetivo prever a distância de frenagem de um veículo em mais condições, como asfalto seco e molhado, além de ativar o AEB oportunamente para reduzir acidentes e, em última instância, salvar vidas. Esse conhecimento é um fator-chave para a introdução segura de níveis mais altos de automação.”

Esse avanço posiciona a Goodyear e seus parceiros como líderes na entrega de soluções de segurança avançadas para atender e superar os requisitos regulatórios. À medida que os principais fabricantes de equipamentos originais e fornecedores se preparam para o mandato de AEB de 2029, a integração do SightLine pode oferecer uma vantagem competitiva na corrida por construir veículos mais seguros e inteligentes.

O sistema AEB atua na condução automatizada e oferece soluções de segurança |
Divulgação

Goodyear do Brasil

A Goodyear é fabricante global de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões, ônibus e pneus para aviação. Com 68 mil colaboradores, 53 fábricas em 20 países ao redor do mundo. A companhia está no Brasil há mais de 100 anos, onde possui duas unidades industriais, sendo uma em Americana (SP), dedicada à fabricação de pneus, e outra em Santa Bárbara d’Oeste (SP), destinada à produção de materiais de recapagem para pneus de caminhões e ônibus, e de recauchutagem para pneus de aviação. A operação brasileira ainda conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o território nacional. A empresa também é conhecida por seus centros de inovação em Akron e Colmar-Berg, Luxemburgo, que buscam desenvolver produtos e serviços de última geração.

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