Mariana Mirrha
"Trabalhamos com sentimentos. As pessoas costumam comprar de forma emergencial e esperam um atendimento eficaz e entrega rápida.” Ligar o conceito de sentimento ao de logística pode soar estranho no mercado, mas essa sensação cai por terra quando estamos falando de uma companhia on-line de venda de flores e outros presentes. Com comercialização impulsionada por datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e aniversários, a loja virtual Giuliana Flores (Fone: 11 3383.1730) precisa estar sempre atualizada e com as entregas em dia, seguindo os horários determinados pelos clientes, já que ao quebrar essa organização e deixar que a entrega chegue atrasada, perde-se o sentido do presente.
Com todos os pedidos saindo de uma única central para mais de 5 mil cidades brasileiras, em parceria com os Correios e grandes transportadoras, a companhia investiu em tecnologia para auxiliar a logística das entregas. A solução escolhida foi o AirClic, fabricado por uma companhia americana com o mesmo nome, que traça a rota para entrega de pedidos. A solução foi adquirida para as operações realizadas apenas na região da Grande São Paulo, já que para outras regiões, as entregas são feitas via Correios, com estrutura logística própria.
Juliano Souza, diretor de marketing, explica que a solução automatiza os serviços, deixando-os mais precisos e dando mais recursos para auxiliar tanto o motorista quanto o cliente na hora da entrega. “A solução irá separar os pedidos por região, traçando as rotas dos motoristas de forma mais precisa. Os motoristas, então, terão um aparelho de monitoramento que permitirá ao setor de logística localizá-los em qualquer lugar. Por meio da solução, os motoristas terão dados do trânsito em tempo real e outros recursos na hora da entrega, como registros de fotografias, data e horário de quando estiveram no local da entrega. Eles também poderão confirmar a entrega, por meio de dispositivo móvel, e automaticamente permitir que o sistema informe ao cliente sobre o fato, por e-mail e SMS. A confirmação por meio desse aparelho, feita pelo motorista, fará a baixa automática no sistema da empresa”, explica Souza.
Antes feita manualmente, a operação precisava de colaboradores que ficassem encarregados em separar os pedidos por região de entrega, outros que atuassem na ligação para os motoristas e que atualizassem, durante todo o dia, as entregas feitas. Hoje, todo trabalho é automatizado e estes colaboradores foram reposicionados na empresa.
“Quem compra em nosso site fica muito ansioso, querendo saber tudo sobre a entrega. Com esta solução, deixamos as informações mais transparentes e rápidas para o cliente. Para a empresa, hoje é possível utilizar o tempo antes gasto para separar pedidos por rota no implemento de melhorias de entrega. Trabalhamos com produtos perecíveis e precisamos de muita qualidade neste serviço, pois a impressão da marca fica na hora em que o cliente recebe o pedido. Acreditamos que, com esta ferramenta, poderemos dedicar mais tempo às melhorias nos produtos, embalagens e nas entregas. O cliente também se sentirá mais seguro, pois saberá o status de seu pedido praticamente em tempo real”, continua Souza. O software atua em 100% das operações desde meados de agosto último para atender aos possíveis pedidos dos cerca de 280 mil visitantes únicos por mês que a loja virtual recebe.









