O Giassi Supermercados, rede varejista com sede em Içara (SC) e faturamento de R$ 4,1 bilhões, passou a utilizar inteligência artificial (IA) para otimizar sua operação logística. Desde 2023, a rede conta com o sistema da plataforma Envoy, que utiliza IA para roteirização, rastreamento em tempo real e análise de desempenho logístico.
A adoção da ferramenta marca um novo momento nas entregas da rede, que busca mais eficiência e visibilidade operacional. A Envoy é um sistema SaaS (Software as a Service) voltado ao setor logístico e, segundo a empresa, moldado por demandas práticas do dia a dia. Por meio da IA, permite automatizar rotas e gerar dashboards com indicadores estratégicos, como desempenho de lojas e cumprimento de prazos (SLA).

Rastreamento em tempo real e roteirização com inteligência artificial
Com a integração do sistema, o Giassi passou a operar com rastreabilidade em tempo real dos pedidos, controle da frota e acompanhamento da localização de motoristas. Para o gerente de Logística, José Roberto Sampaio, o sistema agrega valor ao serviço prestado ao cliente.
“Estávamos pesquisando várias plataformas de delivery e vimos na Envoy uma expertise para a última milha, que era o nosso objetivo. Queríamos transformar a entrega das compras do cliente em um serviço que agregasse valor à compra, de forma assertiva, econômica e pontual.”
O uso da inteligência artificial também permite ao varejista tomar decisões com base em dados sobre incidência de entregas em determinadas áreas, facilitando ajustes estratégicos de atendimento.
Envoy: funcionalidades integradas para controle logístico
A plataforma Envoy oferece recursos como aplicativo para entregadores, torre de controle, canal de comunicação em tempo real e dashboard para embarcadores. O sistema é adaptável a diversos segmentos, incluindo supermercados, transportadoras, farmácias e magazines.
No caso do Giassi, o sistema está integrado ao varejo com funcionalidades como separação de pedidos, emissão de notas fiscais e comunicação direta entre equipe, clientes e entregadores. Esses recursos visam aumentar a confiabilidade e reduzir falhas operacionais.
Segundo o cofundador da Envoy, Vinícius Pessin, a proposta é usar a tecnologia para resolver gargalos estruturais da logística brasileira. “Construímos a Envoy para redefinir o que é possível na logística, enfrentando os desafios mais complexos com soluções inteligentes e escaláveis. Com a Envoy, o Giassi não apenas ampliou sua capacidade de entrega, mas também elevou o nível de conveniência para seus clientes de forma significativa.”









