A GE Transportation vai passar a produzir no Brasil locomotivas de grande porte de corrente alternada. Para tal, irá transferir tecnologia para a fábrica de Minas Gerais, além de fazer novos investimentos no Centro de Excelência de Engenharia, criado pela GE em Contagem.
De acordo com a empresa, as locomotivas da GE de corrente alternada representam o que há de mais avançado no setor de transportes ferroviários. Com rendimento muito superior em comparação às locomotivas de corrente contínua, as locomotivas com tecnologia de corrente alternada vão contribuir para o aumento da produtividade do transporte ferroviário no Brasil, já que em uma aplicação padrão permite a substituição de 4 locomotivas por 3 na composição de um trem.
“Nosso plano é ter um centro de excelência global de locomotivas aqui em Minas Gerais. A transferência desta tecnologia de corrente alternada é um importante passo nesse sentido”, diz Rafael Santana, presidente da divisão da GE Transportation na América Latina.
A MRS Logística receberá a primeira locomotiva AC44 produzida no Brasil. Para a produção dessas locomotivas no país foi fundamental o apoio dos Governos Federal e Estadual, em especial do vice-governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, que estará presente na fábrica de Contagem-MG para acompanhar o início do programa de produção.
“O apoio dos Governos Federal e Estadual foram fundamentais para a equalização tributária dessas locomotivas e o financiamento do BNDES trará mais competitividade para nossa fabricação nacional de locomotivas”, diz Fabio Schettino, Diretor Financeiro da GE Transportation na America Latina.
Atualmente a fábrica de Contagem pode produzir ou revisar até 150 locomotivas por ano. Em 2007, foram fabricadas 30 locomotivas de pequeno e médio porte em Contagem, parte delas exportadas para África do Sul, Colômbia e Jordânia. Com a nova linha de produção, outros mercados serão atendidos, tais como Oriente Médio, Austrália e África.









