Uma associação entre os grupos GB Armazéns, do Rio de Janeiro, e Pangea, de Juiz de Fora, está construindo, no início do trecho fluminense da rodovia BR-040 (Rio-Belo Horizonte-Brasília), um gigantesco condomínio de armazéns de cargas que, segundo Gilberto Buffara, presidente da GB, é "o maior condomínio de logística em construção na América do Sul". Com 400 mil m2 de área coberta quando estiver concluído, em 2012, o Cargo Park está orçado em R$ 400 milhões e inclui um terminal portuário para barcaças na embocadura do hoje degradado rio Irajá, que deságua na Baía de Guanabara.
O complexo, que já tem o primeiro armazém, de um total de 11, praticamente pronto (20 mil m2), inclui também um viaduto para transpor a Linha Vermelha, uma das principais vias de acesso ao Rio de Janeiro, que corta o terreno do condomínio. Segundo Buffara, até fevereiro de 2011 já estarão prontos para locação 80 mil m2 de armazéns. Construídos em sistema modular, cada armazém pode ser ampliado de acordo com a demanda, obedecendo ao limite máximo de metragem de cada um. O primeiro deles, de acordo com o empresário, já está 100% alocado.
Buffara conta que o condomínio de armazéns será construído com recursos próprios dos sócios e, possivelmente, com financiamento do BNDES, ainda em fase de análise.
Fonte: Valor Econômico/Chico Santos | Do Rio









