Agilidade, respeito ao meio ambiente, ao colaborador, ao fornecedor e ao cliente, garantia, qualidade, melhoria contínua, evolução. Todas estas características raras de serem encontradas em um fabricante de baterias podem ser constatadas na Newpower Sistemas de Energia, fabricante das baterias Fulguris.
Em primeiro lugar, vale destacar que a empresa está mudando para uma nova planta fabril, com mais de 40.000 m2 de área, contando com 365 funcionários, estações de tratamento de efluentes e de resíduos, dois laboratórios – um químico e um elétrico –, máquinas de última geração e as mais modernas do mundo. Esta nova instalação já está sendo considerada a maior da América do Sul em termos de produção de baterias industriais.
DIVERSIDADE
Marco Antonio Vac Junior, diretor da Fulguris, explica que a empresa é fabricante de baterias industriais, e que, portanto, não se dedica apenas à produção de baterias tracionárias para empilhadeiras, paleteiras e rebocadores. “Também fabricamos baterias estacionárias para o setor de telecomunicações, usinas hidroelétricas e outras aplicações, além de baterias especiais para trens do Metrô, sistemas de emergências, locomotivas elétricas e para partida de locomotivas a diesel, sinalização marítima, sistemas de incêndio e iluminação de emergência, entre outras”.
O diretor também conta que a empresa está no mercado há 45 anos, tendo sido fundada sob o comando de seu avô, José Vac. “Ela nasceu fabricando baterias automotivas, e logo se tornou um sucesso”, explica Marco Antonio.
Mais adiante, já sob o comando de seu pai, Marco Antonio Vac, a Fulguris manteve um crescimento contínuo, apesar dos sucessivos planos econômicos que sempre dificultaram a vida do empresário brasileiro. “O meu pai é um profissional bastante inteligente e, em 1975, com uma visão futurista, transformou aquela fábrica de baterias automotivas em uma fábrica de baterias industriais. Naquela época, começou a haver a concorrência das grandes empresas multinacionais na área de baterias automotivas, e também a proliferação de pequenas empresas, sem garantia de qualidade, que ofereciam as baterias na informalidade. Assim, diante de um mercado incerto à época, meu pai decidiu partir para a fabricação de baterias industriais”.
A esta decisão seguiu-se um período de sucesso e prosperidade e, em 2003, Marco Antonio Vac Junior assumiu o comando da companhia. “Daquela época para cá, partimos para a modernização das instalações – que culminou com a nova fábrica –, a consolidação da marca e o aprimoramento da gestão dos negócios, o que nos levou à condição de líder absoluto no mercado de baterias tracionárias. Tanto que já recebemos um prêmio como fornecedor da Nacco e acabamos de fechar um grande contrato de OEM – Original Equipment Manufacturer para o grupo ESA, com as marcas Linde e Still. Ou seja, dada a nossa inquestionável qualidade, nos tornamos líderes e referência no mercado nacional e, portanto, temos condições de estabelecer parcerias muito competitivas com os nossos clientes”, diz o diretor da Fulguris.
VANTAGENS COMPETITIVAS
Quando assumiu a direção, Marco Antonio tratou de identificar os pontos fortes da empresa para trabalhar na melhora contínua. E conseguiu destacar as grandes vantagens competitivas dela.
A primeira é a qualidade dos funcionários. Por quê? O diretor conta que, ao contrário do que acontece em outras empresas do setor, na Fulguris não há perda de funcionários, os quais passam por constantes reciclagens e qualificação, e também são tratados com todo o respeito. “Temos profissionais em várias atividades com até 30 anos de empresa. Isto é um ponto forte da organização, já que cada um sabe quais são as expectativas dos clientes e trabalha com base em resultados”, conta.
Para o diretor, o sucesso da empresa também está baseado no fato de reunir um quadro de executivos na parte técnica, comercial e administrativa com longo tempo de atuação no mercado e altamente capacitados.
Ainda em termos de ambiente de trabalho, o mantido na Fulguris, ainda segundo Marco Antonio, é saudável, buscando valorizar o tratamento humano e a sinergia necessária para o bom desenvolvimento da organização. “Temos um ambiente divertido, mas profissional, e lidamos bem com o setor humano. Também realizamos treinamentos internos e oferecemos cursos externos para os nossos clientes e fornecedores, para que tenham a melhor produtividade”, completa.
Outro ponto forte é a qualidade. “Os produtos concorrentes foram sendo barateados para atender às expectativas dos acionistas, e não dos clientes, o inverso do que ocorre na Fulguris, onde buscamos atender às expectativas dos clientes com produtos de qualidade e de longa vida útil. Vale lembrar que também somos certificados na ISO 9001 e que nossas baterias tracionárias têm uma duração média de seis anos, contra, no máximo, quatro anos das outras. As baterias Fulguris também oferecem mais horas de trabalho/dia que a média dos concorrentes.”
Marco Antonio destaca, ainda, que o dinamismo é outra característica da empresa. “Temos uma equipe de profissionais técnicos bastante competentes e rápidos para atender às exigências do mercado. A Fulguris consegue inovar e criar ambiente de satisfação junto aos clientes, e mais: tenta exceder as expectativas de todos que estão na cadeia do processo produtivo, ou seja, o colaborador, o fornecedor e o cliente.”
Resumindo, o diretor explica que, como diferencial da Fulguris para se tornar uma referência no mercado, procura cuidar bem dos seus profissionais e, em troca, pede que estes valorizem os seus clientes, fornecedores e produtos que fabricam.
Neste contexto, vale ser destacado o aspecto do pós-vendas, onde a empresa é bastante forte. “Enquanto a concorrência desenvolve produtos mais fracos e não atende quando o cliente precisa, oferecemos produtos mais fortes e fazemos tudo pelo cliente”, diz ele.
Marco Antonio lembra que qualquer empresa pode enfrentar problemas em seus produtos e que a Fulguris não mede custos para solucioná-los. Ou seja, executa atendimentos em garantia, de forma rápida, não abandonando o cliente a sua sorte, “que é uma prática comum no setor, abandonar o cliente no pós-venda, num raciocínio que parece claro, porém errado: a ausência de assistência leva a um mau uso do produto, à sua morte prematura e à compra de novo produto. Ao contrário disso, ensinamos como usar melhor a bateria e como obter uma vida útil maior. Dessa maneira, mostramos que nossas baterias são mais duráveis e confiáveis”, completa.
Ainda em termos de diferencial, a Fulguris produz toda a matéria-prima utilizada na fabricação das baterias, inclusive faz a extração e o processamento do chumbo e a sua reciclagem, atendendo à demanda legal para a retirada de produtos perigosos do mercado e poupando a extração desnecessária dos mesmos.
COM A PALAVRA, ALGUNS CLIENTES DA FULGURIS.
“Com a Fulguris encontramos qualidade, pontualidade e bons preços. Se todos os nossos fornecedores fossem assim, estaríamos no céu.”
Flávio Canal – Diretor Kontatec Sistemas Elétricos
“Conhecemos a Fulguris e sua historia há mais de 30 anos, e acompanhamos sua progressão no mercado. Identificamos coisas que muito se assemelham ao perfil da Matrac, ou seja, qualidade, seriedade e crescimento, entre outras, que acabaram unindo nossas empresas há três anos, nos quais trilhamos até o momento uma parceria de sucesso. O Marco Antonio mais uma vez nos surpreende com o espírito empreendedor e se lança em um novo desafio que é a nova fábrica, a qual, com certeza, já é objeto de orgulho para todos nós, o que confirma mais uma vez nossa decisão acertada em trabalhar de mãos dadas com o maior fabricante de baterias tracionárias do Brasil.”
Edmilson dos Anjos – Diretor – Matrac
“Desde o início de 2006, a ESA (Still e Linde) estava selecionando fabricantes de acessóri









