Foton anuncia entrada no mercado brasileiro de caminhões

12/12/2011

A Foton Aumark do Brasil (Fone: 11 4595.7160), representante da marca chinesa Foton no país, anunciou a entrada no mercado nacional com a linha de veículos comerciais leves nos modelos 1031, de até 3,5 toneladas, o 1051, para cargas até 6,5 toneladas, e o modelo 1089, para até 8,5 toneladas. A empresa brasileira cuidará de toda a importação e distribuição dos caminhões, além do serviço de revisões e manutenções, do fornecimento de autopeças e de todos os serviços de pós-vendas.
O primeiro contato com a montadora chinesa surgiu em 2009 e, em 2 anos, as empresas conseguiram fechar uma parceria, com investimento de R$ 30 milhões. “Entre nosso primeiro contato com os chineses, em 2009, até o lançamento das nossas três concessionárias, no início de 2012, passando pelos processos de homologação, importação, contratação e treinamento da equipe, teremos acumulados um investimento de cerca de R$ 30 milhões”, afirma Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Foton Aumark do Brasil. A primeira concessionária fica em Várzea Paulista, SP, onde também está instalada a sede da empresa. As outras duas concessionárias serão instaladas em Guarulhos e na Anchieta, também em São Paulo.

A empresa espera atingir objetivos ousados, como vender 200 caminhões até o fim do ano e fechar 2012 com cerca de 2 mil caminhões vendidos, todos os veículos sendo descarregados no Porto de Vitória, ES. Outro investimento em curto prazo é dominar 15% do mercado de caminhões leves até 2015 e chegar à marca de 80 lojas no começo de 2016.

Uma das barreiras que pode impedir tais objetivos é o IPI de 30% sobre veículos importados. O presidente da empresa diz ter pensamentos otimistas sobre a flexibilização da medida, alegando que o governo quis incentivar a produção nacional, mas ela não é suficiente para manter o mercado.

Mendonça de Barros comenta que o Governo precisa dar um tempo para as montadoras internacionais consigam estabelecer a meta de ter o índice de 60% de nacionalização dos veículos. Uma das primeiras dificuldades que as montadoras estrangeiras terão será para obter um parceiro financeiro para auxiliar nas compras dos veículos, já que o Finame – Financiamento de Máquinas e Equipamentos só pode ser usado por montadoras que atingem o índice.

 

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