Florarte atinge 98% de pontualidade nas entregas e reduz custos operacionais com soluções de transporte e logísticas da Jamef

23/10/2024

Após passar por desafios operacionais e logísticos com seus fornecedores, a Florarte, empresa especializada em plantas permanentes e itens para a casa, viu sua taxa de pontualidade nas entregas evoluir de 86% para 98%, além de ter reduzido custos operacionais e sinistros e aprimorado o atendimento ao cliente. Os números expressivos são frutos de uma parceria estratégica iniciada em 2023 com a Jamef, uma das maiores empresas de soluções logísticas e transportes de encomendas no Brasil, que implementou medidas personalizadas e flexíveis, com operação eficiente para evitar acúmulo de estoque nos clientes.

O mercado brasileiro de artigos para casa e decoração está em plena expansão. Segundo dados da ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidade Domésticas, Festas, Flores e Têxtil), o setor movimentou R$ 96,3 bilhões na economia brasileira em 2022, um crescimento anual de 6,1% desde 2019. Sendo mais 238 mil pontos de venda, as regiões Sul e Sudeste concentram 7,2% dessas lojas, enquanto a região Nordeste é responsável por 17,8%. Em um mercado altamente competitivo, a eficiência logística se torna um diferencial para transformar desafios em oportunidades e fortalecer os negócios.

Durante datas sazonais, como Natal, Dia das mães, Finados, Páscoa e Halloween, o desafio é ainda maior, visto que o setor apresenta aumento significativo na demanda. Essas épocas do ano são responsáveis por uma grande parte do faturamento anual das empresas que atuam nesse segmento, que devem evitar rupturas no abastecimento para garantir assertividade nas entregas de seus produtos em todo o país.

“Em um mercado que não para de crescer e se diversificar, a nossa prioridade é garantir que cada entrega seja excelente, assim como os produtos que oferecemos. Por isso, escolhemos a Jamef, uma empresa que reúne tradição, segurança e qualidades no atendimento, para ser uma de nossas parceiras. Estamos comprometidos em juntos, transformar possíveis desafios em oportunidades para superar as expectativas dos nossos clientes”, afirma Iuri Dalcum, Diretor de Operações da Florarte.

Eficiência em foco

Fundada em 1992, a Florarte evoluiu de uma empresa de plantas permanentes para um player significativo no mercado de decoração e utilidades domésticas, atendendo a um público diversificado em todo o território nacional. Hoje, a empresa oferece linhas com design exclusivo nos segmentos de objetos decorativos, plantas permanentes, utilidades domésticas, produtos de Natal, Páscoa, Halloween e Festa Junina.

Com sede em Recife e presença nacional que abrange mais de 1.900 cidades, tendo 50% de participação no Sudeste, 18% no Sul, 18% no Nordeste, 10% no Centro-Oeste e 4% no Norte do país, a empresa, que realiza envios diários com distribuição fracionada B2B e entregas last mile para as três maiores regiões, estava em busca de uma parceria que pudesse lidar com o aumento de sua demanda e distribuição em todo o território brasileiro.

“A nossa experiência, tratamento diferenciado com todos os produtos transportados e capacidade de adaptação às necessidades específicas da Florarte foram essenciais para garantir que eles pudessem atender com eficiência às demandas dos seus clientes, que estão por todo o país. Prezamos pela segurança e qualidade dos nossos serviços e, neste caso, não poderia ser diferente”, explica Ronny Victor, Gerente nas filiais RN, PB, PE e AL da Jamef.

Novas oportunidades de mercado

Com o crescimento que a Florarte planeja, é importante contar com entrepostos da Jamef em regiões estratégicas, como Sul e Sudeste, para manter a agilidade das operações. “Queremos expandir de forma orgânica e, para isso, temos que embarcar regionalmente as nossas cargas a partir de uma logística mais centralizada em Recife que se ramifica para outras regiões com todo o apoio da Jamef”, explica Iuri.

A parceria com a Jamef tem sido fundamental para a Florarte, não apenas no gerenciamento da demanda crescente, mas na exploração de novas oportunidades de mercado. Agora, a empresa pode realizar entregas específicas e especiais que antes não eram viáveis, como em shoppings e grandes varejistas, além de entregas agendadas.

A Florarte também tem investido em datas sazonais emergentes no Brasil, como o Halloween: uma pesquisa da Nuvemshop aponta aumento de 29% de produtos comercializados de PMEs online durante a data comemorativa em 2023 frente ao mesmo período em 2022; no Google Trends, o interesse de busca pelo termo cresceu 84% entre 2006 e 2022, portanto, responder rapidamente a tendências como essas é um diferencial importante em um mercado competitivo.

“Essa capacidade de lidar com a demanda crescente e expandir para novas oportunidades de mercado depende fortemente de um parceiro logístico confiável e adaptável. Estamos entusiasmados com o impacto positivo que nossos serviços têm proporcionado à Florarte e ansiosos para continuar a apoiá-los em seu crescimento”, conclui Ronny.

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savoy
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