Flora amplia agilidade e eficiência logística

14/09/2022

Orientada pela máxima de melhoria contínua, a Flora, indústria nacional de bens de consumo detentora de marcas como Francis, Minuano e Neutrox, desenvolveu o Programa de Qualidade em Transportes (PQT), que tem como objetivo aprimorar o nível de serviço e produtividade em toda a cadeia logística, com foco na excelência em distribuição de produtos. A iniciativa é uma colaboração entre a indústria e transportadoras parceiras, que integra a estratégia da companhia de construir parcerias duradouras e de qualidade com importantes players do segmento.

De acordo com Adriana Delfino, gerente nacional de logística da Flora, neste ano, o Programa foi ampliado e contará também com fornecedores de cabotagem (movimentação de cargas entre portos de um mesmo país) entre os participantes. “Estamos enfrentando um momento bem desafiador no que tange a custos logísticos. Como medida e já projetando uma redução nos custos, trouxemos nosso parceiro de cabotagem para participar do Programa. Essa alternativa de transporte tem custos aproximadamente 30% menores do que o rodoviário”, pontua. “Com o acompanhamento e engajamento do Programa, tivemos uma evolução de 170% no volume de embarques durante 2021 e, em 2022, já tivemos um aumento do modal em 52%”, explica a gerente de logística.

Só no ano passado, quando o PQT foi implementado, 38 transportadoras participaram e, em 2022, este número aumentou para 48. Anualmente, a iniciativa certifica os transportadores participantes e premia os destaques em performance. Os principais pilares e métricas de avaliação ocorrem em quatro frentes – No Show, Entrega no Prazo, Gestão de Informações e Devolução.

Além disso, o Programa é fundamental para a construção de parcerias duradouras, tão importantes para aumentar a eficiência e consistência. “Em 2021, tivemos uma fidelização e retenção de 62% dos transportadores, que alcançaram o nível de excelência no primeiro ciclo do Programa”. Segundo Adriana, isso foi determinante para a ampliação do número de participantes em 2022, o que também revela a expressividade da Flora no mercado, ao trazer mais transportadores qualificados para seu lado.

O engajamento e reconhecimento do Programa, especialmente pela premiação, impulsionou mais dedicação e uma competitividade saudável entre todos os transportadores. A Transportadora RENOVA, por exemplo, atingiu o percentual máximo no ano passado, dedicando um colaborador exclusivamente para acompanhar o processo da Flora. “Em logística, a colaboração é fundamental para o sucesso, por isso o PQT é uma iniciativa tão bem-sucedida que só tende a crescer ano a ano”, finaliza Adriana Delfino.

O Programa dá suporte, ainda, ao crescimento contínuo das operações logísticas da companhia. Somente em 2021, os produtos das doze marcas comerciais da Flora foram levados para quase 2 mil pontos de entrega de 776 cidades do país. No total, foram transportadas mais de 250 mil toneladas de mercadorias.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Logweb deseja boas festas a todos e retorna às atividades em 5/1
Logweb deseja boas festas a todos e retorna às atividades em 5/1/2026
Governo cria linha de crédito para renovação da frota de caminhões de R$ 6 bilhões
Governo cria linha de crédito de R$ 6 bilhões para renovação da frota de caminhões
Transporte fluvial no Amazonas avança com digitalização e integração logística da Envoy
Transporte fluvial no Amazonas avança com digitalização e integração logística da Envoy
Rumo adota sistema inédito de alertas sonoros para proteção da fauna em ferrovias
Rumo adota sistema inédito de alertas sonoros para proteção da fauna em ferrovias
Azul Cargo Express prevê transporte de 6,5 mil toneladas de cargas no Natal de 2025
Azul Cargo Express prevê transporte de 6,5 mil toneladas de cargas no Natal de 2025
Trombini e CTN avançam na logística verde com caminhão a biometano
Trombini e CTN avançam na logística verde com caminhão a biometano

As mais lidas

Nada encontrado