4TRUCK
A 4TRUCK, empresa de soluções sobre rodas para caminhões e camionetes da linha leve sobre chassi, anuncia Fabíola Goes como nova Chief Operations Officer (COO). Com graduação em TI, MBA em Gestão Estratégica de Empresas e Pessoas (FGV), extensão em Gestão da Diversidade nas Organizações (PUC-SP) e Gestão de Projetos (ESPM), Fabíola traz uma trajetória consolidada em gestão e desenvolvimento de negócios, destacando-se em áreas como treinamento e desenvolvimento, consultoria de gerenciamento e experiência do cliente. Recentemente esteve em empresas como o WallJobs e a Cia de Talentos e CIEE, onde atuou como Project Manager, e no Bettha, como Head of Employer Branding, Sales e Customer Success, além de atuar como CEO no Hub de Carreiras Eniac e gerente da Região Sul do país pelo Espro.
DATAFRETE
A DATAFRETE – especializada em soluções digitais para operações logísticas – anuncia a chegada de Lucas Martins, que assume o cargo de Head de Growth e Revenue Operations. Com especializações em Vendas e Growth Marketing, Martins também é especialista na definição de OKRs e KPIs, assegurando previsibilidade e excelência no desempenho das equipes. O profissional já liderou treinamentos de vendas para equipes internacionais, consolidando-se como uma referência em estratégias comerciais.
Addiante
Joint-venture entre Gerdau e Randoncorp especializada na locação de longo prazo de caminhões, implementos e máquinas, a Addiante anuncia a chegada de Silvio Campos como novo diretor-executivo comercial. Com mais de 25 anos de experiência no mercado, o executivo tem uma trajetória profissional que inclui posições estratégicas de liderança nas áreas comercial e de marketing em empresas de destaque do setor de bens de capital, como Librelato e Grupo CNH Industrial, com foco em máquinas agrícolas e implementos rodoviários. Campos é engenheiro mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e possui Master of Science em Economia Industrial pela Universidade de Nancy (França) e MBA em Marketing pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Veloe
Mauro Kondo acaba de assumir a Superintendência Comercial da Veloe – hub de mobilidade e gestão de frota –, ficando à frente de toda a força de vendas dos negócios Veloe e Veloe Go. Com mais de 20 anos de experiência, Kondo passou por empresas como Alelo, ALD Automotive, Audi do Brasil, Ticket Log e Ipiranga. Graduado em Direito, o profissional tem uma trajetória acadêmica voltada à gestão, inovação e estratégia de negócios, com formação em Administração e Marketing e MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo.
Sompo
A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, anuncia mudanças organizacionais que reforçam o compromisso com a expansão dos negócios e diversificação do portfólio de soluções completas para seus clientes. Como parte dos investimentos na expertise de seus especialistas, José Ricardo Paulino assume como diretor de Estratégia e Transformação. Já Hugo Ferraz Muraro é o novo superintendente Financeiro e Tercio de Polli, o superintendente Comercial. Paulino está à frente das áreas de Estratégia de Dados, Segmentação de Clientes, Gestão de Projetos, Processos, Planejamento Estratégico e Implantação e Inteligência de Dados & Projetos da seguradora. O executivo, que está na companhia desde 2015 e antes ocupava o cargo de Superintendente de Corporate Development & Governança, conta com MBA em Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Varga – FGV) e acumula mais de 16 anos de experiência na das áreas de Planejamento Estratégico, PMO, Processos, Qualidade, Inovação, Inteligência de Mercado, entre outras, em empresas dos segmentos Financeiro, Serviços e Indústria de Transformação. Muraro está na companhia desde 2021 e antes ocupava o cargo de gerente da área de Gestão de Riscos Financeiros. Conta com mais de 15 anos de experiência nas áreas de risco de mercado e asset management de companhias nacionais e multinacionais. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em Finanças pela FGV e conta com uma Especialização em Gestão de Riscos no Instituto Educacional BM&F Bovespa (atual B3 Educação). E Polli assume, além da área Comercial da Sompo, a de Gestão Comercial, ficando à frente das Filiais Minas Gerais, Mato Grosso/Mato Grosso do Sul, Goiás/Distrito Federal, Rio de Janeiro/Espírito Santo, Norte/Nordeste. Acumula mais de 18 anos de experiência segmento de Seguros e antes ocupava o cargo de Gerente de Gestão Comercial. Tem experiência na gestão de equipes, desenvolvimento de planejamentos de comunicação, estratégias de relacionamento com corretores de seguros e públicos de interesse, Inteligência de Negócios, Branding, planejamento e gestão de campanhas on/offline e redes sociais. É formado em Publicidade e Propaganda, com MBA em Gestão Empresarial e cursos executivos em Gestão, Inovação e Estratégia em Singapura (NUS – National University of Singapore), Las Vegas (UNLV) e Orlando (Universal), além de uma especialização em Design Thinking.
Iveco Group
O Iveco Group anunciou mudanças em sua equipe de liderança sênior (SLT). Com efeito imediato, Domenico Nucera assumiu o recém-criado cargo de Chief Quality & Operations Officer, e Claudio Passerini assumiu a presidência da Unidade de Negócio de Ônibus. Ambos se reportarão diretamente a Olof Persson, CEO do Iveco Group. A nova função de Qualidade & Operações do Iveco Group reorganiza e centraliza todos os departamentos de Qualidade e incorpora as áreas de Manufatura e Cadeia de Suprimentos. A Qualidade & Operações Integrada conecta todos os aspectos operacionais do negócio – desde a aquisição até a produção e entrega. A nova função é liderada por Nucera, que comandou a Unidade de Negócio de Ônibus do Iveco Group desde a sua criação. Ele traz para o cargo vasta experiência adquirida ao longo de sua carreira, que começou em 2003 no setor de Powertrain. Ao longo dos anos, assumiu cargos de crescente responsabilidade em engenharia de processos, qualidade, engenharia de manufatura e operações internacionais. Já Passerini tem uma longa trajetória na indústria automotiva em empresas multinacionais na Itália, Brasil, Rússia e Alemanha, desenvolvendo expertise em vendas B2B, fundos de private equity, recuperação comercial e projetos de transformação. Em fevereiro de 2022, ingressou no Iveco Group, inicialmente como diretor de Transformação e, em seguida, como diretor de Vendas & Marketing em Powertrain. Angela Qu, anteriormente diretora Executiva de Suprimentos, deixou a organização para seguir outros interesses, enquanto Ángel Rodríguez Lagunilla, anteriormente diretor Executivo de Manufatura, se tornou diretor de Operações de Manufatura, reportando-se a Domenico Nucera.
Porto de Itajaí
A Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa responsável pela infraestrutura pública dos Portos de Santos e Itajaí, indicou para superintendente interino do porto catarinense o advogado André Leme da Silva Fleury Bonini, superintendente da chefia de gabinete da APS. A indicação foi aceita e oficializada pela Prefeitura de Itajaí. Bonini está na APS há pouco menos de um ano e, desde a decisão do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) de passar a gestão do Porto Organizado de Itajaí para a APS, foi designado pelo presidente da APS, Anderson Pomini para atuar na transição da administração. Bonini é advogado e doutorando em Administração na Universidade de São Paulo (FEA/USP). É mestre em Economia pelas Universidades Paris I – Sorbonne e PUC/SP. Possui MBA em Mercados Derivativos (BMFBOVESPA); em Gestão Estratégica de Projetos (FGV); em Compliance e Integridade Corporativa (PUC/MG) e é especialista em Gestão Pública (UNIMEP). É pesquisador e congressista sobre os temas “aglomeração espacial da atividade industrial” e “avaliação de desempenho organizacional de empresas”. Teve passagem por quatro anos na docência universitária: na pós-graduação da PUC/SP e na graduação da UNIP. Desde 2022 é professor associado dos cursos de MBAs da USP/ESALQ e USP/EACH. Possui título de Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, tendo atuado por dois anos em Conselho de empresa pública de São Paulo/SP.
BBM Logística
A BBM Logística, um dos principais operadores rodoviários do Mercosul, unificou as diretorias de transporte fracionado e e-commerce, visando ampliar sua atuação no e-commerce e oferecer uma cobertura mais abrangente. Focada em soluções logísticas end-to-end, a BBM está presente em todas as etapas da cadeia, desde o fornecimento de insumos até a entrega ao consumidor final. Jorcei Chiochetta, que há pouco mais de cinco anos ocupava a função diretor de negócios de transporte fracionado (ou LTL – Less Than Truckload) – operação exercida pela empresa Translovato –, passa a liderar também toda a operação de e-commerce da BBM, que atua sob a marca da Diálogo, outra empresa do grupo. Com cerca de 30 anos de experiência em cargos de liderança na área de logística e transporte, Chiochetta será responsável por planejar, executar e acompanhar as estratégias comerciais e operacionais dos segmentos de transporte fracionado e e-commerce.
Tegma
O executivo Paulo Franceschini, com mais de trinta anos de experiência em empresas nacionais, multinacionais e familiares, é o novo diretor da Divisão de Logística Integrada (DLI) da Tegma Gestão Logística. Nesse cargo, será responsável pela coordenação tanto da parte operacional como da área comercial. Atualmente a DLI responde por aproximadamente 10% da receita e a Divisão de Logística de Veículos (DLV) pelos demais 90%. A formação de Franceschini tem origem na área de Tecnologia, tendo cursado a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Posteriormente fez especializações nas áreas de Administração e Negócios (Fundação Getúlio Vargas) e em Logística e Supply Chain (Coppead/UFRJ), além de pós-MBA na Inova Business School em Trends Innovation, entre outras instituições de excelência. Antes de ingressar na Tegma, foi head da Divisão de Contract Logistic da Geodis Brasil. Entre outros cargos, foi CEO da Viastore Systems do Brasil, da Metropolitan Logística, diretor de diversas áreas na Ceva Logistics e CIO em diversas empresas.
SmartLoad
A SmartLoad, empresa de tecnologia especializada em averbação para seguros de transporte de cargas, acaba de anunciar a nomeação de Edilson Lopes como seu novo CEO. Anteriormente, ele ocupava a cadeira de COO, e agora assume no lugar de Sylvio Bispo, que deixou a empresa. O executivo conta com 35 anos de experiência em Seguros de Transportes e já passou por empresas como Zurich Seguros, Direct Express Logística Integrada, Porto Seguro, Bradesco Seguros, entre outras, e possui amplo conhecimento em Transporte Nacional, Transporte Internacional, Gerenciamento de Riscos, Cosseguro, Resseguro, dentre outros. É formado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing, pós-graduado em Gerência de Projetos pela FGV, além de possuir MBA de Programa de Desenvolvimento Executivo pela FDC.
Sealed Air
A Sealed Air, considerada líder global em soluções de embalagens que integram materiais, automação, equipamentos e serviços sustentáveis e de alto desempenho, anuncia Vinicius Soares como seu novo vice-presidente e General Manager para a região LATAM. Soares tem mais de 30 anos de experiência e atuação em grandes empresas, como DuPont e Smurfit Westrock, e já realizou importantes trabalhos nas áreas de vendas, desenvolvimento de produtos, marketing e inovação, operações e Supply Chain, comandando negócios com operações nos Estados Unidos e na América Latina. Bacharel em administração de empresa pela Universidade de São Paulo e mestre na mesma disciplina pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, o VP lidera, a partir de São Paulo, a equipe de gestores da Sealed Air em toda a América Latina.
PortosRio
O engenheiro civil Marcos Roberto Muffareg foi anunciado como novo diretor de Gestão Portuária da PortosRio. Ele possui uma carreira de mais de 40 anos marcada pela atuação em órgãos públicos e privados, com experiência destacada em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental. Ao longo de sua trajetória, Muffareg ocupou posições de liderança em importantes instituições. Dentre elas, foi presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), coordenador Executivo do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM) e superintendente Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Rio de Janeiro. Sua experiência também inclui atuação como diretor de Administração da Funasa em Brasília e presidente da Empresa Pública Municipal de Saneamento de Macaé (Esane).
Braspress
A Braspress está promovendo a sua maior transformação digital, sob a orientação de uma das importantes consultorias do mundo, a PWC (PricewaterhouseCoopers). Para tanto, incorporou ao time da Diretoria do grupo, Luiz Scheliga, como diretor de TI. Ao lado dele, foram também anunciados Eduardo Filho, como gerente de Cybersecurity, diretamente subordinado ao diretor-presidente, Urubatan Helou, e Thiago Benedetti Imamura, que assumiu a gerência de Governança.