A organização do IFOY anunciou os finalistas da edição 2023 do prêmio, considerado o Oscar da Intralogística. Do total de 39 candidatos, 23 empresas de sete países avançaram para a final com 25 produtos e soluções, incluindo sete startups.
São elas: AGILOX, Combilift, Continental, Crown, DS AUTOMOTION, HIKROBOT, IdentPro, Jungheinrich, Kemaro, Libiao Robotics, Mobile Easykey, NIMMSTA, Raymond, STILL, Volume Lagersysteme e Youibot Robotics. As startups são 1MRobotics, Chemovator (Loady), ff Fördersysteme, HUNIC, Predimo, Sentics e sereact.
As empresas mostrarão suas soluções na auditoria IFOY nos dias 29 e 30 de março, que novamente acontecerá em Dortmund, como parte do Test Camp Intralogistics. O evento de teste prático para inovações e novos desenvolvimentos permite que os tomadores de decisão da indústria, comércio e setor de serviços testem extensivamente as inovações selecionadas em 10.000 metros quadrados de espaço.
“O cenário será espetacular este ano, pois o júri alinhou o melhor do setor. As marcas mostram para onde a jornada da intralogística está se dirigindo: a tecnologia clássica de armazéns torna-se cada vez mais sofisticada. O comércio rápido, a robótica e a inteligência artificial estão trilhando seu caminho na logística e detalhes inovadores tornam a armazenagem mais eficiente, fácil e produtiva”, enfatiza Anita Würmser, presidente do júri do IFOY. Segundo ela, será uma decisão difícil.
Os jurados e suas equipes de assessores viajam para avaliar os finalistas. A Logweb é a única jurada das Américas a fazer parte. Os troféus cobiçados serão entregues no segundo semestre. Até lá, os resultados permanecerão em segredo, tanto para os finalistas quanto para o público.
IFOY AWARD
Finalistas 2023
AGILOX: AGILOX ODM, robô de logística inteligente para pequenas cargas, com até 300 quilogramas.
Combilift: Aisle-Master OP, equipamento que combina as vantagens de uma empilhadeira de corredor estreito e de um selecionador de pedidos, com altura de elevação de 12,1 metros e capacidade de carga de duas toneladas.
Continental Automotive Technologies: AMR IL 1200, AGV para transporte de paletes com peso até 1,2 toneladas a uma velocidade de dois metros por segundo.
Crown: SP 1500, selecionador de pedidos completamente redesenhado com altura de alcance de 11,2 metros e capacidades de carga de até 1,25 toneladas.
DS AUTOMOTION: ARCOS, software que permite que dispositivos sejam usados como Veículos Guiados Automaticamente (AGV) ou Robôs Móveis Autônomos (AMR).
HIKROBOT: F4-1000C, robô com capacidade de carga de uma tonelada, alternativa às empilhadeiras convencionais de armazém e para uso em corredores extremamente estreitos.
IdentPro: Sistema de Execução de Armazém que, através de sensores IoT nos veículos, torna todos os processos de armazém visíveis no gêmeo digital em tempo real (RTLS).
Jungheinrich: addedVIEW, câmera de garfos com função de digitalização de código de barras.
Jungheinrich: PowerCube, sistema de armazenamento compacto automatizado para contentores, no qual contentores individuais são empilhados verticalmente, armazenados, deslocados e recolhidos por shuttles movidos a lítio.
Kemaro: K900, robô de limpeza a seco totalmente autônomo, que pode economizar 70% dos custos de limpeza.
Libiao Robotics: Airrob, sistema robótico para manuseio de contentores; os robôs podem “subir” nas prateleiras e armazenar, pegar, classificar e mover contentores com até 35 quilogramas.
Mobile Easykey: FFZ-KPI, software que permite a determinação da eficiência da frota de intralogística de forma independente do fabricante com apenas uma figura-chave e um sistema de semáforo visual.
NIMMSTA: Light Tag, novo método de pick-by-light que promete até 80% mais eficiência sem esforço de integração.
Raymond: Raymond 8910, transpaleteira, com capacidade para 3,63 toneladas.
STILL: STILL PXV, selecionador de pedidos vertical com altura de 14,5 metros.
STILL: STILL EXH 16, transpaleteira com capacidade de carga de 1,6 toneladas, movida a bateria de lítio.
Volume Lagersysteme: Volume DIVE, sistema de armazenamento e escolha baseado em robótica para alturas até 14 metros.
Youibot Robotics: Automatic Trolley AT100, robô móvel autônomo para separação inteligente de mercadorias, opera cargas de até 100 quilogramas a uma velocidade de 1,5 metro por segundo.
Startup do ano
1MRobotics: 1MRobotics, nano central de atendimento para a última milha em varejo multicanal.
Chemovator: Loady, solução SAS que fornece requisitos padronizados para carregamento e descarregamento em indústrias e serve como banco de dados.
ff Fördersysteme: Sistema de transporte e acionamento 3D; com ele, curvas, rampas, elevadores ou inclinações podem ser resolvidas em uma única trilha, eliminando a necessidade de sistemas de transporte modulares e economizando espaço.
HUNIC: SoftExo Lift, exoesqueleto passivo, para auxílio de levantamento e transporte.
Predimo: Computed MyoGraphie, ferramenta para avaliar os locais de trabalho em termos de ergonomia e eficiência de processos.
Sentics: Sistema de Localização Óptica em Tempo Real (ORTLS), o primeiro baseado em AI e óptico ORTLS para aplicações industriais.
sereact: Software AI sereact, para robótica autônoma de pegada e colocação.
Veja na próxima edição da Revista Logweb mais detalhes sobre as soluções finalistas.