Mariana Mirrha
A maior aliança estratégica da FedEx Trade Networks (Fone: 11 5509.6300) na América Latina acaba de ser anunciada. E inclui uma empresa brasileira. A companhia anunciou, no último dia 9 de abril, uma parceria com a Portlink Logística Multimodal (Fone: 47 3344.9600), operadora de carga do sul do Brasil.
A FedEx Trade Networks, subsidiária da FedEx Corporation e que atua de forma independente, trabalha focada em facilitar o comércio com o Brasil, auxiliando o mercado de importação e exportação. A companhia acompanha e resolve todo o processo de corretagem e aduaneiro, quebrando o transporte de carga em diferentes opções, seja por oceano ou ar, na busca pelas melhores alternativas em tempo e custo para os clientes. A empresa não realiza o transporte da carga, como a FedEx Express, mas encontra soluções de transporte nos diferentes modais, comparando operadoras e fornecedores do mercado, de acordo com a necessidade de cada cliente.
O acordo entre a FedEx Trade Networks e a companhia brasileira expande a presença da primeira no Brasil e aumenta o acesso dos clientes a esse complexo hub. “Com essa união, juntamos o network global da FedEx Trade Networks com o conhecimento local da Portilink. Combinando os recursos, a cobertura e as capacidades de cada empresa, ambas conseguem atender com mais eficácia as empresas no Brasil e, paralelamente, oferecer-lhes novas oportunidades de crescimento”, explicou Fred Schardt, presidente e CEO da FedEx Trade Networks, durante entrevista exclusiva para a revista Logweb.
Com a parceria, a Portlink passa a usar o nome da FedEx Trade Networks e trabalhar com exclusividade para a companhia. “Uma grande vantagem do acordo é que ganhamos representatividade dos escritórios FedEx Trade Networks no mundo todo”, continuou Bruno Erichsen Barbieri, diretor- gerente da Portilink.
Segundo Schardt, da FedEx Trade Networks, o Brasil é um mercado crescente para o comércio global e o alinhamento com a Portlink Logística Multimodal apoia a estratégia de crescimento da companhia americana. Outro fator levado em consideração para o acordo foi o desenho da área de trade no Brasil. De acordo com Barbieri, da Portilink, esta área é muito segmentada no Brasil. “Para fazer uma operação de importação ou exportação, o cliente precisava contatar diversas empresas, sendo que cada uma iria cuidar de uma parte do processo. Com o acordo que fechamos agora, todo o processo é feito em um só lugar”, explicou.
A aliança busca oferecer soluções de cadeia de suprimento eficientes e flexíveis, com mais qualidade de atendimento e tecnologias avançadas para o rastreamento de envios no País, segundo a FedEx. Como parte do pacto, os clientes da Portlink passam a utilizar a FedEx Trade Networks para suas necessidades de transporte de carga no Brasil, com acesso ao portfólio de soluções e à rede global da FedEx Trade Networks. Enquanto isso, a FedEx Trade Networks utiliza a Portlink para facilitar o transporte de carga no Brasil nas localidades em que não possui presença física, como Santa Catarina, Paranaguá e Rio Grande do Sul. Além disso, ambas as empresas passam a trabalhar juntas para estabelecer novos negócios em todo o Brasil. “Nesse novo cenário de atuação, o cliente ganha poder de barganha, pois terá em mãos diversas soluções diferentes para a operação que deseja realizar”, lembrou Marcos Soares da Silva, também diretor-gerente da Portlink.
Com o acordo, a FedEx também buscou reforçar o compromisso de longo prazo com o Brasil e a América Latina em termos de investimentos. “Iremos investir cada vez mais no País e a aliança é parte dos nossos planos de expansão aqui”, finalizou Schardt.
Alguns dos serviços oferecidos
• Agenciamento de frete aéreo
• Agenciamento de frete marítimo
• Liberação alfandegária
• Retirada e entrega
• Armazenagem e distribuição
• Carregamentos especiais
• Serviços de consultoria aduaneira
• Gerenciamento de ordens de compra global, com visibilidade online desde a criação do pedido até a entrega final
• Documentação de exportação
• Avaliações, desenvolvimento de procedimentos e treinamentos em termos de conformidade com normas, leis e processos de importação e exportação









