Expansão logística do Betim Terminal de Armazenagem (BTAR) reforça papel estratégico de Minas Gerais no setor energético

O Betim Terminal de Armazenagem (BTAR), primeira base própria do Grupo Potencial em Minas Gerais, avança em seu projeto de expansão logística com um novo investimento direcionado ao aumento da capacidade de distribuição de combustíveis. Assim, Minas Gerais reforça seu papel no abastecimento nacional e consolida o terminal como um dos principais hubs estratégicos do país.

Atualmente, o BTAR opera com capacidade estática de 22 milhões de litros. No entanto, o plano prevê ampliar esse volume para 27 milhões de litros já no próximo ano. O projeto inclui um aporte adicional de R$ 15 milhões, voltado não apenas ao aumento da capacidade, mas também à melhoria da infraestrutura de carregamento e descarga e à reestruturação da área administrativa. Como consequência, a expansão deve gerar empregos diretos e indiretos na região, contribuindo para o desenvolvimento local.

Expansão logística do Betim Terminal de Armazenagem reforça papel estratégico de Minas Gerais no setor energético

Paralelamente, há um projeto em andamento para transformar o BTAR em um terminal voltado ao atendimento de produtores de etanol e biodiesel. Além disso, a iniciativa busca ampliar alternativas logísticas para uma das regiões com maior demanda do país. De acordo com o diretor de operações do Grupo Potencial, Eder Frank, “acreditamos que essa estratégia trará mais uma opção logística para a região, que é uma das mais demandadas do país”. Ele ressalta também que “sabemos que essa transformação da base em terminal pode levar de dois a três anos para se concretizar, devido aos processos regulatórios e licenciamentos”.

Papel de Minas Gerais na infraestrutura energética nacional

Com essa ampliação, o BTAR pretende atender não apenas o mercado mineiro, mas também outros estados do Sudeste e do Nordeste. Dessa forma, o terminal se consolida como um ponto logístico relevante para o abastecimento de combustíveis, fortalecendo a presença de Minas Gerais na infraestrutura energética ao garantir maior segurança, eficiência e agilidade no abastecimento.

As melhorias, somadas ao planejamento de longo prazo, ampliam a competitividade do estado no setor energético. Ao mesmo tempo, reforçam o potencial logístico que Minas Gerais vem ganhando dentro do mapa nacional de distribuição.

Dois anos de operação e resultados concretos

O Grupo Potencial inaugurou o BTAR em agosto de 2023, após um investimento inicial de R$ 95 milhões. Em dois anos de operação, o terminal movimenta 55 mil metros cúbicos de combustíveis por mês, o que representa 600 mil metros cúbicos por ano, incluindo gasolina, diesel, etanol e biodiesel. Segundo Frank, “o BTAR veio com o objetivo de suprir uma carência que identificamos na região: é um local com ampla demanda e pouca infraestrutura”. Ele também lembra que “a construção da base foi um desafio devido ao terreno montanhoso, característico da região, levando anos de prospecção e terraplanagem”.

Além disso, o BTAR está localizado às margens da BR-381, em Betim, com conexão por dutos à Refinaria Gabriel Passos (Regap). A posição estratégica garante acesso facilitado dos dois lados da rodovia. Outro ponto relevante é o amplo estacionamento, que trouxe mais agilidade e segurança para as operações, contribuindo para a competitividade do setor e ampliando a presença de Minas Gerais no mapa energético brasileiro.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Energia
Operadora logística instala sistema fotovoltaico nos armazéns e prevê a entrada no Mercado Livre de Energia no futuro
Bonö Energia e Klabin inauguram usina solar inédita dentro do terminal portuário de Paranaguá (PR)
Soluções fotovoltaicas da Intelbras proporcionam mais autonomia para a frota de caminhões da Pra Frente Brasil
Vibra firma parceria com startup de eletromobilidade com a Easy Volt (EZVolt)

As mais lidas

01

Planejamento logístico anual: como alinhar dados, tecnologia e estratégia para um ano mais eficiente
Planejamento logístico anual: como alinhar dados, tecnologia e estratégia para um ano mais eficiente

02

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

03

Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste
Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste