Ex-franqueado cria logtech para auxiliar e potencializar a expansão de redes de food service

01/07/2022

Se para muitos a Olimpíadas 2016, que aconteceu no Rio de Janeiro, foi momento de diversão, para outros, foi a possibilidade de conhecer e estreitar relacionamentos profissionais. Rodrigo Pitombo e Carolinne Couto se conheceram quando ela estava fazendo a logística nacional da Copa do Mundo e das Olimpíadas e, ele, que atuava também no ramo, iria prestar alguns serviços para o evento. Do primeiro encontro, surgiu a amizade e, pouco tempo depois, uma ideia de negócio que tem como propósito ajudar franquias do food service a expandir pelo Brasil afora. 

Com um investimento inicial de R$ 500 mil e uma perspectiva de faturar este ano R$ 150 milhões, a dupla de amigos deu vida a KPL Supply Solution, uma empresa que, mais do que entregar suprimentos aos franqueados poderem operar, auxilia na gestão de toda a cadeia, incluindo os fornecedores locais e nacionais. Ampliando o serviço para além do transporte de mantimentos, a KPL Supply Solution tornou-se um fôlego para que muitos pequenos e médios franqueadores possam se concentrar em outras áreas de atuação da rede, garantindo um crescimento sustentável e sólido. 

A ideia de milhões

Apesar da expertise que conquistou durante oito anos em logística, atuando na empresa da família, Rodrigo resolveu empreender a primeira vez no ramo de alimentação e escolheu o franchising para iniciar a carreira empreendedora. Em 2017 tornou-se então franqueado de marca carioca e, ao conhecer a fábrica da empresa, constatou naquele momento, com toda a experiência acumulada, um gap justamente na área que mais dominava: a de gestão da cadeia de suprimentos. A franqueadora não conseguiria crescer como desejava, porque não tinha capacidade de atender os franqueados, entregando os suprimentos a longa distância. Propôs então para a rede um projeto que otimizasse a área, mas não obteve a melhor resposta. Resolveu, assim, ir além: criar uma empresa que suprisse essa demanda, que se tornasse um braço dessas pequenas e médias franquias.

A ideia, embora atendesse o segmento de logística, ia além. Seria uma expertise completa, não só do transporte da carga, mas da gestão estratégica do fluxo de operação, garantindo a entrega de suprimentos aos franqueados com o melhor valor de mercado, mais qualidade e de forma mais rápida. O braço de supply chain, inerente a toda franquia, sairia assim da alçada dos franqueadores para que eles pudessem concentrar esforços em outras operações importantes do negócio. A ideia era tão boa que foi natural e rápido o sucesso, nascia então a logtech KPL Supply Solution em fevereiro de 2018. 

Do Zero ao Luxo

No primeiro ano a logtech faturou R$ 980 mil e, no segundo, em 2019, R$ 7 milhões. A perspectiva era positiva se não fosse por uma outra razão: a pandemia, que desestabilizou todo o mercado, sobretudo de food service, e reduziu o faturamento a quase zero. A alternativa foi então criar um novo serviço, adaptado à ocasião, que tinha por objetivo atender pessoas físicas por meio do delivery, o KPL em Casa. Atuaram então no chamado ´last mile´ – a última etapa do envio, que entrega diretamente na casa do cliente. No período de seis meses foram realizadas aproximadamente 5 mil entregas pela modalidade, ajudando a manter o faturamento em um ano tão atípico e difícil como foi. 

Além de ser uma solução para manter a empresa de portas abertas durante a pandemia, foi a partir dessa experiência que a KPL Supply Solution sentiu a necessidade e passou a investir na personalização do negócio voltado para pessoas físicas, o que aprimorou o atendimento também para pessoa jurídica. Com a reabertura dos restaurantes, a empresa voltou a focar no core business e buscar ampliar seu portfólio. Como uma base já fundamentada no on-line, com atendimento personalizado e uma loja virtual para cada cliente, para que ele possa acompanhar o fluxo de compras e entregas, a empresa projeta agora novos passos e pretende oferecer uma plataforma de marketplace. A novidade vai ofertar desde produtos de primeira necessidade – como alimentos perecíveis, materiais de limpeza e serviços personalizados-, e estará ativa a partir do segundo semestre deste ano para clientes e parceiros do segmento de food service.  

Hoje, a empresa criada pela dupla de amigos, que traz em essência uma revolução no jeito de fazer logística, indo além dos modelos tradicionais que existem no mercado, conta com frota própria e terceirizada e centros de distribuição em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 2021, com 4500 m² de área de armazém, foram atendidas 17 redes e mais de 400 lojas abastecidas em 16 estados brasileiros. Para 2022, além de triplicar o faturamento, que em 2021 foi de R$ 46 milhões, a meta é a consolidação da marca como um dos principais players do mercado para se tornar referência nacional no segmento de food service e do franchising. Uma das estratégias é expandir a presença em outras regiões do país, até o final deste ano, com a implantação de dois novos centros de distribuição, no Sul e no Centro Oeste.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg