Estudo inédito da Deloitte, para a ABRADIMEX, avalia logística de distribuição de medicamentos no país

O setor de distribuição de medicamentos tem capilaridade para atender todas as regiões e estados do Brasil, com maior concentração do número de entregas no Sudeste e no Sul. A maior parte dos deslocamentos (80%) é feita por transporte terrestre e 20%, por via aérea.

Os números constam do Relatório do Setor de Distribuição de Medicamentos no Mercado Institucional Brasileiro, encomendado à Deloitte pela Associação Brasileira de Distribuidores de Medicamentos Especializados Excepcionais e Hospitalares (ABRADIMEX), entidade que integra as 15 maiores empresas do setor no país.

De acordo com o levantamento, cerca de 60% dos clientes são hospitais e clinicas privadas. A eficiência operacional dá a tônica da atividade. No ano passado, a cobertura chegou a 100% dos municípios da Região Sul, 99% no Sudeste, 93% no Centro-Oeste, 67% no Nordeste e 63% no Norte.

Os Centros de Distribuição estão estrategicamente posicionados em 56 cidades distintas, em pontos-chaves, próximos a rodovias e aeroportos de todo o país, de modo a assegurar atendimento eficiente nas áreas de cobertura geográfica. Cada CD atende, em média, 45 municípios com variações em função de fatores como extensão territorial e infraestrutura de transporte”, acrescenta Paulo Maia, presidente executivo da ABRADIMEX.

Os medicamentos termolábeis, especialmente os destinados a tratamento oncológico, endócrino e reumatológico, exigem transporte qualificado. De acordo com norma da Anvisa, devem ser transportados com métodos que garantam o controle rigoroso da temperatura igual ou inferior a 8 graus centígrados. Para os medicamentos de referência, similares e genéricos, em média, 71% precisam de refrigeração e 29% de precaução.

Além das cláusulas legais, os distribuidores adotam práticas adicionais para garantir a qualidade do material de embalagem e do transporte, em cumprimento às exigências do mercado. “O custo do transporte no Brasil pode se elevar ainda mais devido à vasta extensão geográfica e à variação climática, agravada pelo aquecimento global. Mas esse panorama só reforça a função estratégica exercida pelas distribuidoras”, complementa Maia.

Sobre a ABRADIMEX

Fundada em 2007, a ABRADIMEX – Associação Brasileira dos Distribuidores de Medicamentos Especializados, Excepcionais e Hospitalares reúne as 15 maiores empresas do setor no país. Juntas, elas respondem por quase 75% do volume de vendas dessa categoria para o chamado mercado institucional – que agrega hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde e instituições ambulatoriais das redes pública e privada. Seu objetivo principal é defesa dos interesses do comércio atacadista de medicamentos de especialidades, promovendo trocas de informações sobre o aprimoramento da distribuição e o aperfeiçoamento do sistema nacional de abastecimento desses produtos.

Compartilhe:
Veja também em Logística Farmacêutica
Empresa fortalece posicionamento no mercado com autorizações da ANVISA e certificações do MAPA
MXP Transporte cresce 30% em 2024 em receita líquida no setor farmacêutico
Grupo Elfa reforça operação de medicamentos especiais
Calor extremo pode afetar a eficácia dos medicamentos
Abrafarma cria manual para distribuição de medicamentos
Ativa Logística investe em operação com frota blindada

As mais lidas

Nada encontrado