Estudo avalia entregas de mercadorias em Shoppings Centers de São Paulo

02/01/2024

O Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC SP), lançou um compilado de análises em torno do descarregamento de mercadorias dos Shoppings Centers de São Paulo. A análise contemplou estudos sobre uso de equipamentos utilizados no transporte da mercadoria até as lojas, sendo eles: Carrinho, sacolas, manual, infraestrutura, estacionamento, corredor técnico, elevador de cargas e docas. Além, da concentração de horários que são adotadas as principais práticas.

Segundo o IPTC, os shoppings centers desempenham um papel significativo no cenário do varejo nacional, representando 18,3% do setor e contribuindo com 2,1% do PIB. Especialmente nas grandes regiões metropolitanas. No estado de São Paulo, prevê-se a existência de 196 estabelecimentos até o final de 2023, abrangendo uma área bruta locável total de 5.798.371 m². Diante desse contexto, a gestão logística desses centros de compras assume uma relevância crucial para a cadeia de abastecimento.

“Os shopping centers representam uma modalidade significativa dentro do comércio nacional, com alto fluxo de entregas, mas também com muitos desafios. Portanto, esta análise pode ser um diferencial para o transportador que deseja se antecipar, organizar e planejar as operações com mais eficiência e assertividade”, comenta a Economista e Coordenadora de Projetos, Raquel Serini.

O estudo notou que a maioria dos shoppings estão localizados na GDSP e na Zona Sul de São Paulo representando cerca de 48% da amostra, em contrapartida, o centro da cidade conta com apenas 9% dos shoppings. Isso, devido às restrições de circulação de caminhão nas vias, seja por horário ou por tamanho de veículo, acabam inibindo esse tipo de comércio na região.

Apesar de receberem uma média de 1.900 veículos diariamente e de reabastecer em cada loja aproximadamente três vezes por semana, os shoppings centers da Grande Região Metropolitana de São Paulo enfrentam desafios logísticos. A fragmentação dos prazos de coleta, especialmente a restrição ao uso de carrinhos, emerge como os principais obstáculos. Este é um componente essencial da operação que, em muitos casos, só é permitido durante a manhã até às 11 horas.

Para saber mais e obter detalhes sobre o estudo clique aqui.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Governo publica edital do leilão do Aeroporto do Galeão com lance mínimo de R$ 932 milhões
Governo publica edital do leilão do Aeroporto do Galeão com lance mínimo de R$ 932 milhões
Consumo de biodiesel deve crescer em 2025 e 2026, aponta levantamento da StoneX
Consumo de biodiesel deve crescer em 2025 e 2026, aponta levantamento da StoneX
Motiva vence leilão da concessão da Fernão Dias e prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos
Motiva vence leilão da concessão da Fernão Dias e prevê R$ 9,4 bilhões em investimentos
APS transfere administração do Porto de Itajaí para a Codeba a partir de 2026
APS transfere administração do Porto de Itajaí para a Codeba a partir de 2026
Projeto de automação logística da Pitney Bowes gera 70% de ganho de produtividade na operação da Centauro
Projeto de automação logística da Pitney Bowes gera 70% de ganho de produtividade na operação da Centauro
A retrospectiva 2025 reúne as DHL entregas especiais
Retrospectiva da DHL reúne entregas especiais de 2025, como taça CONMEBOL e babuíno

As mais lidas

01

Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes

02

Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade

03

Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo