Equilift e LFL representam marca chinesa

14/07/2008

A Equilift (Fone: 19 3277.1482), distribuidora das empilhadeiras a GLP e diesel da Heli, agora conta com a parceria da LFL (Fone: 11 3942.8100) – uma das empresas do grupo Irga, que trabalha há três anos com distribuição de equipamentos importados – para comercialização da marca chinesa no Brasil.

Com este trabalho em conjunto, até o ano de 2012, a meta das duas empresas é colocar a Heli entre as quatro primeiras marcas de empilhadeiras do país, trabalho que começou há cerca de três anos com a Equilift, pertencente ao Grupo Fassina, de Campinas, SP, como representante exclusiva dos chineses no Brasil. “Até então tínhamos 13 postos de serviços no país. Agora, com a atuação em conjunto com a LFL, serão 30 postos”, comenta Kleber Li, gerente de importação da Equilift.

Por sua vez, o gerente comercial da LFL, Sérgio Quaglio, revela que com o know-how em distribuição e em comércio exterior conquistado pela empresa, somado à experiência da Equilift na distribuição e manutenção das máquinas da Heli, é possível alcançar os objetivos da parceria. “Estamos juntando os pontos fortes, procurando passar para o mercado que existe uma soma de esforços e potencialidades – ao contrário do que se têm falado por aí – e compartilhando experiências, peças para manutenção, etc.”, afirma.

Hoje, tanto a Equilift quanto a LFL se responsabilizam por todo o processo de importação das empilhadeiras vindas da China, desde o pedido até o transporte realizado por navio até o Brasil. Com a parceria, as empresas trocam informações para decidir quem fará o atendimento a cada região ou cidade. Segundo Kleber, quem estiver mais bem posicionado irá tratar do negócio, havendo contatos constantes entre as partes.

Para Quaglio, esta sintonia é extremamente importante, pois a demanda por empilhadeiras da Heli tem sido muito grande. “As máquinas já chegam ao Brasil praticamente vendidas”, afirma. Por isso, Kleber destaca a importância do serviço de pós-venda desenvolvido pelos representantes da marca chinesa. “Não há mais desconfiança com os produtos feitos na Ásia, tanto que a procura tem sido muito grande. Por conta disso, temos mais de 1.700 itens estocados e damos muita atenção para o setor de manutenção”, diz.

Ao falar nas projeções e expectativas de mercado, os dois executivos não abrem o jogo. “No ano passado foram vendidas cerca de 12 mil empilhadeiras no mercado brasileiro, sendo 60% a combustão e 40% elétricas. Para 2008, esperamos um crescimento entre 5% e 10%, mas não posso afirmar com certeza absoluta”, observa o gerente comercial da LFL, cauteloso ao falar em números. Já o representante da Equilift comenta que, hoje, há de 700 a 800 máquinas da Heli em operação no mercado e especula que até 2012 este número possa chegar a cerca de 2.500 equipamentos.

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